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Para a chamada Escola de Frankfurt, filmes, programas radiofônicos e revistas fazem parte da Indústria Cultural, que funciona segundo a mesma lógica de organização de outras indústrias, como a fabricação de automóveis, por exemplo. Uma das formas de expansão dessa indústria é:
impor seus produtos ao consumo sem se importar com o gosto dos consumidores.
separar a lógica do capital da lógica da indústria cultural, visando enganar os consumidores.
distinguir entre a lógica do mercado e a geração de produtos culturais.
contestar a ideologia dominante para incrementar o consumo de produtos culturais.
adaptar seus produtos ao consumo das massas para melhor determinar esse consumo.
A investigação científica sobre o jornalismo tem tentado verificar de que forma a mídia constrói a realidade social. Nas pesquisas mais atuais, destacam-se os estudos reunidos sob a etiqueta agenda setting, cuja premissa é que:
as pessoas agendam seus assuntos e conversas de acordo com o que a mídia veicula.
as instituições públicas orientam seus projetos de acordo com os desejos da mídia.
as classes menos favorecidas aceitam com mais dificuldade as opiniões da mídia.
os proprietários da mídia agendam as decisões do setor econômico.
as organizações da sociedade civil são instrumentos da mídia.
Observe a frase abaixo, que poderia fazer parte de uma reportagem científica:
"A Terra gira em torno do Sol", afirmou o astrõnomo.
O uso das aspas para marcar a citação textual é desaconselhado, neste caso, porque a frase entre aspas traz uma informação:
Entre as novas frentes de especialização do jornalismo, destaca-se a que se aproxima do setor de Ciência & Tecnologia. É o chamado Jornalismo Científico, cujo objetivo principal é:
criar assessorias de imprensa para universidades e centros de pesquisa.
realizar estudos sobre o jornalismo a partir de critérios científicos.
treinar cientistas e acadêmicos para a produção de textos jornalísticos.
traduzir, para o leitor/espectador/ouvinte leigo, as descobertas científicas.
produzir novas tecnologias de mídia para as empresas de Comunicação.
Ainda existem grandes entraves na veiculação de informações científicas pela mídia. Pesquisadores em Comunicação apontam várias tensões entre o campo científico e o campo jornalístico. Entre elas, os pesquisadores destacam, sobretudo, a oposição entre:
criatividade da pesquisa científica e banalidade da produção jornalística.
interesses comerciais da ciência e interesses públicos do jornalismo.
abrangência do público científico e segmentação do leitor de jornal.
formação do cientista e formação do jornalista.
precisão do texto científico e simplificação do texto jornalístico.
O setor de Ciência e Tecnologia (C&T) tem gerado crescente interesse por parte da mídia. Por isso, algumas abordagens dos campos científico e tecnológico têm se destacado na cobertura jornalística, como as que dão conta da evolução da Informática. Indique, entre as alternativas abaixo, dois outros campos da C&T que têm sido priorizados pela mídia nos últimos anos.
Historicamente, a mídia tem procurado meios para persuadir grupos sociais. No entanto, como afirma Philip Meyer, "o mundo tornou-se tão complicado, tão intenso o incremento da informação disponível, que o jornalista tem de ser alguém que cria, e não só transmite, um organizador, e não só um intérprete, alguém que junte os fatos e os torne acessíveis". Com essa afirmação, Meyer pretende definir o jornalismo:
Boa parte da credibilidade da mídia se baseia na idéia de que as informações que ela disponibiliza são corretas. Por isso, considera-se que toda boa reportagem exige um "cruzamento de informações", mecanismo jornalístico que consiste em:
voltar a procurar a fonte para que ela confirme a versão que havia dado anteriormente.
basear a confirmação de uma entrevista em documentos que possam comprovar a veracidade das afirmações.
a partir de um fato transmitido por uma determinada fonte, ouvir a versão sobre o mesmo fato de outras fontes independentes.
selecionar as fontes a serem entrevistadas segundo critérios de importância hierárquica.
considerar que só as autoridades têm condições de falar sobre determinados assuntos.
Um dos mais importantes elementos de persuasão empregados pela mídia é a adoção de "testemunhas", que dão consistência às informações distribuídas. No caso de uma reportagem sobre um problema urbano, por exemplo, o prefeito de uma cidade e o presidente de uma associação de moradores podem ser, igualmente, fontes de informação jornalística. Enquanto o segundo pode ser considerado uma fonte da sociedade civil organizada, o primeiro seria:
A publicidade, assim como outros padrões da Comunicação, é fundamentalmente orientada para o convencimento das audiências (leitores, ouvintes, telespectadores). Por isso, especialistas procuram elaborar modelos de persuasão. Um desses modelos é conhecido através da sigla AIDA, e define cinco objetivos fundamentais de persuasão. Indique, entre as opções abaixo, o único objetivo que não faz parte do modelo AIDA.
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