Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 1964 foi lançada uma obra que se tornou clássica porque discute a influência das técnicas de comunicação e as transformações geradas nos padrões de interação social. Essa obra de Umberto Eco considera

  • A. Apocalípticos os que entendiam que a massificação da produção e o consumo eram responsáveis pela queda da essência na criação artística.
  • B. que os Integrados concordavam com os Apocalípticos, mas pregavam que as novas tecnologias seriam fator de dominação das classes subalternas.
  • C. Apocalípticos e Integrados os defensores da censura dos meios de comunicação, em graus diferentes, para impedir a desestabilização econômica.
  • D. Apocalípticos os autores que consideram a cultura como um bem possível de ser consumido somente pelas classes sociais privilegiadas economicamente.
  • E. Integrados os que defendem que as tecnologias de comunicação não serão massificadas porque sempre haverá uma técnica mais avançada a ser oferecida ao mercado consumidor.

Entre os conceitos básicos das Normas-Padrão da Atividade

Publicitária constam:

I. Agenciador de Propaganda: é a pessoa física registrada

e remunerada pelo Veículo, sujeita à sua

disciplina e hierarquia, com a função de intermediar

a venda de espaço/tempo publicitário.

II. Agenciador Autônomo ou Corretor: é profissional

independente sem vínculo empregatício com

Anunciante, Agência ou Veículo , que contrata

publicidade por ordem e conta do Anunciante.

III. Balcão de Anúncios: é a pessoa jurídica independente,

equiparada ao Agenciador Autônomo, que

capta publicidade para distribuição aos Veículos de

Comunicação.

IV. Fee: é o valor contratualmente pago pelo Anunciante

à Agência de Publicidade, nos termos estabelecidos

pelas Normas-Padrão, independentemente do

volume de veiculações, por serviços prestados de

forma contínua ou eventual.

V. Valor Bruto: é o preço da mídia contratada, deduzidos

os descontos comerciais concedidos aos Anunciantes.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    I e V, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

Na impressão colorida,

  • A.

    a impressão de imagens é feita com três chapas nas cores verde, azul e vermelho.

  • B.

    as retículas para a impressão de imagens devem ter o mesmo ângulo de inclinação.

  • C.

    as cores fundamentais para a impressão são amarelo, ciano, vermelho e verde.

  • D.

    os originais de tom contínuo precisam usar retícula para produzir cores chapadas.

  • E.

    as cores utilizadas na impressão em quadricromia são amarelo, magenta, ciano e preto.

Em Comunicação é correto afirmar que

  • A. a hipótese do gatekeeping sustenta que as pessoas repercutem em suas conversas os assuntos veiculados pela mídia.
  • B. a hipótese principal sobre recepção das informações é que, ao mudar de opinião, os leitores buscam aproximação das opiniões que julgam predominantes.
  • C. a teoria da dissonância cognitiva entende que o receptor sentirá desconforto psicológico diante de duas referências psicomotoras.
  • D. estudos sobre a espiral do silêncio concluem que as pessoas temem ficar isoladas se expressarem plublicamente opiniões diferentes das do grupo dominante.
  • E. a hipótese do agenda setting considera que as notícias são filtradas por um responsável de acordo com critérios de noticiabilidade.

Os infratores das normas estabelecidas no Código Brasileiro

de Autorregulamentação Publicitária estarão sujeitos

às penalidades previstas no artigo 50 do mencionado

Código, a saber:

I. advertência.

II. recomendação de alteração ou correção do anúncio.

III. recomendação aos veículos no sentido de que

sustem a divulgação do anúncio.

IV. divulgação da posição do CONAR com relação ao

Anunciante, à Agência e ao Veículo, através de

veículos de comunicação, em face do não acatamento

das medidas e providências preconizadas.

V. ingresso no Ministério Público de representação

contra Anunciante, Agência e Veículo.

Estão corretas as penalidades descritas em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, III e V, apenas.

Para fazer um manual destinado a estagiários da Secretaria de Justiça, no formato 148 × 210 mm, sem refile, a gráfica contratada foi orientada a escolher o melhor formato de papel para tornar economicamente viável a publicação. A gráfica deverá escolher o papel no formato

  • A.

    AA − 760 × 1120 mm.

  • B.

    B − 1000 × 1414 mm.

  • C.

    A − 841 × 1189 mm.

  • D.

    C − 91 × 1297 mm.

  • E.

    RA0 − 860 − 1280.

São todas ações de comunicação aproximativa:

  • A. jornal mural, patrocínios e programas de qualidade.
  • B. visitas dirigidas, patrocínios e programas de qualidade.
  • C. visitas dirigidas, boletim informativo interno e programas de qualidade.
  • D. boletim informativo interno, patrocínios e entrevista coletiva.
  • E. visita dirigidas, entrevista coletiva e jornal mural.

No dia 07 de junho de 2011, o site Meio & Mensagem (www.meioemensagem.com.br) informava que o Conar havia revisado o texto do Artigo 36, que trata das questões de responsabilidade socioambiental, válidas a partir de 1o de agosto de 2011. A matéria afirmava que na atualização do Artigo 36, um único novo parágrafo estabelece quatro princípios que devem ser seguidos no uso da temática socioambiental em campanhas publicitárias. Esses princípios são:

  • A.

    clareza, exatidão, pertinência e relevância.

  • B.

    veracidade, exatidão, coerência e relevância.

  • C.

    clareza, exatidão, pertinência e coerência.

  • D.

    veracidade, exatidão, pertinência e relevância.

  • E.

    clareza, coerência, pertinência e relevância.

O projeto gráfico de um house organ da Instituição prevê que os títulos deverão ser compostos em tipos da família lapidária. O título composto com tipos que pertencem a essa família é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os problemas das fontes estão relacionados a quatro níveis da comunicação. É correto afirmar que o Nível

  • A. Intra refere-se à comunicação entre dois interlocutores de forma descendente.
  • B. Grupal corresponde às reuniões, quando as comunicações ocorrem de maneira lateral (grupo de gerentes), e às palestras, quando a exposição é feita a uma coletividade.
  • C. Inter diz respeito à capacidade do gerente operar a comunicação em nível ascendente.
  • D. Coletivo corresponde à relação entre os funcionários que não desempenham cargos administrativos.
  • E. Colaborativo se refere à comunicação entre gerentes, superintendentes, diretores etc, que usam meios clássicos da comunicação organizacional.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...