Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
O jornalismo articula-se em função de dois núcleos de interesse: a informação e a opinião. A nota, a notícia, a reportagem e a entrevista são gêneros do jornalismo informativo, diferentes entre si.
Tomando o texto acima como referência inicial, e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.
O signo lingüístico representa a união de um elemento concreto, material, perceptível, chamado significado, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significante.
Julgue os itens a seguir, referentes a marketing institucional.
Órgãos e empresas do governo e instituições sem fins lucrativos não precisam de publicidade, já que podem contar com a boa vontade dos veículos e usar a mídia espontânea.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, referentes aos processos de produção, diagramação e editoração gráficas, nos quais estão incluídos os estilos e gêneros jornalísticos.
A diagramação em três colunas é a mais comum e eficiente para revistas, embora trivial. Esse padrão acomoda o texto em largura quase ideal em termos de legibilidade.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto a linguagem não-verbal, abstração, iconicidade e representatividade das imagens, julgue os itens seguintes.
Em relação ao texto de um painel de outdoor, a quantidade de texto deve ser compatível com os objetivos de comunicação. Por exemplo, se é necessário persuadir os leitores, esse texto deve ser longo cerca de trinta palavras.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
A crônica, definitivamente, não é um estilo jornalístico, tanto que está cada vez mais ausente das páginas dos jornais diários. Ela não se vincula à realidade do cotidiano, não fala sobre atualidades e jamais é oportuna.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tomando o texto acima como referência inicial, e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.
Entende-se por referente o conjunto ou a combinação de sinais utilizados na transmissão e recepção de uma mensagem.A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes.
Taxa de leitura de um jornal refere-se ao número de cópias distribuídas, entre aquelas que são vendidas em bancas, as que são vendidas por assinatura e as que são entregues gratuitamente.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os signos acima foram retirados de sítios de Internet de montadoras de carros e os três procuram representar o conceito serviços. Considerando essas imagens e os fundamentos de comunicação visual, julgue os itens subseqüentes.
Ao se ordenar os signos acima pelo grau de pregnância, temse o signo A como o mais pregnante e o C como menos pregnante.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto acima apresenta um cenário contemporâneo do fenômeno da comunicação. A partir do que propõe o texto e dos estudos atuais, julgue os seguintes itens.
A comunicação aparece como processo circular, caracterizado por um mundo em rede, sem começo nem fim, no qual receptores e emissores alimentam-se em um círculo vicioso sem que se comunique nada de novo, mas que ainda pode ser explicado a partir dos modelos funcionalistas e da ênfase nas classificações semióticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...