Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Quando o diretor opta por gravar uma entrevista sem que nenhum microfone seja enquadrado pela câmera, ele utiliza um microfone superdirecional, em geral acoplado a uma vara, chamado de

  • A.

    Zepelin.

  • B.

    Shotgun.

  • C.

    Lavalier.

  • D.

    Sungun.

  • E.

    Audio link.

O jornal Zero Hora de Porto Alegre publicou, no dia 04 de abril de 2011, a notícia do desabamento de um prédio em construção em Belém (PA). Segundo o jornal, as informações sobre as vítimas são desencontradas. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a Polícia Militar local afirma que cerca de 15 operários e outras cinco pessoas ficaram debaixo dos escombros. Já no site G1, a Defesa Civil do Pará afirma que pelo menos cinco pessoas estariam nos escombros. A matéria termina informando com informações da Agência Estado. Pelas características das fontes é correto afirmar que se trata de

  • A.

    um calhau.

  • B.

    uma barriga.

  • C.

    uma suíte.

  • D.

    matéria de gaveta.

  • E.

    uma cozinha.

Praticamente todos os softwares de edição não linear de áudio, para um programa de rádio, por exemplo, permitem que uma narração seja sonorizada com uma música de fundo durante toda a narração, processo chamado no jargão de rádio de BG. Quando, mesmo em BG, mixamos uma música com outra, de forma que o volume da música anterior vá diminuindo enquanto o da seguinte aumenta lentamente, esse efeito de transição é chamado de

  • A.

    Fade In.

  • B.

    Cut.

  • C.

    Balanceamento.

  • D.

    Cross fade.

  • E.

    Delay.

O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, de 1996, é constituído por cinco conceitos e 28 definições, normas e recomendações. Entre elas,

I. O anunciante, também chamado de cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

II. Publicidade remunerada pode ser ou não ser propaganda.

III. Os veículos faturarão sempre em nome dos anunciantes, enviando as contas às agências por elas responsáveis, para cobrança.

IV. O plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada ao profissional.

V. A propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo que, escondendo a propaganda, são expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda.

Pertencem ao Código de Ética o que consta em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, IV e V, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Numa entrevista coletiva, quando várias emissoras de rádio e TV agrupam-se para captar um depoimento momentâneo de uma autoridade, observa-se que as emissoras fazem uso de microfones chamados “de mão”. Esse tipo de microfone é privilegiado pelas emissoras em reportagens e entrevistas de rua, nas quais não é possível organizar calmamente a gravação, porque

  • A.

    a captação é feita no padrão cardioide.

  • B.

    é omnidirecional.

  • C.

    tem captação de áudio automática.

  • D.

    é o único que pode ser utilizado “sem fio”.

  • E.

    somente ele pode ser conectado à câmera portátil.

A partir de 2017 o Brasil terá todas as emissoras de TV transmitindo sua programação em canais digitais. Para as emissoras de TV isso significa uma grande mudança. Em termos técnicos, uma significativa diferença entre a transmissão de TV digital e a analógica é que

  • A.

    a digital não usa mais as fitas de videotape.

  • B.

    cada imagem que compõe um frame de vídeo no sistema digital possui até o dobro de pixels do sistema analógico, permitindo maior definição da imagem.

  • C.

    a maior possibilidade de compressão do sinal digital, através de codificação, faz com que o sinal ocupe menos espaço e mais dados possam ser transmitidos.

  • D.

    o receptor de TV Digital não necessita de nenhum tipo de antena para receber as imagens.

  • E.

    a transmissão Digital acaba com os incômodos “chuviscos” nas imagens e não está sujeita a nenhum tipo de interferência na imagem transmitida.

O gráfico corresponde ao conceito de Ciclo de Vida do Produto. As etapas desse ciclo correspondem a

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

     

  • E.

Quando em uma gravação de áudio opta-se por alterar as frequências médias, e assim ressaltar uma voz humana, está-se utilizando um aparelho chamado

  • A.

    equalizador.

  • B.

    monitor.

  • C.

    home theater.

  • D.

    vectorscope.

  • E.

    amplificador.

Resumindo a teoria de vários autores, a imagem de um produto é uma construção sistêmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos

  • A.

    relacionados ao design, cor, cheiro e valor.

  • B.

    referentes a atitudes e percepções do objeto.

  • C.

    de origens funcionais, simbólicas, cognitivas e emocionais.

  • D.

    que revelam sentimentos como prazer, dor, alegria e medo.

  • E.

    que interrelacionam conceitos obtidos em experiências anteriores.

Cecília Soares de Paiva aborda a hipótese de(o)  ...I... , que reconhece o jornalista como um portal selecionador da informação, com suas produções e emissões textuais, e a hipótese de(o) ...II... que atribui aos meios de comunicação a responsabilidade de insuflar temas para que a sociedade os comente. Ela se refere, respectivamente, a

  • A.

    I - espelho; II - agenda-setting.

  • B.

    I - agenda-setting; II - gatekeeper.

  • C.

    gatekeeper; II - espelho.

  • D.

    I - gatekeeper; II - agenda-setting.

  • E.

    I - espelho; II - gatekeeper.

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