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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Assim como outros importantes autores da literatura em Relações Públicas, Margarida Kunsh indica que é preciso seguir etapas para a realização de um planejamento de comunicação. Sobre o tema, enumere em ordem crescente as etapas de um planejamento de comunicação:
( ) Levantamento de informações.
( ) Determinação de objetivos e metas.
( ) Adoção de estratégias.
( ) Análise dos dados e construção de um diagnóstico.
( ) Previsão de formas alternativas de ação.
( ) Estabelecimento de ações necessárias.
( ) Definição de recursos a serem alocados.
( ) Identificação da realidade situacional.
( ) Avaliação dos resultados.
( ) Fixação de técnicas de controle.
( ) Identificação dos públicos envolvidos.
( ) Implantação do planejamento.
A sequência está correta em:
1, 2, 3, 6, 4, 5, 9, 10, 8, 12, 7, 11
12, 1, 3, 6, 2, 7, 8, 4, 11, 10, 5, 9
2, 5, 6, 3, 7, 8, 9, 1, 12, 10, 4, 11
2, 1, 7, 4, 12, 9, 6, 3, 11, 8, 5, 10
3, 12, 1, 7, 4, 8, 6, 2, 9, 10, 5, 11
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Ao ser informado pelo editor de um veículo de comunicação que seu repórter pretende fazer uma entrevista rito com seu cliente,
o assessor deve saber que o objetivo da entrevista é:
Reunir duas fontes com opiniões distintas para um diálogo de confrontamento sobre um tema específico.
Coletar informações superficiais, variando sobre temas amenos e relacionados ao cotidiano e rotinas do entrevistado.
Registrar as palavras decisivas após uma grande conquista, um momento de consagração ou vitória.
Saber o posicionamento do entrevistado diante de fatos polêmicos, cheios de contradições e ambiguidades, do qual tenha participado.
Compreender conceitos, valores, comportamentos e histórico de vida do entrevistado ou de uma organização.
Como grande parte das categorias profissionais, o jornalismo possui um Código de Ética que deve ser seguido por todos que atuam nesta atividade, seja nos veículos de comunicação, seja em assessorias de imprensa. De acordo com o Código mencionado, é direito do jornalista:
Defender o livre exercício da profissão.
Resguardar o sigilo da fonte.
Defender os princípios constitucionais e legais, que formam a base do estado democrático de direito.
Respeitar, em todas as suas formas, o direito autoral e intelectual do jornalista.
Proteger a integridade das fontes e dos profissionais colegas de trabalho.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Ao escrever um texto para rádio, o profissional de Assessoria de Comunicação deve se atentar para os seguintes cuidados, EXCETO:
A pontuação merece atenção especial, já que os sinais ortográficos são fundamentais para a respiração do apresentador/locutor e ditam a entonação da voz empregada.
Adjetivação excessiva e inadequada gera prejuízos a credibilidade, pois pode ferir a imparcialidade da informação.
Frases longas, além de dificultarem a apresentação ou locução, dificultam o entendimento da mensagem por parte do ouvinte.
O texto não deve ter ritmo para não ser confundido com literatura ou entretenimento, perdendo seu caráter informativo.
O uso da negativa deve ser evitado no lead, assim como afirmações referentes ao passado, como ontem, semana passada etc.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
É muito comum o assessor de comunicação, responsável pela redação, escrever artigos jornalísticos para publicações internas ou para divulgação de trabalhos realizados pela organização. Marque a afirmativa que diz respeito a essa importante técnica de redação jornalística:
Fica no meio termo entre jornalismo e literatura, com interesse voltado a atualidade, ultrapassando a informação simples do fato.
Realiza uma análise de forma valorativa a partir do ponto de vista da empresa jornalística, tendo a opinião do autor como eixo do texto.
Utilizado normalmente em entrevista onde uma pessoa expõe seu ponto de vista sobre um fato.
Possui uma composição analítica, explicando um fato, segundo propósitos variados que vão da informação, interpretação a persuasão e/ou indução.
É um gênero marcadamente impressionista, num enfoque totalmente pessoal, que não prescinde do acontecimento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Instrumentos importantes numa assessoria de comunicação, o press release, o teaser e o press kit são muito utilizados com o objetivo de:
Criar uma ponte de relacionamento direto entre clientes e stakeholders.
Estabelecer uma política de comunicação interna eficaz junto aos funcionários.
Monitorar os resultados das ações de comunicação implementadas por uma organização.
Instituir um trabalho de comunicação administrativa voltado à comunidade e governos.
Divulgar o cliente nos diversos veículos de comunicação.
Em tempos de globalização, as organizações voltaram atenção especial ao meio ambiente social e assumiram novas estratégias de comunicação com as seguintes providências e ações, EXCETO:
Agilidade nas respostas e no atendimento às demandas.
Postura low profile.
Flexibilidade da definição das demandas de natureza política, preservando a identidade técnica.
Consolidação de uma imagem de envolvimento social.
Qualificação do sistema de porta-vozes, a fim de evitar surpresas.
É um dos instrumentos de estratégia da gestão da comunicação e tem por objetivo alcançar uma meta definida a partir da integração de uma série de instrumentos e ações em um prazo previamente determinado e com um objetivo claramente definido. Trata-se de:
Teaser.
Campanha.
Lobby.
Terceiro Setor.
Consulta Pública.
A comunicação digital oferta um novo espaço de exposição, diálogo e contato entre organizações e seus respectivos públicos através de diversas ferramentas e suas características, das quais podemos afirmar, EXCETO:
Os e-mails são muito utilizados para comunicação interna e externa, geralmente para reforçar ou sobrepor informações já disponibilizadas em outros meios.
O blog é essencialmente dialógico, autoral, temático, agregador, com utilização de linguagem coloquial voltada a grupos de interesse.
A Intranet possui caráter utilitário apenas integrado ao sistema de gestão, caracterizado como página default da rede interna com interatividade bidirecional.
Wikis e SMS são instrumentos de expressão e opinião com conteúdo gerado pelo usuário, com características fortes de multimedialidade, hipermedialidade e interatividade.
Instrumento muito utilizado pelas assessorias de comunicação atualmente, o publieditorial é muito questionado eticamente pelo fato de que:
Consiste em informações baseadas em especulações financeiras, a fim de criar expectativas no mercado.
Se apresenta como uma matéria jornalística, mas, na verdade, é uma publicidade, portanto, paga.
Abusa nas técnicas de convencimento e persuasão, principalmente nos comerciais voltados à televisão.
Fere o Código de Ética do Profissional de Relações Públicas quando omite informações cruciais no que diz respeito aos interesses sociais de uma comunidade.
Se configura em abuso financeiro devido à utilização dos editoriais de veículos consagrados para expor informações de interesse exclusivo da organização.
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