Questões de Comunicação Social da COPEVE/ UFAL

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Qual procedimento é comumente utilizado para garantir o acesso dos jornalistas a entrevistas coletivas realizadas pelas instituições em geral?

  • A.

    O jornalista precisa fazer parte do Mailing List da instituição para poder ter acesso à entrevista coletiva.

  • B.

    O jornalista deve submeter-se a um credenciamento prévio junto à instituição ou à assessoria dela.

  • C.

    O jornalista apenas deve estar presente no local onde será realizada a entrevista coletiva.

  • D.

    O jornalista somente poderá ter acesso à entrevista coletiva se for convidado pela assessoria de imprensa da instituição.

  • E.

    O jornalista somente poderá ter acesso a entrevista coletiva se for convidado pela alta gerência da instituição.

Dadas as afirmações abaixo sobre texto para rádio,

I. A linguagem radiofônica deve primar pela adjetivação.

II. A linguagem radiofônica se baseia na oscilação de voz.

III. Timbre, entonação e ritmo são elementos para sugerir imagem no rádio.

IV. As entrevistas em radiojornalismo são chamadas sonoras.

verifica-se que estão corretas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Com referência aos gêneros radiofônicos, podemos afirmar que estão corretas as afirmações abaixo, exceto:

  • A.

    vários programas são gêneros híbridos.

  • B.

    podemos dividir entre gêneros reais e ficcionais.

  • C.

    os gêneros radiojornalísticos fazem parte dos gêneros radiofônicos.

  • D.

    não há classificação de gênero; são todos híbridos.

  • E.

    talk-show e um gênero radiofônico.

São verdadeiras as afirmações sobre gêneros televisivos, exceto:

  • A.

    a primeira distinção é entre ficção e realidade.

  • B.

    os gêneros jornalísticos são da ordem da realidade.

  • C.

    a dramaturgia é da ordem ficcional.

  • D.

    os reality shows são da ordem da realidade.

  • E.

    como no rádio, há gêneros híbridos.

Os textos para TV podem ser, assim, classificados:

  • A.

    “puxada” de VT, nota pelada, nota coberta e "misto" (com todos os elementos dos outros).

  • B.

    nota coberta e “puxada” de VT.

  • C.

    nota coberta e nota pelada.

  • D.

    “puxada” de VT, nota pelada e nota coberta.

  • E.

    somente “puxada” de VT para introduzir as matérias.

Três fatores são determinantes na definição do formato de uma publicação impressa:

  • A.

    idade do leitor, distribuição e tiragem.

  • B.

    largura definida, custo e formato do papel de entrada na máquina.

  • C.

    usabilidade, distribuição e padrão gráfico.

  • D.

    custo, usabilidade e estética.

  • E.

    tamanho do filme, formato de entrada na máquina e tipo de publicação.

Assinale a afirmação falsa.

  • A.

    Cortina – breve texto lido pelo apresentador no início ou próximo ao final do programa.

  • B.

    Fusão – quando o som original vai diminuindo de intensidade à medida que uma nova inserção sonora é introduzida na transmissão.

  • C.

    Sobreposição – audição simultânea de dois ou mais sons.

  • D.

    Característica – música que identifica o programa no início e no fim de cada bloco e no início e no fim de cada programa.

  • E.

    Vinheta – usada de forma semelhante à característica ou cortina, identifica a emissora, o programa, o apresentador ou o patrocinador.

Não é uma ferramenta de gestão de mídias sociais:

  • A.

    Klout.

  • B.

    Twitter Fall.

  • C.

    Social Br.

  • D.

    SocialBakers.

  • E.

    PostRank Analytics.

Podemos afirmar que em webjornalismo está equivocado dizer que

  • A.

    a interatividade é maior, pois o tempo é ágil ou mesmo real.

  • B.

    é multimídia, pois reúne texto, áudio (rádio), imagens em movimento (TV) e fotojornalismo.

  • C.

    os textos são menores.

  • D.

    priorizamos o lead.

  • E.

    é a única redação jornalística que foge às regras de formatação.

Podemos afirmar sobre fotojornalismo, exceto:

  • A.

    fotojornalismo é apenas usar a fotografia no periódico.

  • B.

    a linguagem imagética do fotojornalismo complementa o texto escrito.

  • C.

    o tamanho e a posição da fotografia devem estar relacionados à importância da matéria.

  • D.

    um dos critérios de utilização da foto em jornalismo é o “appeal” emocional.

  • E.

    a escolha da policromia ou foto preto & branco define o olhar que o editor quer do leitor.

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