Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.

Considerado um sinal de exagero de texto, o parágrafo introdutório que retarda a entrada no assunto específico de uma matéria jornalística é chamado de nariz-de-cera.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

De acordo com o texto acima e considerando os avanços na publicidade moderna, bem como nas técnicas de marketing, julgue os itens seguintes.

As mensagens publicitárias agem sobre os públicos, informando, argumentando e comparando tanto de forma lógica e racional quanto subjetiva e emocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas — tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação —, a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.

Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

O monopólio em cruz reproduz, regional e localmente, a monopolização característica da concentração horizontal da mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um concurso nacional de monografias está sendo organizado por determinada instituição de pesquisa. Há diversos materiais que devem ser elaborados para a divulgação do evento. Acerca de projetos de comunicação visual para esse evento hipotético, julgue os itens subseqüentes.

Visando melhor informar as condições de participação no concurso, é recomendado incluir o regulamento no cartaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a opinião pública e ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Entre as diversas correntes que discutem opinião pública, uma idéia é comum a quase todos os autores, até mesmo os mais antigos: a idéia de que a concepção de opinião pública deve levar em conta a pluralidade e o multiculturalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.

Um dos recursos do texto jornalístico é o uso da redundância. É fundamental rememorar fatos para tornar o texto mais acessível a todos os leitores.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

De acordo com o texto acima e considerando os avanços na publicidade moderna, bem como nas técnicas de marketing, julgue os itens seguintes.

O marketing direto confunde-se com as técnicas de relações públicas na medida em que sua função é o estabelecimento e a manutenção de um fluxo de comunicação entre uma instituição ou empresa (pública ou privada) com todos os seus públicos de relacionamento — consumidores e fornecedores de opinião pública, veículos de comunicação e comunidade em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

Se a mídia de massa, em função da sua configuração básica, contribuiu decisivamente para o desaparecimento da opinião pública, as novas tecnologias de comunicação poderão contribuir para a mudança desse quadro graças à natureza e pluralidade de suas configurações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a linguagem não-verbal, abstração, iconicidade e representatividade das imagens, julgue os itens seguintes.

As imagens de um painel de outdoor devem ter pouca iconicidade, já que as condições de percepção são limitadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a esse texto, julgue os itens seguintes.

Para Philip Kotler, o marketing social pode ser compreendido como uma ferramenta estratégica de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma causa social.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...