Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assim como outros importantes autores da literatura em Relações Públicas, Margarida Kunsh indica que é preciso seguir etapas para a realização de um planejamento de comunicação. Sobre o tema, enumere em ordem crescente as etapas de um planejamento de comunicação:

( ) Levantamento de informações.

( ) Determinação de objetivos e metas.

( ) Adoção de estratégias.

( ) Análise dos dados e construção de um diagnóstico.

( ) Previsão de formas alternativas de ação.

( ) Estabelecimento de ações necessárias.

( ) Definição de recursos a serem alocados.

( ) Identificação da realidade situacional.

( ) Avaliação dos resultados.

( ) Fixação de técnicas de controle.

( ) Identificação dos públicos envolvidos.

( ) Implantação do planejamento.

A sequência está correta em:

  • A.

    1, 2, 3, 6, 4, 5, 9, 10, 8, 12, 7, 11

  • B.

    12, 1, 3, 6, 2, 7, 8, 4, 11, 10, 5, 9

  • C.

    2, 5, 6, 3, 7, 8, 9, 1, 12, 10, 4, 11

  • D.

    2, 1, 7, 4, 12, 9, 6, 3, 11, 8, 5, 10

  • E.

    3, 12, 1, 7, 4, 8, 6, 2, 9, 10, 5, 11

“Ao ser informado pelo editor de um veículo de comunicação que seu repórter pretende fazer uma entrevista rito com seu cliente”,

o assessor deve saber que o objetivo da entrevista é:

  • A.

    Reunir duas fontes com opiniões distintas para um diálogo de confrontamento sobre um tema específico.

  • B.

    Coletar informações superficiais, variando sobre temas amenos e relacionados ao cotidiano e rotinas do entrevistado.

  • C.

    Registrar as palavras decisivas após uma grande conquista, um momento de consagração ou vitória.

  • D.

    Saber o posicionamento do entrevistado diante de fatos polêmicos, cheios de contradições e ambiguidades, do qual tenha participado.

  • E.

    Compreender conceitos, valores, comportamentos e histórico de vida do entrevistado ou de uma organização.

Como grande parte das categorias profissionais, o jornalismo possui um Código de Ética que deve ser seguido por todos que atuam nesta atividade, seja nos veículos de comunicação, seja em assessorias de imprensa. De acordo com o Código mencionado, é direito do jornalista:

  • A.

    Defender o livre exercício da profissão.

  • B.

    Resguardar o sigilo da fonte.

  • C.

    Defender os princípios constitucionais e legais, que formam a base do estado democrático de direito.

  • D.

    Respeitar, em todas as suas formas, o direito autoral e intelectual do jornalista.

  • E.

    Proteger a integridade das fontes e dos profissionais colegas de trabalho.

Ao escrever um texto para rádio, o profissional de Assessoria de Comunicação deve se atentar para os seguintes cuidados, EXCETO:

  • A.

    A pontuação merece atenção especial, já que os sinais ortográficos são fundamentais para a respiração do apresentador/locutor e ditam a entonação da voz empregada.

  • B.

    Adjetivação excessiva e inadequada gera prejuízos a credibilidade, pois pode ferir a imparcialidade da informação.

  • C.

    Frases longas, além de dificultarem a apresentação ou locução, dificultam o entendimento da mensagem por parte do ouvinte.

  • D.

    O texto não deve ter ritmo para não ser confundido com literatura ou entretenimento, perdendo seu caráter informativo.

  • E.

    O uso da negativa deve ser evitado no lead, assim como afirmações referentes ao passado, como “ontem”, “semana passada” etc.

É muito comum o assessor de comunicação, responsável pela redação, escrever artigos jornalísticos para publicações internas ou para divulgação de trabalhos realizados pela organização. Marque a afirmativa que diz respeito a essa importante técnica de redação jornalística:

  • A.

    Fica no meio termo entre jornalismo e literatura, com interesse voltado a atualidade, ultrapassando a informação simples do fato.

  • B.

    Realiza uma análise de forma valorativa a partir do ponto de vista da empresa jornalística, tendo a opinião do autor como eixo do texto.

  • C.

    Utilizado normalmente em entrevista onde uma pessoa expõe seu ponto de vista sobre um fato.

  • D.

    Possui uma composição analítica, explicando um fato, segundo propósitos variados que vão da informação, interpretação a persuasão e/ou indução.

  • E.

    É um gênero marcadamente impressionista, num enfoque totalmente pessoal, que não prescinde do acontecimento.

Instrumentos importantes numa assessoria de comunicação, o press release, o teaser e o press kit são muito utilizados com o objetivo de:

  • A.

    Criar uma ponte de relacionamento direto entre clientes e stakeholders.

  • B.

    Estabelecer uma política de comunicação interna eficaz junto aos funcionários.

  • C.

    Monitorar os resultados das ações de comunicação implementadas por uma organização.

  • D.

    Instituir um trabalho de comunicação administrativa voltado à comunidade e governos.

  • E.

    Divulgar o cliente nos diversos veículos de comunicação.

Em tempos de globalização, as organizações voltaram atenção especial ao meio ambiente social e assumiram novas estratégias de comunicação com as seguintes providências e ações, EXCETO:

  • A.

    Agilidade nas respostas e no atendimento às demandas.

  • B.

    Postura low profile.

  • C.

    Flexibilidade da definição das demandas de natureza política, preservando a identidade técnica.

  • D.

    Consolidação de uma imagem de envolvimento social.

  • E.

    Qualificação do sistema de porta-vozes, a fim de evitar surpresas.

“É um dos instrumentos de estratégia da gestão da comunicação e tem por objetivo alcançar uma meta definida a partir da integração de uma série de instrumentos e ações em um prazo previamente determinado e com um objetivo claramente definido.” Trata-se de:

  • A.

    Teaser.

  • B.

    Campanha.

  • C.

    Lobby.

  • D.

    Terceiro Setor.

  • E.

    Consulta Pública.

A comunicação digital oferta um novo espaço de exposição, diálogo e contato entre organizações e seus respectivos públicos através de diversas ferramentas e suas características, das quais podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Os e-mails são muito utilizados para comunicação interna e externa, geralmente para reforçar ou sobrepor informações já disponibilizadas em outros meios.

  • B. O website é tradicionalmente utilizado para o relacionamento com o meio externo com canais diferenciados de informação e interatividade limitada ao “fale conosco” e enquetes.
  • C.

    O blog é essencialmente dialógico, autoral, temático, agregador, com utilização de linguagem coloquial voltada a grupos de interesse.

  • D.

    A Intranet possui caráter utilitário apenas integrado ao sistema de gestão, caracterizado como página default da rede interna com interatividade bidirecional.

  • E.

    Wikis e SMS são instrumentos de expressão e opinião com conteúdo gerado pelo usuário, com características fortes de multimedialidade, hipermedialidade e interatividade.

Instrumento muito utilizado pelas assessorias de comunicação atualmente, o publieditorial é muito questionado eticamente pelo fato de que:

  • A.

    Consiste em informações baseadas em especulações financeiras, a fim de criar expectativas no mercado.

  • B.

    Se apresenta como uma matéria jornalística, mas, na verdade, é uma publicidade, portanto, paga.

  • C.

    Abusa nas técnicas de convencimento e persuasão, principalmente nos comerciais voltados à televisão.

  • D.

    Fere o Código de Ética do Profissional de Relações Públicas quando omite informações cruciais no que diz respeito aos interesses sociais de uma comunidade.

  • E.

    Se configura em abuso financeiro devido à utilização dos editoriais de veículos consagrados para expor informações de interesse exclusivo da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...