Questões de Comunicação Social da COPEVE/ UFAL

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Conforme Fraser Bond, podemos classificar a entrevista jornalística em cinco tipos:

  • A.

    noticiosa, de opinião, com personalidade, de grupo e coletiva.

  • B.

    de opinião, coletiva, narrativa, com personalidade e dissertativa.

  • C.

    focada, narrativa, dissertativa, de opinião e noticiosa.

  • D.

    com personalidade, persuasiva, noticiosa, de grupo e coletiva.

  • E.

    coletiva, narrativa, com personalidade, focada e noticiosa.

O que é Opinião Pública?

  • A.

    É uma opinião unânime sobre determinado assunto que diz respeito a toda sociedade.

  • B.

    É algo pré-estabelecido, sem possibilidade de mudança.

  • C.

    É uma opinião comum, não é a opinião da maioria ou minoria, mas uma opinião representada por todas as opiniões dos participantes da discussão pública.

  • D.

    É a opinião de apenas uma classe social.

  • E.

    É a opinião que os meios de comunicação de massa propagam.

As afirmações abaixo estão corretas, exceto:

  • A.

    o trabalho do jornalista em uma assessoria de imprensa consiste, dentre outras atividades, em divulgar a instituição que representa.

  • B.

    o assessor de imprensa é o porta-voz da instituição.

  • C.

    este jornalista deve compreender como gerar mídia.

  • D.

    em caso de entrevista coletiva de imprensa, cabe ao assessor convocá-la.

  • E.

    o assessor de imprensa deve defender a instituição, mesmo quando ela pratica uma infração.

Devemos, ao escrever um press-release, tomar os seguintes cuidados, exceto:

  • A.

    redigir textos de acordo com a mídia: impresso, rádio, TV, internet.

  • B.

    um único texto, bem escrito, contempla todos os veículos.

  • C.

    sempre que possível, redigir um texto para cada periódico emissora de rádio ou TV e internet (blog, site etc).

  • D.

    utilizar as normas de formatação para cada mídia.

  • E.

    usar objetividade e destacar o que pode ser notícia.

Como obter uma imagem favorável à instituição/empresa? Assinale a opção errada.

  • A.

    Planejamento é o primeiro passo.

  • B.

    A campanha deve prever as mídias que serão utilizadas.

  • C.

    Com matéria paga, sempre que possível.

  • D.

    Através de estratégias que construam/fidelizem a “image building” da empresa.

  • E.

    Com ações sociais que caracterizem a empresa-cidadã.

Dadas as afirmações sobre linguagem televisiva, 

I. Na verdade, há duas linguagens: áudio e vídeo.

II. A linguagem imagética deve ser acompanhada pelo áudio.

III. Nunca escrevemos um texto (áudio) sem imagens.

IV. A linguagem textual (áudio) deve completar a linguagem imagética (VT).

verifica-se que

  • A.

    III é a única opção errada.

  • B.

    apenas I e II estão corretas.

  • C.

    apenas II e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e III são corretas.

  • E.

    I, II, III e IV são corretas.

Ao tomar conhecimento de que a esposa de um promotor é acusada de desvio de verbas públicas, a atitude correta do assessor de imprensa consiste e

  • A.

    escrever imediatamente uma nota negando o fato.

  • B.

    esclarecer a inocência dela, ameaçando processo de calúnia e difamação.

  • C.

    desconhecer o fato, sem qualquer pronunciamento.

  • D.

    publicar a matéria, uma vez que o fato já foi apurado.

  • E.

    procurar o promotor e pedir orientação.

Assinale a afirmação falsa.

  • A.

    Press-releases devem ser estritamente informativos.

  • B.

    Ivy Lee criou o primeiro escritório mundial de Relações Públicas, em Nova Iorque, em 1906.

  • C.

    Sempre que possível, o lead deve conter o nome da organização que enviou o release.

  • D.

    Para remessa de press-releases, deve-se observar o horário de funcionamento das redações.

  • E.

    Clipping é a medição do retorno de tudo aquilo que não foi publicado.

No planejamento e organização de eventos, não é correto

  • A.

    elaborar checklist e atualizar mailing de imprensa.

  • B.

    identificar o público de interesse.

  • C.

    escolher o tema em função do público que será levado ao evento e vice-versa.

  • D.

    definir e antecipar o retorno de imagem em função de possíveis desvios no comportamento dos patrocinadores.

  • E.

    evitar que a data coincida com outras que possam dividir o interesse do público.

Press-day é

  • A.

    uma lista de tarefas diárias do assessor de imprensa.

  • B.

    um tipo de press-kit para jornalistas de veículos impressos.

  • C.

    uma ferramenta de auditoria de imagem.

  • D.

    um método de medição de retorno diário dos releases enviados pela assessoria.

  • E.

    uma ferramenta de relacionamento com a imprensa.

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