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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - COPEVE/ UFAL - 2012
De posse da pauta, o repórter deve seguir os seguintes procedimentos, exceto:
conferir e ampliar a apuração.
contatar as fontes sugeridas e buscar novas.
seguir a angulação sugerida pelo editor ou buscar um novo approach.
incluir depoimentos e/ou sonoras.
restringir-se ao que está na pauta.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - COPEVE/ UFAL - 2012
É dever do jornalista, ao apurar a matéria e finalizá-la,
ser imparcial, isto é, não posicionar-se sobre a máteria.
baseado em apuração, ouvindo os vários lados do fato, posicionar-se na matéria.
não ouvir ninguém para não se influenciar.
cumprir a pauta rigorosamente, dada a priori.
nunca relembrar os fatos anteriores, mesmo em uma suíte.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - COPEVE/ UFAL - 2012
Assinale a única opção errada.
O repórter deve, necessariamente, construir a matéria a partir dos dados factuais.
Na apuração in loco o repórter elabora a parte opinativa da matéria.
Ao repórter, cabe verificar, confirmando ou não os dados da pré-apuração da pauta.
O repórter deve manter um distanciamento do fato relatado.
O repórter deve recorrer a novas fontes para ampliar as versões do fato.
Na edição em televisão, é errado afirmar:
começamos com a decupagem.
no sistema digital capturamos os previews.
marcamos os pontos de edição (início e fim).
o plano de edição é fundamental.
decupagem era feita no sistema analógico; no digital, não existe decupagem.
Em telejornalismo, podemos afirmar que o "esqueleto" mais comum é
Off, passagem, sonoras.
Entrada, sonoras, offs.
Sonoras, offs, encerramento.
Sonoras, passagem, off.
Entrada, passagem, encerramento.
Assinale o único item que não contribui para uma boa campanha publicitária.
Escolha da temática.
Definição do approach.
Apontar o target.
Redigir um briefing.
Elaborar, sempre, um brainstorming.
Dentre as teorias da Comunicação, podemos considerar corretas, exceto:
Teoria Matemática da Comunicação.
Teoria estrutural-funcionalista da Comunicação.
Teoria frankfurtiana da Comunicação.
Teoria dos Estudos Culturais da Comunicação.
Teoria da interdisciplinaridade da Comunicação.
O modelo de comunicação desenvolvido por Schramm:
I. Introduz modificações no diagrama de Shannon e Weaver.
II. Atribui relevo ao contexto, que ele chama de campo da experiência.
III. Fundamenta-se nos trabalhos de Karl Bühler.
IV. Preocupa-se apenas com os aspectos técnicos da comunicação.
Verifica-se que estão corretos os itens
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Dados os itens seguintes sobre os tipos de comunicação,
I. A comunicação consumatória decorre da necessidade de expressar um estado emocional do indivíduo.
II. A comunicação acidental ocorre quando um indivíduo fornece informações a outro sem intenção de fazê-lo.
III. A comunicação intensiva ocorre em situações de crise.
IV. A comunicação instrumental busca produzir uma resposta do receptor.
V. A comunicação multiplicativa busca induzir o indivíduo a produzir feedback.
verifica-se que estão corretos
II e V, apenas.
I, II e IV.
I, II e V.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
Assinale a afirmação falsa.
Conforme o Código de Ética da Fenaj, é responsabilidade apenas da empresa jornalística informar à sociedade quando uma matéria tiver caráter publicitário ou decorrer de patrocínio ou promoções.
Numa situação de crise, a assessoria de comunicação deve antecipar-se às demandas da imprensa, fornecendo informações que possam esclarecer os fatos.
Porta-voz é a pessoa autorizada a falar por um governante, um alto funcionário ou dirigente de alguma instituição.
Serifa é o acabamento verificado nas extremidades das hastes das letras.
Segundo Pierce, signo é tudo aquilo que substitui alguma outra coisa, representando-a para alguém.
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