Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes.
Muitas vezes, as empresas não atentam para o copyright, ou seja, o direito de reprodução do material publicado pelos veículos de comunicação, em especial jornais e revistas. A grande maioria não sabe que o autor de matéria ou ilustração tem exclusividade sobre o material publicado quando não é funcionário do jornal. Desse modo, ninguém poderá reproduzi-lo sem autorização.A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
O vídeo empresarial utiliza as mesmas técnicas e a mesma linguagem do telejornalismo.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
Os programas de humor nas rádios são apresentados principalmente nas FMs e têm como alvo os públicos de baixa renda e, mais recentemente, os públicos jovens de classe média. Muitos são apenas repetições de programas de TV, seguem o mesmo estilo e roteiro, e o tipo de humor que apresentam está perto da saturação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
A melhor forma de mostrar um documento importante é por meio de um resumo. É desnecessário reproduzir, obter ou guardar documentos. A melhor maneira de obter seu conteúdo é por meio de um relato resumido de um entrevistado.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na opinião do autor do texto acima e com relação à cobertura dos temas científicos pela imprensa, julgue os itens a seguir.
Os cientistas e pesquisadores estão ausentes dos debates na mídia impressa e, muitas vezes, os subtemas técnicocientíficos são apropriados por executivos, empresários e mesmo elementos da classe política, porque estes últimos, segundo os critérios de noticiabilidade, têm mais representatividade junto à sociedade.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Os editoriais expressam a opinião das empresas jornalísticas e têm um estilo exaltado, como um discurso de palanque. Os editoriais não precisam ser concisos, até porque devem desenvolver uma linha de argumentação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo uma problemática restrita e mais das conseqüências a longo prazo questão ampla e complexa da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.
Atualmente, os pesquisadores estão mais atentos aos modos como os destinatários das mensagens de um sistema midiático onipresente estruturam suas concepções da realidade social.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
No telejornalismo noticioso, o repórter passa a ser um protagonista do acontecimento, e o cameraman, os olhos do telespectador. Há um jogo de interação discursiva que envolve, sobretudo, o aspecto emocional da situação.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
Os roteiros e formatos de programas de entrevistas, jornalismo all news, debates, entrevistas e mesasredondas seguem o padrão televisivo, com a diferença de que a agilidade e a presença do ao vivo são maiores no rádio. Por isso, dispensam a elaboração de scripts e roteiros precisos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
Antes do uso do computador nas redações, a fórmula para se organizar um texto do jornalismo impresso era a da pirâmide invertida. Mas, com o surgimento do computador e o processo de medição automática e exata dos textos a serem compostos, não há por que manter a mesma forma, e fatos relevantes da matéria podem ir para o final dela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...