Questões de Comunicação Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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Para a chamada Escola de Frankfurt, filmes, programas radiofônicos e revistas fazem parte da Indústria Cultural, que funciona segundo a mesma lógica de organização de outras indústrias, como a fabricação de automóveis, por exemplo. Uma das formas de expansão dessa indústria é:

  • A.

    impor seus produtos ao consumo sem se importar com o gosto dos consumidores.

  • B.

    separar a lógica do capital da lógica da indústria cultural, visando enganar os consumidores.

  • C.

    distinguir entre a lógica do mercado e a geração de produtos culturais.

  • D.

    contestar a ideologia dominante para incrementar o consumo de produtos culturais.

  • E.

    adaptar seus produtos ao consumo das massas para melhor determinar esse consumo.

A investigação científica sobre o jornalismo tem tentado verificar de que forma a mídia constrói a realidade social. Nas pesquisas mais atuais, destacam-se os estudos reunidos sob a etiqueta agenda setting, cuja premissa é que:

  • A.

    as pessoas agendam seus assuntos e conversas de acordo com o que a mídia veicula.

  • B.

    as instituições públicas orientam seus projetos de acordo com os desejos da mídia.

  • C.

    as classes menos favorecidas aceitam com mais dificuldade as opiniões da mídia.

  • D.

    os proprietários da mídia agendam as decisões do setor econômico.

  • E.

    as organizações da sociedade civil são instrumentos da mídia.

Observe a frase abaixo, que poderia fazer parte de uma reportagem científica:

"A Terra gira em torno do Sol", afirmou o astrõnomo.

O uso das aspas para marcar a citação textual é desaconselhado, neste caso, porque a frase entre aspas traz uma informação:

  • A. equivocada.
  • B. redundante.
  • C. de conhecimento universal.
  • D. técnica.
  • E. especializada.

Entre as novas frentes de especialização do jornalismo, destaca-se a que se aproxima do setor de Ciência & Tecnologia. É o chamado Jornalismo Científico, cujo objetivo principal é:

  • A.

    criar assessorias de imprensa para universidades e centros de pesquisa.

  • B.

    realizar estudos sobre o jornalismo a partir de critérios científicos.

  • C.

    treinar cientistas e acadêmicos para a produção de textos jornalísticos.

  • D.

    traduzir, para o leitor/espectador/ouvinte leigo, as descobertas científicas.

  • E.

    produzir novas tecnologias de mídia para as empresas de Comunicação.

Ainda existem grandes entraves na veiculação de informações científicas pela mídia. Pesquisadores em Comunicação apontam várias tensões entre o campo científico e o campo jornalístico. Entre elas, os pesquisadores destacam, sobretudo, a oposição entre:

  • A.

    criatividade da pesquisa científica e banalidade da produção jornalística.

  • B.

    interesses comerciais da ciência e interesses públicos do jornalismo.

  • C.

    abrangência do público científico e segmentação do leitor de jornal.

  • D.

    formação do cientista e formação do jornalista.

  • E.

    precisão do texto científico e simplificação do texto jornalístico.

O setor de Ciência e Tecnologia (C&T) tem gerado crescente interesse por parte da mídia. Por isso, algumas abordagens dos campos científico e tecnológico têm se destacado na cobertura jornalística, como as que dão conta da evolução da Informática. Indique, entre as alternativas abaixo, dois outros campos da C&T que têm sido priorizados pela mídia nos últimos anos.

  • A. Saúde e Ecologia.
  • B. Engenharia e Novos Materiais.
  • C. Botânica e Micologia.
  • D. Física e Química.
  • E. Matemática e Estatística.

Historicamente, a mídia tem procurado meios para persuadir grupos sociais. No entanto, como afirma Philip Meyer, "o mundo tornou-se tão complicado, tão intenso o incremento da informação disponível, que o jornalista tem de ser alguém que cria, e não só transmite, um organizador, e não só um intérprete, alguém que junte os fatos e os torne acessíveis". Com essa afirmação, Meyer pretende definir o jornalismo:

  • A. investigativo.
  • B. de precisão.
  • C. opinativo.
  • D. interpretativo
  • E. literário.

Boa parte da credibilidade da mídia se baseia na idéia de que as informações que ela disponibiliza são corretas. Por isso, considera-se que toda boa reportagem exige um "cruzamento de informações", mecanismo jornalístico que consiste em:

  • A.

    voltar a procurar a fonte para que ela confirme a versão que havia dado anteriormente.

  • B.

    basear a confirmação de uma entrevista em documentos que possam comprovar a veracidade das afirmações.

  • C.

    a partir de um fato transmitido por uma determinada fonte, ouvir a versão sobre o mesmo fato de outras fontes independentes.

  • D.

    selecionar as fontes a serem entrevistadas segundo critérios de importância hierárquica.

  • E.

    considerar que só as autoridades têm condições de falar sobre determinados assuntos.

Um dos mais importantes elementos de persuasão empregados pela mídia é a adoção de "testemunhas", que dão consistência às informações distribuídas. No caso de uma reportagem sobre um problema urbano, por exemplo, o prefeito de uma cidade e o presidente de uma associação de moradores podem ser, igualmente, fontes de informação jornalística. Enquanto o segundo pode ser considerado uma fonte da sociedade civil organizada, o primeiro seria:

  • A. fonte principal.
  • B. fonte secundária.
  • C. fonte especial.
  • D. fonte oficial.
  • E. fonte privilegiada.

A publicidade, assim como outros padrões da Comunicação, é fundamentalmente orientada para o convencimento das audiências (leitores, ouvintes, telespectadores). Por isso, especialistas procuram elaborar modelos de persuasão. Um desses modelos é conhecido através da sigla AIDA, e define cinco objetivos fundamentais de persuasão. Indique, entre as opções abaixo, o único objetivo que não faz parte do modelo AIDA.

  • A. Abstrair a realidade.
  • B. Captar a atenção.
  • C. Suscitar o interesse.
  • D. Estimular o desejo.
  • E. Provocar a aquisição.
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