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O código de ética profissional dos Secretários e Secretárias no Capitulo II, referente aos Direitos dos profissionais, afirma que o profissional deve:
defender a integridade moral das profissões.
garantir e defender suas atribuições estabelecidas na Lei de regulamentação.
obrigatoriamente participar de atividades públicas para defender a categoria.
aceitar a jornada de trabalho que seja compatível com os interesses da chefia.
receber uma remuneração que seja equivalente à dos executivos da sua empresa.
Em referência ao Capítulo VI – Das Relações com a empresa –, o código de ética da profissão afirma que compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades:
identificar-se com a filosofia dos funcionários, sendo um agente facilitador da implementação das mudanças administrativas e políticas.
agir como elemento controlador das relações interpessoais na sua área de atuação.
atuar como figura-chave do fluxo de informações, desenvolvendo e mantendo, de forma dinâmica e contínua, os sistemas de comunicação.
estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais.
ajudar, no ambiente de trabalho, a outros profissionais que sejam de sua estreita relação.
São atribuições do Secretário Executivo regulamentadas pela Lei 7.377/85:
planejar, organizar e garantir a direção adjunta da diretoria.
definir as atividades dos executivos e estabelecer seu cronograma de execução.
redigir textos profissionais especializados, exceto em idioma estrangeiro.
taquigrafar ditados, fazer discursos, conferências, palestras, explanações, inclusive em idioma estrangeiro.
registrar e distribuir expediente e executar outras tarefas, mesmo que não sejam correlatas
As organizações geram inúmeros documentos para atender as suas atividades. Para mantê-los organizados, o profissional de secretariado, antes de apreender a sistematização do arquivamento, precisa assimilar a importância e o valor da preservação dos documentos. Por isso, é válido saber que:
1) a importância dos arquivos cresceu enormemente, à medida que se desenvolveram os conceitos sociais, econômicos e culturais da humanidade.
2) a disseminação do ideal democrático ampliou os horizontes dos indivíduos, mas, não, as portas da consulta, da pesquisa e dos arquivos.
3) o documento, por si só, pode ser encarado como um instrumento para o correto desempenho da administração pública.
4) os arquivos públicos são conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por órgãos estritamente governamentais.
Está(ão) correta(s) apenas:
Conforme Medeiros (2003), documentação é um conjunto de técnicas cujo objetivo primordial é a produção, sistematização, distribuição e utilização de documentos. A secretária lida constantemente com esse material e deve saber que a documentação:
facilita o acesso às informações e aos conhecimentos especializados e é útil em todos os setores da atividade profissional.
pode ser comercial, científica ou oficial, conforme a tabela de temporalidade usada na organização.
a depender da cultura organizacional, pode ter natureza comercial, científica ou oficial.
oficial objetiva auxiliar a administração industrial, classificando documentos, como, por exemplo, os atos normativos.
oficial refere-se àquelas divulgadas informalmente.
Observe os dados representados abaixo.
1) Pedido - A
2) Contratos - B
3) Correspondência - C
4) Catálogos - D
5) Reclamações - E
Esses dados se referem ao sistema de classificação:
A alternativa em que consta o correto arquivamento, pelo método alfabético, dos nomes: FRANCISCO ROSAS de MELO, PATRÍCIA MONTE VERDE e PAULO ROBERTO CASTELO BRANCO, respectivamente, é:
Branco, Paulo Roberto Castelo Monte Verde, Patrícia Melo, Francisco Rosas de
Paulo, Roberto Castelo Branco Verde, Patrícia Monte De Melo, Francisco Rosas
Castelo Branco, Paulo Roberto Monte, Patrícia Verde De Melo, Francisco Rosas
Castelo Branco, Paulo Roberto Verde, Patrícia Monte Francisco, Rosas de Melo
Castelo Branco, Paulo Roberto Melo, Francisco Rosas de Monte Verde, Patrícia
A Microfilmagem é um processo de conservação de documentos que tem como vantagem:
não depender de legislação própria.
dispensar a guarda de todos os originais.
economizar espaço e reduzir volume.
dispensar qualquer sistema de classificação.
ser de baixo custo e poder ser lido a olho nu.
Os tipos de equipamentos para arquivo são:
vertical, rotativo, horizontal, de fichas, de mapas.
diagonal, horizontal, de fichas, de mapas.
vertical, de rolagem, horizontal, de fichas, de mapas.
vertical, rotativo, horizontal.
reto ou em pé, horizontal, de mapas.
Não se incluem entre as atividades de organização e planejamento das secretárias:
classificar os mais variados assuntos e dar solução às demandas.
fazer recensões de livros e de artigos de revistas especializadas.
gerenciar sistemas de informação, por meio do controle das rotinas automatizadas multimídia.
estocar todo o material da empresa para um melhor desempenho das suas atividades.
conhecer a empresa: ramo de atividade, produto, clientela, funcionários e organização das atividades.
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