Questões de Comunicação Social da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

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O release transformou-se em um instrumento que, de certa maneira, simboliza o trabalho do assessor de imprensa. No jornalismo, pode-se afirmar que o termo release corresponde à(ao):

I. Serviço de recortes de jornais e revistas sobre assunto de interesse de uma empresa ou instituição.

II. Material jornalístico produzido pela assessoria de imprensa e liberado para divulgação.

III. Listagem de nomes e endereços dos veículos de comunicação e dos jornalistas.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

Nos estudos sobre os gêneros jornalísticos, o editorial se define por:

  • A. Apresentar o ponto de vista e as reivindicações do leitor.
  • B. Expor a opinião do repórter sobre os fatos que estão ocorrendo.
  • C. Relatar o fato a partir de seu aspecto mais importante, utilizando-se do lead.
  • D. Privilegiar os bastidores da notícia, na seção especializada do jornal publicada com regularidade e assinada.
  • E. Expressar a opinião oficial da empresa diante dos fatos de maior repercussão.

Sobre notícia, análise as definições abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).

( ) Relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante, e este, de seu aspecto mais importante.

( ) Conhecimento da realidade baseado na cristalização do aspecto singular do fenômeno, já trazendo em si uma certa concepção particular e universal do mundo.

( ) Forma de expressão artística que tem por fim o humor.

( ) Gênero que prioriza a opinião do jornalista.

( ) Narrativa em que predomina a função poética da linguagem.

A seqüência correta é:

  • A. V F F V F
  • B. F V V F F
  • C. V V F V V
  • D. V V F F F
  • E. F F F F V

Em 2006, o presidente da Bolívia Evo Morales, através de decreto, determinou que as empresas petrolíferas que realizam atividade de produção de petróleo e de gás no país passam a ser obrigadas a entregar a propriedade à estatal YPFB.

Os episódios, envolvendo o Brasil e a Bolívia na questão da nacionalização do gás, chamaram a atenção da imprensa brasileira.

No jornalismo, a continuação de um assunto, com a cobertura de seus desdobramentos em edições subseqüentes, convencionou-se chamar de:

  • A. Furo
  • B. Plantar notícia
  • C. Barriga
  • D. Suíte
  • E. Deadline

Existe um modo de fazer reportagem que não se limita ao modelo da pirâmide invertida, apropriando-se de recursos como cena a cena, diálogo, símbolos de status de vida e ponto de vista. Mais do que uma forma de elaboração da reportagem, trata-se de uma corrente criada nos Estados Unidos por, dentre outros, Tom Wolfe, Truman Capote, Norman Mailer e Gay Talese, e que passou a ser conhecida pela expressão:

  • A. Fait-divers
  • B. Novo jornalismo
  • C. Precision journalism
  • D. Jornalismo cinematográfico
  • E. Jornalismo opinativo

No jornalismo, pode-se afirmar que a denominação pauta aplica-se a:

I. Planejamento de uma edição.

II. Depoimentos de diversas pessoas sobre o mesmo tema ou assunto.

III. Roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição.

Está(ão) correta(s) apenas

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. II
  • D. III
  • E. I e III

Instituiu-se, no jornalismo, a elaboração da notícia que tem na sua forma o lead. Sobre a criação do lead, pode-se afirmar:

I. Trata-se de uma criação brasileira e corresponde ao primeiro parágrafo da notícia.

II. Compreende-se o lead como o parágrafo que antecede o sublead.

III. O lead corresponde ao parágrafo mais importante da notícia e foi criado pelo jornalista brasileiro Pompeu de Sousa, quando trabalhou na imprensa norte-americana na década de 1940.

IV. O lead consiste na abertura de notícia e responde às clássicas perguntas: Quem? Quê? Quando? Onde? Por quê? Como?

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I, II e III
  • B. II e IV
  • C. II
  • D. III e IV
  • E. I e IV

No campo da comunicação, foram desenvolvidos estudos relacionados com a teoria hipodérmica. Sobre essa teoria, pode-se afirmar:

I. O elemento fundamental dessa teoria é que todo e qualquer produto cultural (a exemplo de um filme, um programa de televisão ou de rádio) não passa de uma mercadoria submetida às mesmas leis de produção capitalista.

II. A teoria hipodérmica defende uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.

III. Edgar Morin, em L�Esprit du temps, inaugurou essa teoria.

IV. Essa teoria trouxe para os estudos da comunicação uma base matemática e apresenta como quadro original um sistema de comunicação em que um emissor transmite mensagem através de um canal.

V. A teoria hipodérmica toma, como fundamento, os pressupostos do behaviorismo e indica que determinados estímulos podem gerar respostas pré-determinadas.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e V
  • B. I, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I e IV
  • E. II e V

Entre tantos conceitos que o termo notícia pode suscitar, tem-se que a notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; para isso, a informação sofre um tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo. Essa conceituação se mantém próxima dos fundamentos da:

  • A. Teoria da informação
  • B. Teoria crítica
  • C. Teoria hipodérmica
  • D. Cultural studies
  • E. Escola de Chicago

Marshall McLuhan trouxe contribuições para o campo teórico da comunicação. Entre as suas idéias mais conhecidas e debatidas, está a máxima: O meio é a mensagem. Pode-se afirmar que, para o autor, �o meio é a mensagem� por:

I. Envolver sempre conteúdos e ações humanas.

II. Estudar somente os produtos e conteúdos da comunicação de massa.

III. Significar que o meio configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas.

IV. Apresentar novos padrões de associação e organização humanas que o meio cria e não pelo conteúdo em si.

V. Veicular informações de caráter ideológico e intencional.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I, III, V
  • B. II e IV
  • C. III e IV
  • D. V
  • E. I, III e IV
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