Questões de Comunicação Social da CONESUL Fundação de Desenvolvimento

Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONESUL Fundação de Desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Assessoria de Comunicação

  • A.

    equivale ao conceito de assessoria de imprensa.

  • B.

    diz respeito à atividade das relações públicas.

  • C.

    é uma atividade jornalística por excelência.

  • D.

    diz respeito exclusivamente às ações de comunicação interna de uma organização.

A auditoria da imagem de uma organização na mídia pode ser feita utilizando a técnica de

  • A.

    grupos focais.

  • B.

    clipping.

  • C.

    survey de opinião pública.

  • D.

    Philips 66.

Entre as inovações gráficas marcantes introduzidas na indústria jornalística nos últimos anos está

  • A.

    o nascimento de jornais populares com apelo visual discreto.

  • B.

    o uso mais intenso de edições em preto e branco.

  • C.

    a redução no número de colunas e o uso de infogramas e diagramas.

  • D.

    o abandono de técnicas de pré-diagramação.

Sob o ponto de vista da organização, o que vale na análise de sua mídia publicitária é

I. a audiência absoluta de certo programa ou veículo. 
II. é o custo absoluto de certo programa ou veículo. 
III. é o custo por mil de certo programa ou veículo.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I é verdadeira.

  • B.

    Apenas a II é verdadeira.

  • C.

    Apenas a III é verdadeira.

  • D.

    Apenas a I e a II são verdadeiras.

O que dá mais credibilidade a uma reportagem

  • A.

    é evitar a citação da fonte das informações na reportagem.

  • B.

    é divulgar informações coletadas em off.

  • C.

    é assumir a responsabilidade das informações quando as fontes não são citadas.

  • D.

    nenhuma das alternativas anteriores é correta.

Considerando a emergência do fenômeno do rumor num ambiente de crise institucional deve-se

  • A.

    evitar a exposição pública da organização.

  • B.

    levar em conta que toda crise é passageira.

  • C.

    promover ampla campanha publicitária de reforço da imagem institucional.

  • D.

    promover ampla campanha de divulgação de dados verossímeis.

Escolha entre as opções abaixo a formulação errada.

  • A.

    Sob o ponto de vista cognitivo, sabe-se que é difícil conquistar a atenção humana. Ela é um produto escasso, mas ambicionado por atores sociais variados. Isso se deve ao fato da atenção ser a porta de entrada à mente. E é lá na mente onde os indivíduos processam a informação e produzem a significação.

  • B.

    As crenças, os valores e as atitudes dos indivíduos são os elementos que constituem o que usualmente denominamos de imaginário social.

  • C.

    A mancha de um jornal, a embalagem de um produto, a moda e as marcas são exemplos da importância que o design assumiu nos dias atuais.

  • D.

    É um equívoco a afirmação que indica existir relação direta entre a imagem mental e a estereotipia.

O interesse dos teóricos sobre o processo de comunicação é diversificado e variado. No caso da obra produzida por Marshall McLuhan, a ênfase é dada

  • A.

    à recepção das mensagens.

  • B.

    à emissão das mensagens.

  • C.

    ao canal de comunicação.

  • D.

    aos aspectos sociológicos da comunicação.

"Visa vigiar o meio ambiente, correlacionar as partes da sociedade, transmitir a herança cultural, socializar os indivíduos e ajudar na formação de cidadania ativa e consciente."

Esta formulação é adequada para definir

  • A.

    o jornalismo.

  • B.

    a publicidade.

  • C.

    as relações públicas.

  • D.

    o marketing.

Zygmunt Bauman, um dos mais importantes sociólogos da atualidade, diz que a identidade humana na pós-modernidade é líquida, ou seja, pouco consistente, mudando de acordo com as circunstâncias. Em sua opinião, tal definição seria adequada igualmente para se afirmar o que deve ser a identidade corporativa nos dias atuais?

  • A.

    Seria adequada.

  • B.

    Não seria adequada.

  • C.

    Identidade é um tema humano e não diz respeito às corporações.

  • D.

    Nenhuma das alternativas está correta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...