Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ciro Ribeiro Coutinho (Pesquisa de Opinião no Jornalismo Político) afirma que é necessário adequar o peso de cada segmento dos entrevistados em relação ao universo. Em pesquisa de opinião, essa operação é chamada de

  • A.

    controle de qualidade.

  • B.

    checagem de consistência.

  • C.

    margem de erro.

  • D.

    ponderação.

  • E.

    contextualização.

Essa função da linguagem é chamada de

  • A.

    metalinguística.

  • B.

    conativa.

  • C.

    referencial.

  • D.

    fática.

  • E.

    poética.

Para os pesquisadores da relação imagem-texto, quando a qualidade da imagem é inferior ao texto, tem-se uma redundância; quando a qualidade da imagem é superior ao texto, tem-se uma Informatividade e quando ambos (imagem e texto) têm a mesma importância diz-se que há

  • A.

    complementaridade.

  • B.

    equivalência.

  • C.

    heterogeneidade.

  • D.

    homogeneidade.

  • E.

    figuratividade.

Para extrair imagens dos backgrounds, o Photoshop tem o comando Extract, que consegue isolar imagens do fundo e criar um novo layer, o que permite movê-la para uma outra imagem. A caixa de diálogo do comando Extract, entre outras, apresenta uma ferramenta chamada Edge Highlighter, que permite

  • A.

    navegar pela imagem, ao ser combinada com o zoom.

  • B.

    selecionar uma cor que deve permanecer intacta na imagem.

  • C.

    apagar o excesso de contorno criado por outras ferramentas de seleção.

  • D.

    pintar rapidamente uma parte da imagem que se quer manter no novo contexto.

  • E.

    desenhar o contorno da seleção que deve ser mantido na imagem que se quer mover.

Um agregador de podcasts tem a função de acompanhar as mudanças como se fosse uma agenda online. Quando um novo podcast é agregado à programação, o agregador avisa o usuário. Os mais conhecidos agregadores são

  • A.

    Adobe Premier, Juice, JPodder e ePSXe.

  • B.

    Adobe Premier, WinZip, JPodder e Google Reader.

  • C.

    iTunes, Juice, JPodder e Google Reader.

  • D.

    iTunes, Juice, FlashGet e Google Reader.

  • E.

    iTunes, Juice, JPodder e ePSXe.

Diante de um fato apresentado em um veículo de comunicação de massa, é desejado que os espectadores compreendam a informação. Para que isso aconteça, essa informação nova precisa ser ligada a outras já conhecidas do leitor, isto é, deve ser relacionada a referências anteriores e a um contexto. Esse modelo de comunicação recebe o nome de

  • A.

    framming effect.

  • B.

    gatekeeper.

  • C.

    newsmaking.

  • D.

    espiral do silêncio.

  • E.

    espiral de dance.

As empresas modernas apresentam o seguinte fluxo de comunicação:

  • A.

    vertical, horizontal e centralizada.

  • B.

    vertical, lateral e centralizada.

  • C.

    descendente, ascendente e horizontal.

  • D.

    descendente, vertical e horizontal.

  • E.

    lateral, horizontal e centralizada.

No que diz respeito ao planejamento de pesquisa de opinião, a técnica probabilística cuja amostra é composta por subgrupos que representam as características do universo é chamada de

  • A.

    bola de neve.

  • B.

    tráfego

  • C.

    autogerada.

  • D.

    assistemática.

  • E.

    estratificada.

No que se refere à metodologia de pesquisa de opinião, o termo DG representa

  • A.

    Definição do Grupo.

  • B.

    Discussão em Grupo.

  • C.

    Dúvidas do Grupo.

  • D.

    Desempenho em Grupo.

  • E.

    Desenvolvimento em Grupo.

Existem tipos diferentes para arquivos de imagens digitais. O tipo deve ser escolhido em função da característica que mais importa preservar na imagem. Em fotografias pouco coloridas ou gráficos simples, é adequado usar imagens do tipo

  • A. JPEG (ou JPG), que é um tipo que consegue uma representação muito fiel da imagem, mas com uma descrição pixel a pixel, sem qualquer compressão, o que resulta em arquivos muito grandes.
  • B. BPM, o mais adequado para fotografias com muitos detalhes. Representa muito bem as tonalidades originais e tem compressão para poupar o tamanho do arquivo.
  • C. TIFF, que também é originado pela maioria das câmeras digitais profissionais. Esse formato não é padronizado e difere para cada tipo de máquina digital.
  • D. GIF, que só permite 256 cores, mas que as representa com muita fidelidade. Esse tipo serve também para as imagens animadas, que na prática são a apresentação sucessiva de imagens diferentes no mesmo espaço.
  • E. RAW, que é capaz de armazenar imagens de 24 ou 32 bits e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...