Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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“Uma das ferramentas mais utilizadas no marketing, atualmente, envolve a criação de um site web, mensagens de email ou outras ações de marketing tão contagiantes que o público-alvo sente necessidade de rapassá-las aos amigos, numa moderna versão boca a boca.” Trata-se do

  • A. Newsletter.
  • B. Publieditorial.
  • C. Benchmarking.
  • D. Marketing viral.

No atendimento à imprensa em momentos de crise, são ações recomendadas à assessoria de comunicação, EXCETO:

  • A. Antecipar-se à imprensa, informando o fato e as providências antes que os veículos descubram, atendendo-os sempre que solicitada.
  • B. Realizar um levantamento detalhado e profundo da situação, com dados, números e acompanhamento contínuo dos desdobramentos.
  • C. Redação de um texto jornalístico informando o fato ocorrido, enfatizando as providências da organização assessorada para ser distribuído à imprensa.
  • D. Ampliar o efeito negativo do fato, utilizando palavras alarmistas, a fim de chamar a atenção da imprensa para a situação e a ação corretiva da organização.

Os questionamentos expressos anteriormente associam-se à problemática e ao âmbito de abordagem do(a)

  • A. gatekeepers.
  • B. newsmaking.
  • C. agenda setting.
  • D. cultural studies.

A nota oficial é um importante instrumento das assessorias de comunicação, sobre a qual podemos afirmar:

  • A.

    Material exclusivo para divulgação nas redações dos veículos de comunicação com o posicionamento oficial, declaração ou esclarecimento de assunto relevante.

  • B.

    Escrita em formato jornalístico, deve possuir objetividade e clareza em seu conteúdo.

  • C.

    Pode ser denominada também de Comunicado, mas não se inclui entre os tipos de releases existentes.

  • D.

    É direcionada sempre a um público específico, não devendo ser produzida para públicos variados, já que possui caráter diretivo e orientador.

  • E.

    É uma estratégia significativa na proteção de suas fontes e na busca de limitação na repercussão de um fato.

São instrumentos produzidos atualmente pelas assessorias de comunicação que, bem utilizados, já são absorvidos sem nenhum tipo de restrição pelas redações dos veículos midiáticos, EXCETO:

  • A.

    Press-kit.

  • B.

    Release.

  • C.

    Publieditorial.

  • D.

    Brindes.

  • E.

    Artigos.

Uma assessoria de comunicação, que se dedica exclusivamente as redes formais, direcionando a comunicação ao nível organizacional e aos fluxos descendentes de informação, pode ter seu trabalho melhor caracterizado como:

  • A.

    Uma assessoria que trabalha no controle e prospecção de ruídos ou boatos, voltada ao comportamento dos funcionários, suas habilidades e atitudes, distribuindo a informação entre as pessoas, áreas ou departamentos em mesmo grau hierárquico.

  • B.

    Uma assessoria que delimita suas atividades em ferramentas de comunicação impressos ou eletrônicos, de forma instrumental, de modo a se preocupar com o equipamento, os aparelhos e programas, levando as informações das bases à direção.

  • C.

    Uma assessoria que se preocupa com os ruídos e boatos internos, desenvolvendo ações que atuam de forma favorável à organização, preocupando-se com as relações existentes entre as pessoas e distribuindo informação sem limites hierárquicos em diversas direções.

  • D.

    Uma assessoria direcionada a produção de jornal mural, circuitos internos de rádio e TV, desenvolvida em níveis grupais, em sistemas informais de relacionamento, utilizando mecanismos digitais.

  • E.

    Uma assessoria que trabalha com a confecção de peças como jornal mural, house organ em níveis interdepartamental, interunidades e ambiental, distribuindo a informação do comando hierárquico para a base da organização.

Ao receber a solicitação do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen – para organizar um evento de caráter científico para que especialistas de projeção e elevado grau de qualificação técnica da área possam discutir um tema específico, e suas diversas variações com os demais participantes de mesmo nível, a Assessoria de Comunicação vai organizar um(a):

  • A.

    Jornada de Trabalho.

  • B.

    Simpósio.

  • C.

    Painel.

  • D.

    Conferência.

  • E.

    Congresso.

Sobre os quatro modelos de prática das relações públicas, analise:

I. O modelo assimétrico de duas mãos trabalha com a indução, através da persuasão científica com o objetivo de buscar consentimento e apoio do público.

II. O modelo simétrico de duas mãos focaliza a disseminação de informações, tendo as mídias de massa e institucionais como instrumentos exclusivos de trabalho.

III. Com o objetivo único de conquistar publicidade favorável, o modelo de agência de imprensa e divulgação utiliza o exagero num fluxo de mão única de informação.

IV. O modelo de motivo misto se baseia em pesquisa, administrando conflitos sempre com o intuito de gerar vantagens a organização.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II

  • B.

    III, IV

  • C.

    I, III

  • D.

    II, IV

  • E.

    I, IV

Na elaboração de um release, peça de comunicação fundamental na divulgação de uma organização junto à imprensa, a técnica mais utilizada é a pirâmide invertida, que consiste:

  • A.

    Na narração dos fatos pela ordem crescente em relação à importância, visando criar suspense para se chegar ao final da matéria.

  • B.

    Na narração cronológica do acontecimento, com exposição detalhada dos fatos culminantes.

  • C.

    Os fatos importantes são expostos no primeiro parágrafo, deixando os detalhes e pormenores para o final.

  • D.

    Na apresentação dos argumentos no primeiro parágrafo e o desenvolvimento nos posteriores.

  • E.

    No relato do acontecimento seguido da exposição de argumentos e/ou depoimentos referentes ao acontecimento.

“As instituições e os públicos através das Relações Públicas são beneficiados pelos valores que trocam entre si.” São fatores básicos que o público alcança através das relações públicas, EXCETO:

  • A.

    Relações públicas é um meio para que os desejos e interesses do público sejam sentidos pelas instituições que atuam em nossa sociedade, por isso, interpreta e comunica aquilo que o público tem para dizer para organizações que, normalmente, não seriam sensíveis a essas manifestações, assim como comunica o que as organizações têm para dizer ao público.

  • B.

    Relações públicas é um meio de se obter ajustes mútuos entre instituições e grupos, obtendo relacionamentos mais suaves e que beneficiam o público.

  • C.

    Ao prover os meios para ajustes, as relações públicas tornam ações arbitrárias ou coercitivas viáveis.

  • D.

    Relações públicas é um elemento essencial nos sistemas de comunicação que permite que indivíduos se informem sobre os diversos aspectos que afetam suas vidas.

  • E.

    Os profissionais de relações públicas podem ajudar a ativar a consciência social das organizações.

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