Lista completa de Questões de Comunicação Social da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O release transformou-se em um instrumento que, de certa maneira, simboliza o trabalho do assessor de imprensa. No jornalismo, pode-se afirmar que o termo release corresponde à(ao):
I. Serviço de recortes de jornais e revistas sobre assunto de interesse de uma empresa ou instituição.
II. Material jornalístico produzido pela assessoria de imprensa e liberado para divulgação.
III. Listagem de nomes e endereços dos veículos de comunicação e dos jornalistas.
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Nos estudos sobre os gêneros jornalísticos, o editorial se define por:
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Sobre notícia, análise as definições abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).
( ) Relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante, e este, de seu aspecto mais importante.
( ) Conhecimento da realidade baseado na cristalização do aspecto singular do fenômeno, já trazendo em si uma certa concepção particular e universal do mundo.
( ) Forma de expressão artística que tem por fim o humor.
( ) Gênero que prioriza a opinião do jornalista.
( ) Narrativa em que predomina a função poética da linguagem.
A seqüência correta é:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Em 2006, o presidente da Bolívia Evo Morales, através de decreto, determinou que as empresas petrolíferas que realizam atividade de produção de petróleo e de gás no país passam a ser obrigadas a entregar a propriedade à estatal YPFB.
Os episódios, envolvendo o Brasil e a Bolívia na questão da nacionalização do gás, chamaram a atenção da imprensa brasileira.
No jornalismo, a continuação de um assunto, com a cobertura de seus desdobramentos em edições subseqüentes, convencionou-se chamar de:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Existe um modo de fazer reportagem que não se limita ao modelo da pirâmide invertida, apropriando-se de recursos como cena a cena, diálogo, símbolos de status de vida e ponto de vista. Mais do que uma forma de elaboração da reportagem, trata-se de uma corrente criada nos Estados Unidos por, dentre outros, Tom Wolfe, Truman Capote, Norman Mailer e Gay Talese, e que passou a ser conhecida pela expressão:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No jornalismo, pode-se afirmar que a denominação pauta aplica-se a:
I. Planejamento de uma edição.
II. Depoimentos de diversas pessoas sobre o mesmo tema ou assunto.
III. Roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição.
Está(ão) correta(s) apenas
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Instituiu-se, no jornalismo, a elaboração da notícia que tem na sua forma o lead. Sobre a criação do lead, pode-se afirmar:
I. Trata-se de uma criação brasileira e corresponde ao primeiro parágrafo da notícia.
II. Compreende-se o lead como o parágrafo que antecede o sublead.
III. O lead corresponde ao parágrafo mais importante da notícia e foi criado pelo jornalista brasileiro Pompeu de Sousa, quando trabalhou na imprensa norte-americana na década de 1940.
IV. O lead consiste na abertura de notícia e responde às clássicas perguntas: Quem? Quê? Quando? Onde? Por quê? Como?
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No campo da comunicação, foram desenvolvidos estudos relacionados com a teoria hipodérmica. Sobre essa teoria, pode-se afirmar:
I. O elemento fundamental dessa teoria é que todo e qualquer produto cultural (a exemplo de um filme, um programa de televisão ou de rádio) não passa de uma mercadoria submetida às mesmas leis de produção capitalista.
II. A teoria hipodérmica defende uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.
III. Edgar Morin, em L�Esprit du temps, inaugurou essa teoria.
IV. Essa teoria trouxe para os estudos da comunicação uma base matemática e apresenta como quadro original um sistema de comunicação em que um emissor transmite mensagem através de um canal.
V. A teoria hipodérmica toma, como fundamento, os pressupostos do behaviorismo e indica que determinados estímulos podem gerar respostas pré-determinadas.
Estão corretas apenas:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Entre tantos conceitos que o termo notícia pode suscitar, tem-se que a notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; para isso, a informação sofre um tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo. Essa conceituação se mantém próxima dos fundamentos da:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Marshall McLuhan trouxe contribuições para o campo teórico da comunicação. Entre as suas idéias mais conhecidas e debatidas, está a máxima: O meio é a mensagem. Pode-se afirmar que, para o autor, �o meio é a mensagem� por:
I. Envolver sempre conteúdos e ações humanas.
II. Estudar somente os produtos e conteúdos da comunicação de massa.
III. Significar que o meio configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas.
IV. Apresentar novos padrões de associação e organização humanas que o meio cria e não pelo conteúdo em si.
V. Veicular informações de caráter ideológico e intencional.
Está(ão) correta(s) apenas:
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