Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
A escrita trouxe a racionalização do uso da síntese no rádio. No entanto, os textos lidos limitam a espontaneidade do locutor, seja no jornalismo, seja nos programas do tipo revista, nos talk-shows, entrevistas e debates.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
No jornalismo, o uso de entretítulos varia de acordo com a natureza do texto. No entanto, os entretítulos são usados sempre e necessariamente nos artigos e editoriais.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O autor trata do processo de construção e estruturação do texto jornalístico. Com base nessas informações e acerca da redação jornalística, julgue os seguintes itens.
Quanto maior é o número de fatos relatados em um texto jornalístico, mais o texto tende à redundância.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Na redação jornalística, o lide introduz a matéria com as informações mais importantes sobre um determinado fato. O lide abre a maioria das matérias dos jornais diários.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A propósito do texto acima, julgue os seguintes itens quanto ao estado da arte do jornalismo impresso.
A composição eletrônica está mudando o comportamento das redações de jornais e revistas e de gráficas e editoras. No entanto, apesar do avanço tecnológico, nenhum dos sistemas de composição eletrônica consegue suprimir o uso de laudas de papel para a redação e diagramação.
A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Em relação ao release em vídeo, sua eficiência como meio de comunicação não foi bem aceita pela mídia nem pelas assessorias de comunicação das organizações, tendo em vista o distanciamento que impõe entre os jornalistas e as fontes de informação das organizações.A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
A informatização facilitou a existência do estilo all news na rádio brasileira, gênero que determina um uso mais formal de linguagem e requer uma apuração rigorosa da notícia, que limita a participação do jornalista e exige um esforço maior de controle dos textos.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
Um texto-legenda não deve ter mais do que uma linha, não deve forçar conclusões exageradas e o detalhe nele ressaltado deve estar contido necessariamente na matéria.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às questões de estilo e sua influência junto aos leitores, julgue os itens que se seguem.
Uma marca do novo jornalismo é a dimensão pessoal, impressionista e rebuscada dada ao relato do fato jornalístico, que permite a inserção de personagens fictícios para tornar mais interessante e personalizar a narrativa.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
O título de uma matéria jornalística deve, em poucas palavras, dar a informação principal do texto ou descrever com precisão um fato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...