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Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
A tecnologia permitiu, no Brasil, a criação de um telejornal em rede nacional. Esse desenvolvimento tecnológico ocorreu na década de:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
A posse dos canais de televisão aberta (VHF) no Brasil pertence a (ao):
Na perspectiva da comunicação integrada, assinale a opção que apresenta exemplos de comunicação mercadológica e de comunicação institucional, respectivamente.
Analise o fragmento a seguir.
A perda de clientes lucrativos pode ser um grande problema para as empresas. Por isso, reconquistá-los torna-se uma importante atividade de marketing. Geralmente é mais _____ reter do que atrair novos clientes e a chave para reter os clientes lucrativos é _____. Os cinco níveis de investimento na construção do relacionamento são: básico, reativo, responsável, pró-ativo e _____. Entre as estratégias para formar fortes vínculos com os clientes está o acréscimo de benefícios _____, sociais e estruturais na relação empresa-cliente.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima
Relacione as categorias de mercado listadas a seguir às suas respectivas características.
1. Marketing de segmento
2. Marketing de massa
3. Micromarketing
4. Marketing de nicho
( ) baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.
( ) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.
( ) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.
( ) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
A respeito da linguagem sonora no rádio, é correto afirmar que:
deve estar presente nos programas de variedades, mas é dispensável nos noticiários.
é a linguagem resultante da combinação de elementos verbais (o texto) e não-verbais (sonoplastia, desempenho da voz), voltada para o entretenimento e a informação.
é a linguagem utilizada pelo locutor durante os programas musicais para prender a atenção do ouvinte.
é a linguagem que utiliza expressões métricas e rimas.
é indispensável nos noticiários e debates, mas não deve ser utilizada nos programas de variedade, pois dá um ar de formalismo que pode afastar o ouvinte.
Podem ser tomadas como características respectivas da propaganda política e da comunicação institucional:
comunicação que tem por objetivo a conquista e a preservação do poder público; uma ou mais formas de tornar pública a imagem de uma organização institucional.
conjuntos de mensagens simples, claras e definitivas, apresentadas a um público com interesses partidários; elaborados modos de levar o público a perceber a influência de processos sociais na estrutura de uma organização.
tendências ideológicas referentes a um partido que, mediante artifícios retóricos, são estendidas ao grande público; processo que, adotado por estabelecimentos de direito civil, visa à valorização social e política da comunicação.
amálgama de idéias, preconceitos e tradições que serve à propagação de ideais de um partido único; situações de comunicação pelas quais se pretende alçar uma organização a um elevado patamar sociopolítico.
O tempo médio de leitura de um texto com 12 linhas, no corpo 12, fonte Times New Roman, utilizando margem original do Word é de:
1 minuto e 15 segundos.
30 segundos.
45 segundos.
1 minuto e 30 segundos.
1 minuto.
O processo de identificação de um produto televisivo começa com sua adequação a uma determinada categoria de programas. Na televisão brasileira, as atrações se agrupam em categorias como entretenimento, informação e publicidade, cujos gêneros são, respectivamente:
o debate, o programa interativo e o programa religioso.
o programa infantil, a entrevista e o filme comercial.
o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra.
a entrevista, o programa infantil e a novela.
o filme comercial, o programa político e o programa de auditório.
Assinale a alternativa incorreta em relação às especificidades do crédito de produção em televisão.
Produtor associado chamado também de assistente de produção, elabora o cronograma de produção, contrata atores ou membros da equipe técnica e realiza pesquisas.
Diretor de produção pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o orçamento e supervisiona os contratos.
Produtor de locação concretiza um organograma dentro de determinados parâmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produção e coordenando detalhes logísticos;
Produtor correspondente um pouco afastado do produtor geral, trabalha em campo ou em locações específicas, desde que possa acessá-las de forma rápida e com menos custo.
Chefe de produção responsável logística de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produção, mantendo o cronograma em dia.
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