Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, levando em consideração os estudos acerca da opinião pública.
Para Habermas, a opinião pública não é manipulada, visto que a esfera pública se caracteriza pela participação de todos os segmentos sociais.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.
A relação estabelecida com o cidadão por meio dos serviços públicos não pode ser comparada a uma relação contratual. A comunicação de uma instituição pública supõe uma troca com um receptor que é também mais ou menos emissor.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O desenvolvimento de atividades ligadas à área de divulgação de projetos de uma instituição exige do jornalista a interlocução com profissionais de outras áreas. Saber dialogar com eles inclui tanto fazer-se entender quanto entender a sua linguagem. Alguns trabalhos envolvem uma grande quantidade de informações e aplicações, ou mesmo subprojetos integrantes de um projeto maior. Acerca do planejamento de um projeto e sua execução, julgue os itens a seguir.
Na avaliação de uma peça gráfica, a produção de modelos ou provas é instrumento fundamental para a eventual identificação de erros e a correção desses erros antes da impressão final.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O processo editorial pressupõe escolha, decisão e hierarquia, tanto dos temas quanto da apresentação gráfica de um jornal, revista ou qualquer outro produto impresso. A subjetividade do processo deve refletir um enfoque editorial.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
As teorias da comunicação constituem um corpo orgânico e homogêneo de conhecimentos, sem contraposições e divergências epistemológicas.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o evento como parte integrante do mix da comunicação de uma organização, julgue os itens subseqüentes.
A divulgação do evento é fundamental para o seu sucesso. Entre os instrumentos utilizados, incluem-se a mala direta, os cartazes, os fôlderes, a Internet e a assessoria de imprensa.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, levando em consideração os estudos acerca da opinião pública.
De acordo com Noelle-Neumann, a opinião pública é determinante sobre o comportamento público do indivíduo em qualquer tipo de sociedade, em função do medo do isolamento social.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o advento da televisão a cabo e da Internet, a cada dia, mais notícias passaram a ser produzidas por empresas nãojornalísticas. É um fenômeno parecido com o que Manuel Chaparro denomina de revolução das fontes. Organizações públicas, privadas, do terceiro setor e até mesmo indivíduos passam a controlar meios e veículos de comunicação próprios e a buscar uma relação direta com seus públicos. Com referência a essa realidade, julgue os itens seguintes.
O fenômeno referido acima é uma ameaça à liberdade de expressão, por não passar de um comercialismo egoísta disfarçado de jornalismo.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O desenvolvimento de atividades ligadas à área de divulgação de projetos de uma instituição exige do jornalista a interlocução com profissionais de outras áreas. Saber dialogar com eles inclui tanto fazer-se entender quanto entender a sua linguagem. Alguns trabalhos envolvem uma grande quantidade de informações e aplicações, ou mesmo subprojetos integrantes de um projeto maior. Acerca do planejamento de um projeto e sua execução, julgue os itens a seguir.
O material gráfico a ser passado às mãos dos responsáveis pela produção deve ser submetido a revisão e, no caso de textos, feita pelo próprio autor, para que se confirme a clareza das informações.Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A edição da primeira página de um jornal diário de circulação nacional requer cuidados especiais quanto a sua diagramação. No entanto, o restante do processo editorial segue a rotina de todo o jornal e das demais editorias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...