Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A International Organization for Standartization define a Usabilidade web como a extensão na qual um produto pode ser usado por usuários determinados para alcançar objetivos específicos com
economia, velocidade e legibilidade.
leiturabilidade, efetividade e satisfação.
efetividade, eficiência e satisfação.
ergonomia, legibilidade e efetividade.
leiturabilidade, eficiência e economia.
O jornal O Estado de S.Paulo publicou, na edição de 06 de julho de 2011, uma chamada informando no título que o INSS de doméstico será abatido de IR. O texto noticiou que o abatimento no Imposto de Renda de parte dos gastos com previdência e planos de saúde de empregados domésticos foi aprovado pela Câmara até 2014. A escolha do tema para a primeira página se justifica porque tanto patrões quanto empregados identificam-se como personagens do fato. Esse critério de noticiabilidade é chamado de
proximidade.
ineditismo.
improbabilidade.
apelo.
empatia.
Consta do folclore jornalístico que, em 1990, o Correio Brasiliense noticiou a descoberta, no Estado de São Paulo, do mico leão prateado, uma mutação do mico leão dourado, decorrente da poluição paulista. A bióloga responsável pela descoberta era Isa Joke. Equívocos como esse são chamados no meio jornalístico de
chapéu.
cochilo.
pernada.
barriga.
pestana.
Hoje foram colhidas muitas flores no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim. O buquê tinha 45 cravos perfumados. Eram os jovens que completaram com aproveitamento os cursos de vídeo, fotografia, criação gráfica e serigrafia. Esse tipo de abertura não é bem visto no meio jornalístico. Segundo o Manual de Redação e Estilo, usado no jornal O Estado de S. Paulo, seria classificado de vago e desnecessário. Só em casos excepcionais é que se deve usar
o lead circunstancial.
a abertura descritiva.
a introdução informativa.
o lead contrastante.
o nariz-de-cera.
No dia 28 de março de 2011 o Diário de S. Paulo publicou matéria com o seguinte lead: Apesar dos recentes apagões, o Brasil terá energia suficiente para atender a um crescimento da economia de 7% a 8% ao ano até 2014, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética. Essa matéria teve o seguinte título: Energia não será gargalo ao crescimento. Em jornalismo, diz-se que esse título foi
editorializado.
encampado.
substantivado.
verbalizado.
adjetivado.
O conceito que permite a aferição do nível de audiência de determinado programa nos meios audiovisuais pela verificação da percentagem de espectadores do programa relativamente aos níveis de programas concorrentes, que decorram no mesmo período, tem o nome de
Share de audiência.
Branding de audiência.
Pesquisa quantitativa.
Real Time.
People meter.
O portal corporativo é considerado por muitos estudiosos como o mais importante projeto de gestão da informação da década passada. Esse tipo de canal de informação aprimorou, entre outras, as qualidades essenciais de construção de sua estrutura para facilitar a consulta dos usuários. Essas qualidades são, além da acessibilidade,
visibilidade, usabilidade e portabilidade.
imediatismo, visibilidade e usabilidade.
visibilidade, condutividade e portabilidade.
conectividade, condutividade e usabilidade.
visibilidade, imediatismo e portabilidade.
Quanto à Comunicação Interna, é correto afirmar que
a circulação periódica de um jornal para funcionários consegue atingir todas as finalidades de relacionamento com todos os públicos internos de uma organização.
ela não se restringe à comunicação descendente, mas inclui a comunicação horizontal e a comunicação ascendente.
a comunicação descendente, sem a previsão de feed back, é a característica principal do fluxo de informações de uma empresa democrática.
a manutenção da hierarquia empresarial tem sido a principal característica dos veículos criados para promover a circulação das informações em uma organização.
ela influi no aumento da produtividade e da qualidade, mas não consegue ser instrumento para promover a democratização da estrutura formal das organizações.
São elementos básicos que compõem a identidade visual Corporativa:
marca, papelaria, dimensões e corpo padrão.
logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão.
papelaria, símbolo, dimensões e logomarca.
dimensões, logomarca, cores e tipologia-padrão.
logomarca, logotipo, símbolo e marca.
O contraste observado na ilustração, contrapondo o tamanho da letra A e a imagem de uma pessoa, realçando a mensagem pelo exagero da forma, é chamado de
paradoxo.
hipérbole.
redundância.
personificação.
sinédoque.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...