Questões de Comunicação Social da COPEVE/ UFAL

Lista completa de Questões de Comunicação Social da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De posse da pauta, o repórter deve seguir os seguintes procedimentos, exceto:

  • A.

    conferir e ampliar a apuração.

  • B.

    contatar as fontes sugeridas e buscar novas.

  • C.

    seguir a angulação sugerida pelo editor ou buscar um novo approach.

  • D.

    incluir depoimentos e/ou sonoras.

  • E.

    restringir-se ao que está na pauta.

É dever do jornalista, ao apurar a matéria e finalizá-la,

  • A.

    ser imparcial, isto é, não posicionar-se sobre a máteria.

  • B.

    baseado em apuração, ouvindo os vários lados do fato, posicionar-se na matéria.

  • C.

    não ouvir ninguém para não se influenciar.

  • D.

    cumprir a pauta rigorosamente, dada a priori.

  • E.

    nunca relembrar os fatos anteriores, mesmo em uma suíte.

Assinale a única opção errada.

  • A.

    O repórter deve, necessariamente, construir a matéria a partir dos dados factuais.

  • B.

    Na apuração in loco o repórter elabora a parte opinativa da matéria.

  • C.

    Ao repórter, cabe verificar, confirmando ou não os dados da pré-apuração da pauta.

  • D.

    O repórter deve manter um distanciamento do fato relatado.

  • E.

    O repórter deve recorrer a novas fontes para ampliar as versões do fato.

Na edição em televisão, é errado afirmar:

  • A.

    começamos com a decupagem.

  • B.

    no sistema digital capturamos os previews.

  • C.

    marcamos os pontos de edição (início e fim).

  • D.

    o plano de edição é fundamental.

  • E.

    decupagem era feita no sistema analógico; no digital, não existe decupagem.

Em telejornalismo, podemos afirmar que o "esqueleto" mais comum é

  • A.

    Off, passagem, sonoras.

  • B.

    Entrada, sonoras, offs.

  • C.

    Sonoras, offs, encerramento.

  • D.

    Sonoras, passagem, off.

  • E.

    Entrada, passagem, encerramento.

Assinale o único item que não contribui para uma boa campanha publicitária.

  • A.

    Escolha da temática.

  • B.

    Definição do “approach”.

  • C.

    Apontar o “target”.

  • D.

    Redigir um “briefing”.

  • E.

    Elaborar, sempre, um “brainstorming”.

Dentre as teorias da Comunicação, podemos considerar corretas, exceto:

  • A.

    Teoria Matemática da Comunicação.

  • B.

    Teoria estrutural-funcionalista da Comunicação.

  • C.

    Teoria frankfurtiana da Comunicação.

  • D.

    Teoria dos Estudos Culturais da Comunicação.

  • E.

    Teoria da interdisciplinaridade da Comunicação.

O modelo de comunicação desenvolvido por Schramm:

I. Introduz modificações no diagrama de Shannon e Weaver.

II. Atribui relevo ao contexto, que ele chama de “campo da experiência”.

III. Fundamenta-se nos trabalhos de Karl Bühler.

IV. Preocupa-se apenas com os aspectos técnicos da comunicação.

Verifica-se que estão corretos os itens

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

Dados os itens seguintes sobre os tipos de comunicação,

I. A comunicação consumatória decorre da necessidade de expressar um estado emocional do indivíduo.

II. A comunicação acidental ocorre quando um indivíduo fornece informações a outro sem intenção de fazê-lo.

III. A comunicação intensiva ocorre em situações de crise.

IV. A comunicação instrumental busca produzir uma resposta do receptor.

V. A comunicação multiplicativa busca induzir o indivíduo a produzir feedback.

verifica-se que estão corretos

  • A.

    II e V, apenas.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    III e V, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Assinale a afirmação falsa.

  • A.

    Conforme o Código de Ética da Fenaj, é responsabilidade apenas da empresa jornalística informar à sociedade quando uma matéria tiver caráter publicitário ou decorrer de patrocínio ou promoções.

  • B.

    Numa situação de crise, a assessoria de comunicação deve antecipar-se às demandas da imprensa, fornecendo informações que possam esclarecer os fatos.

  • C.

    Porta-voz é a pessoa autorizada a falar por um governante, um alto funcionário ou dirigente de alguma instituição.

  • D.

    Serifa é o acabamento verificado nas extremidades das hastes das letras.

  • E.

    Segundo Pierce, signo é tudo aquilo que substitui alguma outra coisa, representando-a para alguém.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...