Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A abordagem dos autores que integram a denominada Escola de Frankfurt, apesar de algumas convergências, não compromete a autonomia intelectual de cada um.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o evento como parte integrante do mix da comunicação de uma organização, julgue os itens subseqüentes.
Os eventos que não são periódicos dispensam avaliação final. Esse tipo de ação pós-evento é indicada para os eventos que tendem a se repetir.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, julgue os seguintes itens.
A divulgação de informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação pública e, para tanto, admite-se a autocensura.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o advento da televisão a cabo e da Internet, a cada dia, mais notícias passaram a ser produzidas por empresas nãojornalísticas. É um fenômeno parecido com o que Manuel Chaparro denomina de revolução das fontes. Organizações públicas, privadas, do terceiro setor e até mesmo indivíduos passam a controlar meios e veículos de comunicação próprios e a buscar uma relação direta com seus públicos. Com referência a essa realidade, julgue os itens seguintes.
A chamada crise da intermediação pode levar à extinção do jornalismo, uma vez que não compete mais aos profissionais das redações levantar informações e interpretar a realidade.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto de uma publicação pode ser composto em dezenas de fontes diferentes. No entanto, somente quando o espaçamento de todos os elementos e as margens forem relacionados entre si, o olho do leitor poderá trabalhar sem esforço. No que se refere à produção de uma publicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
Quando se utiliza, em uma página, uma única família de fontes, sem muitas variações de estilo, tamanho, peso etc., tem-se uma relação concordante.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O título de matéria publicada em jornais e revistas ocupa não mais que 5% do espaço da matéria. Deve chamar a atenção do leitor, que só então lerá o lide e, finalmente, toda a matéria.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
As teorias sobre o código e a mensagem conferem ao emissor um papel preponderante, pois cabe a ele organizar (codificar) a mensagem. O código é entendido como um sistema de significados comuns aos membros de uma mesma cultura.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o evento como parte integrante do mix da comunicação de uma organização, julgue os itens subseqüentes.
O cronograma e o check-list são dispensáveis durante a etapa de organização do evento, pois sua utilidade é nula.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, julgue os seguintes itens.
O jornalista deve respeitar o direito à privacidade do cidadão, exceto nos casos de interesse público.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O campo da comunicação é marcado por uma diversidade conceitual própria das disciplinas em processo de legitimação acadêmica e científica. Com relação às várias correntes teóricas desenvolvidas nessa área, julgue os itens a seguir.
Bourdieu introduz a categoria do habitus (conjunto de disposições de um grupo ou de uma classe social que é produto de internalização de um arbitrário cultural) como matriz geradora de práticas e representações. As estruturas midiáticas e sociais se apresentam, portanto, como locus em que as trocas simbólicas ocorrem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...