Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
Embora não signifique o fim do caráter vertical, hierárquico e essencialmente unidirecional da comunicação de massa, o advento das novas tecnologias tem obrigado os teóricos da área a repensarem as condições técnicas em que tal caráter se reproduz.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
Se, em cada página da publicação impressa, for utilizado tratamento gráfico diferente para composição e elementos visuais, faltará unidade formal ao projeto gráfico.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.
A expressão tensão jornalística define o clima de tensão que um jornal ou revista reflete em seus textos, na maior parte dos fatos que noticia. Essa tensão deve ser transmitida não por adjetivos, mas pela descrição seca e concisa dos fatos dramáticos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
A segmentação dos mercados consumidores de formas e conteúdos comunicativos pode ser entendida como um desdobramento contemporâneo da comunicação de massa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A organização estética da composição ajuda o leitor na percepção visual e na localização dos conteúdos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.
Os lides (leads) podem romper a clássica fórmula das perguntas o quê, quem, quando, como, onde e por quê em várias situações. As mais comuns são encontradas nas matérias de repercussão ou suíte; naquelas em que faltam informações; nas matérias humanas; naquelas que são interpretadas; ou ainda nas não-noticiosas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
Já antes da convergência tecnológica, os pesquisadores de comunicação de massa dedicavam-se também ao estudo das telecomunicações, compartilhando esta área com engenheiros e economistas.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
Um texto composto em corpo 11, duas colunas, alinhadas à esquerda, ocupa menos espaço na página do que um texto justificado e hifenizado.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.
Uma das particularidades mais aceitas do lide é o recurso de estilo à antinotícia, em que a abertura da matéria começa explicando o que não aconteceu. Esse é um recurso de estilo recomendável e bem aceito, embora nem sempre possível.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes, acerca de aspectos ligados à evolução das comunicações.
Ao transformar tecnologias, estruturas e serviços em uma mesma realidade midiática ou seja, um objeto de estudo integrado , a revolução digital permitirá, em última análise, a superação da multidisciplinaridade que sempre marcou a pesquisa em comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...