Lista completa de Questões de Comunicação Social da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual procedimento é comumente utilizado para garantir o acesso dos jornalistas a entrevistas coletivas realizadas pelas instituições em geral?
O jornalista precisa fazer parte do Mailing List da instituição para poder ter acesso à entrevista coletiva.
O jornalista deve submeter-se a um credenciamento prévio junto à instituição ou à assessoria dela.
O jornalista apenas deve estar presente no local onde será realizada a entrevista coletiva.
O jornalista somente poderá ter acesso à entrevista coletiva se for convidado pela assessoria de imprensa da instituição.
O jornalista somente poderá ter acesso a entrevista coletiva se for convidado pela alta gerência da instituição.
Dadas as afirmações abaixo sobre texto para rádio,
I. A linguagem radiofônica deve primar pela adjetivação.
II. A linguagem radiofônica se baseia na oscilação de voz.
III. Timbre, entonação e ritmo são elementos para sugerir imagem no rádio.
IV. As entrevistas em radiojornalismo são chamadas sonoras.
verifica-se que estão corretas
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Com referência aos gêneros radiofônicos, podemos afirmar que estão corretas as afirmações abaixo, exceto:
vários programas são gêneros híbridos.
podemos dividir entre gêneros reais e ficcionais.
os gêneros radiojornalísticos fazem parte dos gêneros radiofônicos.
não há classificação de gênero; são todos híbridos.
talk-show e um gênero radiofônico.
São verdadeiras as afirmações sobre gêneros televisivos, exceto:
a primeira distinção é entre ficção e realidade.
os gêneros jornalísticos são da ordem da realidade.
a dramaturgia é da ordem ficcional.
os reality shows são da ordem da realidade.
como no rádio, há gêneros híbridos.
Os textos para TV podem ser, assim, classificados:
puxada de VT, nota pelada, nota coberta e "misto" (com todos os elementos dos outros).
nota coberta e puxada de VT.
nota coberta e nota pelada.
puxada de VT, nota pelada e nota coberta.
somente puxada de VT para introduzir as matérias.
Três fatores são determinantes na definição do formato de uma publicação impressa:
idade do leitor, distribuição e tiragem.
largura definida, custo e formato do papel de entrada na máquina.
usabilidade, distribuição e padrão gráfico.
custo, usabilidade e estética.
tamanho do filme, formato de entrada na máquina e tipo de publicação.
Assinale a afirmação falsa.
Cortina breve texto lido pelo apresentador no início ou próximo ao final do programa.
Fusão quando o som original vai diminuindo de intensidade à medida que uma nova inserção sonora é introduzida na transmissão.
Sobreposição audição simultânea de dois ou mais sons.
Característica música que identifica o programa no início e no fim de cada bloco e no início e no fim de cada programa.
Vinheta usada de forma semelhante à característica ou cortina, identifica a emissora, o programa, o apresentador ou o patrocinador.
Não é uma ferramenta de gestão de mídias sociais:
Klout.
Twitter Fall.
Social Br.
SocialBakers.
PostRank Analytics.
Podemos afirmar que em webjornalismo está equivocado dizer que
a interatividade é maior, pois o tempo é ágil ou mesmo real.
é multimídia, pois reúne texto, áudio (rádio), imagens em movimento (TV) e fotojornalismo.
os textos são menores.
priorizamos o lead.
é a única redação jornalística que foge às regras de formatação.
Podemos afirmar sobre fotojornalismo, exceto:
fotojornalismo é apenas usar a fotografia no periódico.
a linguagem imagética do fotojornalismo complementa o texto escrito.
o tamanho e a posição da fotografia devem estar relacionados à importância da matéria.
um dos critérios de utilização da foto em jornalismo é o appeal emocional.
a escolha da policromia ou foto preto & branco define o olhar que o editor quer do leitor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...