Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
A maioria dos jornais de circulação nacional usa o perfil, típico de texto jornalístico que se caracteriza por ser uma reportagem sobre uma pessoa. É um estilo leve e fácil, que acaba por tornar-se supérfluo e vazio, já que é sempre um apanhado de elogios de amigos e críticas de inimigos.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.
Pesquisa estratégica é usada basicamente no monitoramento e na análise ambiental, geralmente no início dos processos de planejamento, contribuindo também no estabelecimento do benchmarking.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Na redação jornalística, a reprodução de declarações textuais entre aspas é importante e valoriza o texto. No entanto, é um recurso que não deve ser usado em excesso, nem mesmo para se transcrever discursos, pronunciamentos ou documentos oficiais.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Na televisão, a necessidade de síntese é muito maior e o processo é mais seletivo. Além disso, o resultado do trabalho não depende apenas do repórter, mas de toda uma equipe.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
O processo de edição em rádio se dá cada vez mais pelo roteiro de edição e pelo corte ao vivo, já que os programas gravados tendem a ser cada vez menos usados.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
No jornalismo gráfico, o termo olhos refere-se a textoslegenda, frases espalhadas na página para ocupar espaços vazios na diagramação.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.
Constituem importantes fases da pesquisa qualitativa em comunicação a seleção do objeto de pesquisa, a definição do problema, a definição de objetivos, a formulação de hipóteses, a aplicação dos questionários e a tabulação estatística dos dados.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
É considerado erro pela maioria das regras de redação e estilo dos jornais dar a notícia explicando o que não aconteceu. As notícias devem ser dadas de maneira positiva no título e no lide.
Considerando que a produção e o texto de rádio têm as suas especificidades e estilo próprios, julgue os itens seguintes.
O jornalismo de rádio, hoje, se utiliza basicamente dos gêneros notícia, reportagem e entrevista, e o comentário está restrito a esporte, economia e política.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
A chamada é um dos textos mais importantes do jornal: seu conjunto é a vitrina de uma edição e tem alto índice de leitura. A chamada precisa, ao mesmo tempo, atrair a atenção do leitor para as páginas internas e constituir informação completa em si.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...