Questões de Comunicação Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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Assessorias de imprensa têm uma intensa relação com a mídia, em alguns casos, enviando a jornais, rádios e TVs press-releases com textos acabados, prontos para publicação e/ou veiculação. Em outras ocasiões, assessorias oferecem apenas orientações para a futura produção de notícias. Esse procedimento legítimo é chamado:

  • A. produção de matéria.
  • B. press-book.
  • C. sugestão de pauta.
  • D. matéria paga.
  • E. reportagem especial.

Freqüentemente, assessorias de Comunicação organizam entrevistas para membros de veículos de imprensa. Há, como se sabe, vários tipos de entrevista jornalística, inclusive aquela em que o entrevistado é submetido às perguntas de vários repórteres, que representam diferentes veículos, chamada de:

  • A. entrevista temática.
  • B. entrevista em profundidade.
  • C. entrevista ocasional.
  • D. entrevista coletiva.
  • E. entrevista de grupo.

A criação das assessorias de imprensa, após a Segunda Guerra Mundial, profissionalizou a intermediação entre instituições e/ou empresas e a mídia. Considerando as vantagens dessa profissionalização, é possível dizer que as assessorias:

  • A.

    aumentaram o salário dos jornalistas profissionais envolvidos na cobertura setorizada.

  • B.

    ampliaram consideravelmente a circulação dos jornais e a audiência das televisões.

  • C.

    levaram os administradores a perceber a relevância da informação ao público.

  • D.

    incrementaram a criação de novas editorias nas redações.

  • E.

    facilitaram a expansão de serviços on-line de notícias especializadas.

Assessorias são fontes importantes para a produção da informação jornalística. Essas fontes podem ser classificadas como primárias e secundárias, que podem ser definidas, respectivamente, como:

  • A.

    a que pertence a uma instituição oficial e a que apenas testemunhou um fato.

  • B.

    a que fornece a informação essencial da matéria e a que ajuda na formulação de uma pauta.

  • C.

    a que testemunhou um fato e a que teve conhecimento do fato através do relato de terceiros.

  • D.

    a que é especializada no assunto em pauta e a que não é especializada.

  • E.

    a que representa a versão da autoridade e a que é acusada de alguma coisa.

O Código de Ética aprovado pelo Congresso Nacional de Jornalistas de 1987 defende que, no caso em que a informação jornalística cometa equívocos e/ou necessite de correções:

  • A.

    o prejudicado deve entrar na justiça contra o jornal.

  • B.

    só haverá direito de resposta após decisão judicial.

  • C.

    o jornal pode suspender o jornalista de suas funções.

  • D.

    o prejudicado deve tentar um acordo com o jornal.

  • E.

    o jornalista deve permitir o direito de resposta.

Sobre a responsabilidade das informações, o Código de Ética elaborado no Congresso Brasileiro de Jornalistas de 1987 define que:

  • A.

    apenas o jornal é responsável pela informação divulgada.

  • B.

    o jornalista é responsável pela informação que divulga, mesmo que seu trabalho tenha sido alterado por terceiros.

  • C.

    o jornalista é responsável por toda informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros.

  • D.

    o jornalista não é responsável pela informação a partir do instante em que ela é publicada por um jornal.

  • E.

    o jornal só é responsável pela informação publicada sem assinatura, e o material assinado é de exclusiva responsabilidade do jornalista.

Ainda segundo o Código de Ética Jornalística de 1987, a censura e a autocensura são delitos:

  • A. contra a humanidade.
  • B. contra o estado.
  • C. contra o jornalismo.
  • D. contra a sociedade.
  • E. contra o brasil.

Pelo Código de Ética em vigor, os jornalistas brasileiros estão proibidos de:

  • A.

    aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria.

  • B.

    ter dois ou mais empregos jornalísticos remunerados em mais de uma empresa.

  • C.

    ter empregos jornalísticos paralelos no setor público e no setor privado.

  • D.

    ser ao mesmo tempo jornalista profissional numa empresa e assessor de imprensa de outra empresa.

  • E.

    aceitar empregos jornalísticos com salários superiores a 25 salários mínimos.

A Ética Profissional é um domínio que:

  • A.

    norteia as relações de etnia que envolvem os membros de uma sociedade.

  • B.

    conceitua deveres e estabelece regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais.

  • C.

    é estranho aos usos e costumes que vigoram numa determinada sociedade.

  • D.

    envolve um conjunto de princípios que regem a conduta da sociedade em geral.

  • E.

    tem como princípio organizar as atividades diárias de um grupo profissional.

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