Questões de Comunicação Social da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

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McLuhan, ao estudar o desenvolvimento da comunicação humana, identificou três períodos históricos distintos:

a Era da tribo, marcada pela comunicação oral; a Era da destribalização, marcada pela escrita e pela imprensa de Gutemberg e a Era eletrônica, para a qual ele cunhou a expressão aldeia global. Sobre a aldeia global de McLuhan, análise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).

( ) A Era eletrônica provocaria uma implosão, unificando o sistema nervoso da humanidade num todo simultâneo que a levaria, progressivamente, a uma aldeia global, tribal e planetária.

( ) A aldeia global seria uma espécie de retorno às formas primitivas de comunicação.

( ) A aldeia global envolveria, sobretudo, um mundo interligado pela televisão como meio mais importante da atualidade.

( ) A aldeia global marcaria a passagem da era Gutemberg à era eletrônica, significando para o Ocidente uma transformação profunda da consciência humana, outrora, individual e analítica, tornando-se holística e intuitiva.

( ) A aldeia global corresponde ao chamado período da Revolução Industrial e à consolidação da economia capitalista e da cultura de massa.

A seqüência correta é:

  • A. F V V F V
  • B. V F F V F
  • C. V F F F V
  • D. F V F V F
  • E. F F V F F

A Teoria Matemática da Comunicação é uma teoria otimizada das mensagens em cujo esquema há um(a)

  • A. fonte ou nascente da informação, a partir da qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor. Esse sinal viaja através de um canal, ao longo do qual pode ser perturbado por um ruído. Quando sai do canal, o sinal é captado por um receptor que o converte em mensagem que, como tal, é compreendida pelo destinatário.
  • B. destinatário, a partir do qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor. Esse sinal viaja através de um ruído, ao longo do qual pode ser perturbado por um sinal. Quando sai do sinal, o canal é captado por uma fonte que o converte em sinal novamente que, como tal, é compreendido pelo receptor.
  • C. processo comunicativo que envolve três perguntas clássicas: "Quem?", "Diz o quê?" e "Com que efeito?".
  • D. processo comunicativo que se constitui na fórmula clássica do jornalismo: 3Q + O + P + C.
  • E. processo comunicativo baseado em duas perguntas básicas: "O que os mass media fazem com as pessoas?" e "O que as pessoas fazem com os mass media?".

Autores apontam a interatividade como uma das características do jornalismo na internet. A capacidade de fazer com que o usuário sinta-se parte do processo interativo pode ocorrer de diversas maneiras, EXCETO por:

  • A. Troca de e-mails entre leitores e jornalistas.
  • B. Disponibilização da opinião dos leitores, como ocorre em sítios que abrigam fóruns de discussão.
  • C. Entrevistas realizadas somente via webcam.
  • D. Chats com jornalistas.
  • E. Infografia multimídia.

Depois de anos de pesquisas, o Brasil se definiu pelo padrão de televisão digital a ser implantado no país. A escolha agradou a determinados setores da sociedade brasileira e gerou protestos de outros. O ministro Hélio Costa afirmou ter havido a escolha de um padrão abrasileirado.

Sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, é correto afimar que o governo brasileiro optou pelo padrão:

  • A. Europeu, o Digital Vídeo Broadcasting (DVB).
  • B. Japonês, o Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T).
  • C. Americano, o Advanced Television Systems Commitee (ATSC).
  • D. Europeu, o Advanced Television Systems Commitee (ATSC).
  • E. Japonês, o Digital Vídeo Broadcasting (DVB).

No âmbito dos estudos da comunicação, em relação à idéia básica do agenda-setting, considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) A capacidade dos mass media em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública confirma o seu importante papel na figuração da realidade social, isto é, de um pseudo-ambiente montado quase completamente a partir dos mass media.

( ) O agenda-setting é um modelo pensado para a apresentação da notícia em que os fatos são apresentados na ordem decrescente de importância.

( ) O pressuposto do agenda-setting é de que a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social lhes é fornecida, por empréstimo, pelos mass media.

( ) O agenda-setting baseia-se na chamada Teoria Crítica.

A seqüência correta é:

  • A. V V F F
  • B. F F F V
  • C. V F V F
  • D. V F F V
  • E. F V V F

O relatório Os Donos da Mídia, elaborado pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Comunicação (EPCOM), detalha as bases do poder econômico e político, no Brasil, constituído a partir das redes de televisão. O documento demonstra uma concentração ostensiva de propriedade das emissoras de televisão no país nas mãos de apenas seis grupos privados (Globo, SBT, Bandeirantes, Record, CNT e Rede TV). Sobre os serviços de radiodifusão, a legislação brasileira prevê que a exploração desses serviços depende, na forma da lei, de permissão ou concessão

  • A. privada
  • B. estadual.
  • C. municipal
  • D. federal.
  • E. da Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (ABERT).

De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações, nas concessões e autorizações para a execução de serviços de radiodifusão serão observados uma série de requisitos. Sobre esses requisitos, pode-se afirmar:

I. Os serviços de informação, divertimento, propaganda e publicidade das empresas de radiodifusão estão subordinados às finalidades educativas e culturais inerentes à radiodifusão, visando aos superiores interesses do País.

II. As emissoras de radiodifusão, excluídas as de televisão, são obrigadas a retransmitir, diariamente, das 19 (dezenove) às 20 (vinte) horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, o programa oficial de informações dos Poderes da República, ficando reservados 30 (trinta) minutos para divulgação de noticiário preparado pelas duas Casas do Congresso Nacional.

III. As emissoras de radiodifusão, inclusive televisão, deverão cumprir sua finalidade informativa, destinando um mínimo de 10% (dez por cento) de seu tempo para transmissão de serviço noticioso.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. II
  • B. III
  • C. II e III
  • D. II e I
  • E. I e III

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfrenta na Justiça uma longa batalha para manter a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo ou Comunicação Social (habilitação Jornalismo) para o exercício da profissão. O decreto-lei que dispõe sobre a profissão de jornalista é:

  • A. Decreto-lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, com alterações de leis subseqüentes
  • B. Decreto-lei nº 973, de 17 de outubro de 1969, com alterações de leis subseqüentes.
  • C. Decreto-lei nº 972, de 17 de março de 1969, com alterações de leis subseqüentes.
  • D. Decreto-lei nº 973, de 17 de março de 1969, com alterações de leis subseqüentes
  • E. Decreto-lei nº 974, de 17 de outubro de 1969, com alterações de leis subseqüentes.

O presidente da FENAJ, Sérgio Murilo de Andrade, declarou recentemente que "não há impedimento legal para que o profissional de saúde atue em programas especializados como consultor ou colaborador". Na Lei nº 6.612, de 7 de dezembro de 1978, a qual altera dispositivos do decreto-lei que dispõe sobre a profissão de jornalista, o colaborador é entendido como aquele que,

  • A. sem remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • B. sem remuneração e com relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • C. mediante remuneração e com relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • D. mediante remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • E. sem remuneração e com relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado sem o nome e a qualificação do autor.

Com relação ao que determina o ECA, sobre as revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes, pode-se afirmar:

I. As revistas e publicações deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.

II. As editoras não terão a responsabilidade de cuidar para que as capas que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas em embalagem opaca, cabendo essa função aos proprietários das bancas de revistas e livrarias.

III. As revistas e publicações precisam tão somente informar sobre a faixa etária a que se destinam, cabendo aos pais ou responsáveis decidirem pelo acesso da criança e do adolescente a esse tipo de material.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. III
  • E. II
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