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Conforme Fraser Bond, podemos classificar a entrevista jornalística em cinco tipos:
noticiosa, de opinião, com personalidade, de grupo e coletiva.
de opinião, coletiva, narrativa, com personalidade e dissertativa.
focada, narrativa, dissertativa, de opinião e noticiosa.
com personalidade, persuasiva, noticiosa, de grupo e coletiva.
coletiva, narrativa, com personalidade, focada e noticiosa.
O que é Opinião Pública?
É uma opinião unânime sobre determinado assunto que diz respeito a toda sociedade.
É algo pré-estabelecido, sem possibilidade de mudança.
É uma opinião comum, não é a opinião da maioria ou minoria, mas uma opinião representada por todas as opiniões dos participantes da discussão pública.
É a opinião de apenas uma classe social.
É a opinião que os meios de comunicação de massa propagam.
As afirmações abaixo estão corretas, exceto:
o trabalho do jornalista em uma assessoria de imprensa consiste, dentre outras atividades, em divulgar a instituição que representa.
o assessor de imprensa é o porta-voz da instituição.
este jornalista deve compreender como gerar mídia.
em caso de entrevista coletiva de imprensa, cabe ao assessor convocá-la.
o assessor de imprensa deve defender a instituição, mesmo quando ela pratica uma infração.
Devemos, ao escrever um press-release, tomar os seguintes cuidados, exceto:
redigir textos de acordo com a mídia: impresso, rádio, TV, internet.
um único texto, bem escrito, contempla todos os veículos.
sempre que possível, redigir um texto para cada periódico emissora de rádio ou TV e internet (blog, site etc).
utilizar as normas de formatação para cada mídia.
usar objetividade e destacar o que pode ser notícia.
Como obter uma imagem favorável à instituição/empresa? Assinale a opção errada.
Planejamento é o primeiro passo.
A campanha deve prever as mídias que serão utilizadas.
Com matéria paga, sempre que possível.
Através de estratégias que construam/fidelizem a image building da empresa.
Com ações sociais que caracterizem a empresa-cidadã.
Dadas as afirmações sobre linguagem televisiva,
I. Na verdade, há duas linguagens: áudio e vídeo.
II. A linguagem imagética deve ser acompanhada pelo áudio.
III. Nunca escrevemos um texto (áudio) sem imagens.
IV. A linguagem textual (áudio) deve completar a linguagem imagética (VT).
verifica-se que
III é a única opção errada.
apenas I e II estão corretas.
apenas II e IV estão corretas.
I, II e III são corretas.
I, II, III e IV são corretas.
Ao tomar conhecimento de que a esposa de um promotor é acusada de desvio de verbas públicas, a atitude correta do assessor de imprensa consiste e
escrever imediatamente uma nota negando o fato.
esclarecer a inocência dela, ameaçando processo de calúnia e difamação.
desconhecer o fato, sem qualquer pronunciamento.
publicar a matéria, uma vez que o fato já foi apurado.
procurar o promotor e pedir orientação.
Assinale a afirmação falsa.
Press-releases devem ser estritamente informativos.
Ivy Lee criou o primeiro escritório mundial de Relações Públicas, em Nova Iorque, em 1906.
Sempre que possível, o lead deve conter o nome da organização que enviou o release.
Para remessa de press-releases, deve-se observar o horário de funcionamento das redações.
Clipping é a medição do retorno de tudo aquilo que não foi publicado.
No planejamento e organização de eventos, não é correto
elaborar checklist e atualizar mailing de imprensa.
identificar o público de interesse.
escolher o tema em função do público que será levado ao evento e vice-versa.
definir e antecipar o retorno de imagem em função de possíveis desvios no comportamento dos patrocinadores.
evitar que a data coincida com outras que possam dividir o interesse do público.
Press-day é
uma lista de tarefas diárias do assessor de imprensa.
um tipo de press-kit para jornalistas de veículos impressos.
uma ferramenta de auditoria de imagem.
um método de medição de retorno diário dos releases enviados pela assessoria.
uma ferramenta de relacionamento com a imprensa.
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