Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

O formato de jornal conhecido como tablóide tem mancha gráfica de cerca de um quarto do formato standard. A área para impressão corresponde a 27 cm por 15 cm e é muito usado nas regiões Norte e Nordeste.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

A crônica jornalística no Brasil atual resume-se aos cadernos culturais e aborda somente temas filosóficos e literários. Seu público contempla exclusivamente intelectuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.

A situação mais comum para abrigar o conceito de off é denominada por norte-americanos e britânicos de not for attribution, ou seja, as informações, inclusive citações entre aspas, podem ser publicadas, mas a fonte que as transmitiu não deve ser mencionada pelo nome.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

A especialização e a segmentação nas programações das rádios decorrem diretamente do desenvolvimento tecnológico, que acaba por tornar mais complexo o trabalho dos jornalistas e das equipes de produção, já que cada membro das equipes passa a ter mais de uma função.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir.

A amostragem refere-se ao ato ou ao processo de seleção e escolha dos elementos que irão constituir uma amostra, e que serão considerados, para efeito de pesquisa, como representantes do conjunto da população à qual pertencem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os meios de comunicação são capazes de constituir o que McCombs denomina de agenda-setting. A partir dessa hipótese teórica, julgue os itens a seguir.

Uma das fases do processo de agenda é a do enquadramento do objeto focalizado pelos mass media a qualquer tipo de problema que ele simboliza. É a fase do framming, isto é, da imposição de um quadro interpretativo àquilo que foi intensivamente coberto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

O editor deve programar com antecedência as páginas de sua edição, esboçando-as mesmo sem saber do espaço definitivo de que vai dispor em uma pré-edição. Dessa forma, pode ele encomendar com mais segurança o tamanho e o enfoque dos textos a serem produzidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir.

As características de um texto para revista incluem texto curto, texto interpretativo e uso de lide descritivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Ricardo, repórter, ao vivo do local da reportagem, sempre começa a matéria repetindo ou confirmando os dados da introdução feita pelo locutor.

Nessa situação, Ricardo está de acordo com a premissa de que toda notícia em radiojornalismo contém uma informação redundante e sua estrutura narrativa favorece a reiteração dos dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.

O release é um material informativo de divulgação interna, elaborado pelos órgãos e empresas e estruturado sem compromisso com as regras do texto jornalístico. Portanto, não pode ser publicado como tal e não tem interesse para os jornalistas nas redações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...