Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O profissional de comunicação lida cotidianamente com os processos do jornalismo gráfico: planejamento e produção editorial, editoração, diagramação e demais técnicas de impressão. Com relação a esses processos, julgue os itens seguintes.

Em uma impressão monocromática, o registro refere-se ao correto posicionamento das imagens em relação às bordas do suporte. Na policromática, a impressão estará em registro quando os conjuntos de elementos ou imagem estão posicionados sobre o suporte com precisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de técnicas de produção gráfica em publicidade e propaganda, julgue os itens subseqüentes.

No envio de arquivos para impressão gráfica, há duas opções: arquivos abertos ou fechados. Os arquivos abertos são os preferidos pelas gráficas, pois não podem ser modificados, o que desonera a gráfica de erros de impressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A clipagem assume características específicas em função dos veículos. Nos veículos impressos, é fundamental captar as chamadas de capa, caderno e até mesmo os destaques existentes nos sumários ou índices de publicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

Os comunicadores de rádio sabem que precisam se aproximar dos ouvintes para sobreviver. O ouvinte é participante ativo nos papéis sociais de crítico, político, cidadão, repórter e formador de opinião. Por isso, sua participação tornou-se essencial para o veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir.

O questionário é o método de entrevista pessoal, por telefone ou por via postal, com base em formulário previamente elaborado, contendo uma série de perguntas geralmente do tipo múltipla-escolha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que organizações públicas e privadas usam cada vez mais as técnicas de comunicação e marketing no seu cotidiano, julgue os itens que se seguem.

A publicidade é útil ao marketing institucional porque auxilia a atingir qualquer objetivo de comunicação, inclusive descrever avanços de pesquisa, informar novas políticas públicas, oferecer reconhecimento a funcionários e relatar desempenhos financeiros, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de técnicas de produção gráfica em publicidade e propaganda, julgue os itens subseqüentes.

As imagens inseridas em um arquivo para impressão em offset devem estar com resolução máxima de 75 dpi no formato final. Resoluções maiores farão o arquivo ficar pesado, acarretando demora na execução do serviço sem melhoria na qualidade final do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

Embora o ouvinte se torne ativo, a função de prestação de serviço do rádio independe de sua participação: o rádio pode prescindir da atuação do ouvinte, embora isso possa custar uma queda na sua audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir.

Na observação participante, o estudo de reações, atitudes e comportamentos identificados pelo pesquisador depende do seu diálogo com as pessoas observadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que organizações públicas e privadas usam cada vez mais as técnicas de comunicação e marketing no seu cotidiano, julgue os itens que se seguem.

As organizações buscam uma boa publicidade, mas uma campanha é freqüentemente muito cara porque se baseia totalmente em mídias pagas e de alto custo, como a televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...