Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.
As principais finalidades da comunicação pública são influenciar e controlar as percepções do tema político por meio dos veículos de comunicação. Para isso, recorre às técnicas de marketing e define os assuntos e o formato como eles são apresentados ao cidadão.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ao longo do século XX, a comunicação fenômeno onipresente e constitutivo da vida humana e social foi percebida de vários ângulos e abordada de diferentes maneiras segundo os interesses, recursos e perspectivas articulados no âmbito das diversas disciplinas dedicadas ao assunto. Com relação ao tema comunicação, julgue os itens a seguir.
Segundo a abordagem empírica experimental, processos psicológicos desencadeados pelos receptores intervêm nas suas respostas aos estímulos da comunicação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Um dos elementos que influenciam o caráter persuasivo da comunicação é a exposição seletiva, ou seja, as pessoas tendem a se expor a informações que estão de acordo com suas idéias e atitudes e rejeitam aquelas de que discordam; assim, seria mais provável que a comunicação reforçasse opiniões preexistentes.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
As recomendações básicas à criação, mídia e outras áreas partem da tática explicitada no planejamento. A tática, portanto, dá forma real aos propósitos estratégicos.
Acerca da relação com clientes e outros profissionais na execução de projetos, julgue os itens seguintes.
Na contratação de profissionais para a criação de equipes multidisciplinares para atender a necessidades de determinados projetos, é ideal especificar claramente o orçamento para que o cliente tenha a noção exata do que está contratando.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ao longo do século XX, a comunicação fenômeno onipresente e constitutivo da vida humana e social foi percebida de vários ângulos e abordada de diferentes maneiras segundo os interesses, recursos e perspectivas articulados no âmbito das diversas disciplinas dedicadas ao assunto. Com relação ao tema comunicação, julgue os itens a seguir.
Dentro da tradição administrativa norte-americana da pesquisa em comunicação, a abordagem empírica de campo marca o início dos estudos sobre a mediação social que caracteriza o consumo da comunicação de massa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Entre as principais funções atribuídas aos meios de comunicação, está a difusão de informações, que contribuiria para alertar os cidadãos em situações de ameaça e para fornecer insumos para o exercício das atividades sociais, além de atribuir status às pessoas focadas pela mídia, reforçar o prestígio de ser bem-informado e reafirmar normas sociais.
As assessorias de comunicação social vêm ampliando suas áreas de atuação à medida que cresce a compreensão de que a multiplicidade dos meios, resultante, em parte, do grande desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, obriga a uma reformulação do conceito tradicional de comunicação social, sua operação e áreas de atuação. De acordo com essa afirmação, julgue os itens a seguir.
A publicidade é uma atividade que trabalha, sob a perspectiva psicológica, a conduta média das pessoas. Portanto, toda ação publicitária deve considerar um fator de conduta comum que tenha influência receptiva à publicidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ao longo do século XX, a comunicação fenômeno onipresente e constitutivo da vida humana e social foi percebida de vários ângulos e abordada de diferentes maneiras segundo os interesses, recursos e perspectivas articulados no âmbito das diversas disciplinas dedicadas ao assunto. Com relação ao tema comunicação, julgue os itens a seguir.
A partir da visão da comunicação como função, articula-se o estudo das conseqüências pessoais, embora subjetivas, que a ação da mídia de massa acarreta junto aos indivíduos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Para os teóricos estruturais-funcionalistas, o livre fluxo de informações pode ameaçar a estrutura fundamental da própria sociedade; a difusão de notícias alarmantes pode gerar pânico em vez de atenção; o excesso de informações, aliado à incapacidade de absorver tudo, pode levar as pessoas a se protegerem em um mundo particular, isolado; e também há o risco do conformismo e da baixa qualidade cultural e estética.
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