Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A tecnologia permitiu, no Brasil, a criação de um telejornal em rede nacional. Esse desenvolvimento tecnológico ocorreu na década de:

  • A. 1950
  • B. 1960
  • C. 1970
  • D. 1980
  • E. 1990

A posse dos canais de televisão aberta (VHF) no Brasil pertence a (ao):

  • A. empresas privadas;
  • B. Governo Federal;
  • C. empresas de capital nacional;
  • D. Governo Federal e empresas privadas;
  • E. Governo Federal e empresas de capital nacional.

Na perspectiva da comunicação integrada, assinale a opção que apresenta exemplos de comunicação mercadológica e de comunicação institucional, respectivamente.

  • A. Propaganda institucional e jornalismo empresarial.
  • B. Venda pessoal e merchandising.
  • C. Marketing cultural e assessoria de imprensa.
  • D. Marketing direto e marketing social.
  • E. Promoção de vendas e feiras de produtos.

Analise o fragmento a seguir.

“A perda de clientes lucrativos pode ser um grande problema para as empresas. Por isso, reconquistá-los torna-se uma importante atividade de marketing. Geralmente é mais _____ reter do que atrair novos clientes e a chave para reter os clientes lucrativos é _____. Os cinco níveis de investimento na construção do relacionamento são: básico, reativo, responsável, pró-ativo e _____. Entre as estratégias para formar fortes vínculos com os clientes está o acréscimo de benefícios _____, sociais e estruturais na relação empresa-cliente.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima

  • A. difícil – o marketing de produto – impessoal – econômicos
  • B. caro – o database marketing – global –intangíveis
  • C. barato – o marketing de relacionamento – de parceria – financeiros
  • D. demorado – a publicidade de massa –de exceção – culturais
  • E. rápido –o marketing viral – impositivo – tangíveis

Relacione as categorias de mercado listadas a seguir às suas respectivas características.

1. Marketing de segmento

2. Marketing de massa

3. Micromarketing

4. Marketing de nicho

( ) baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.

( ) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.

( ) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.

( ) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2–1–4–3
  • B. 1–2–3–4
  • C. 3–1–4–2
  • D. 1–3–2–4
  • E. 2–4–1–3

A respeito da linguagem sonora no rádio, é correto afirmar que:

  • A.

    deve estar presente nos programas de variedades, mas é dispensável nos noticiários.

  • B.

    é a linguagem resultante da combinação de elementos verbais (o texto) e não-verbais (sonoplastia, desempenho da voz), voltada para o entretenimento e a informação.

  • C.

    é a linguagem utilizada pelo locutor durante os programas musicais para prender a atenção do ouvinte.

  • D.

    é a linguagem que utiliza expressões métricas e rimas.

  • E.

    é indispensável nos noticiários e debates, mas não deve ser utilizada nos programas de variedade, pois dá um “ar” de formalismo que pode afastar o ouvinte.

Podem ser tomadas como características respectivas da propaganda política e da comunicação institucional:

  • A.

    comunicação que tem por objetivo a conquista e a preservação do poder público; uma ou mais formas de tornar pública a imagem de uma organização institucional.

  • B.

    conjuntos de mensagens simples, claras e definitivas, apresentadas a um público com interesses partidários; elaborados modos de levar o público a perceber a influência de processos sociais na estrutura de uma organização.

  • C.

    tendências ideológicas referentes a um partido que, mediante artifícios retóricos, são estendidas ao grande público; processo que, adotado por estabelecimentos de direito civil, visa à valorização social e política da comunicação.

  • D.

    amálgama de idéias, preconceitos e tradições que serve à propagação de ideais de um partido único; situações de comunicação pelas quais se pretende alçar uma organização a um elevado patamar sociopolítico.

  • E. comunicação persuasiva com finalidade ideológica; procedimentos para a difusão de informações sobre políticas, práticas e metas de uma organização.

O tempo médio de leitura de um texto com 12 linhas, no corpo 12, fonte Times New Roman, utilizando margem original do Word é de:

  • A.

    1 minuto e 15 segundos.

  • B.

    30 segundos.

  • C.

    45 segundos.

  • D.

    1 minuto e 30 segundos.

  • E.

    1 minuto.

O processo de identificação de um produto televisivo começa com sua adequação a uma determinada categoria de programas. Na televisão brasileira, as atrações se agrupam em categorias como entretenimento, informação e publicidade, cujos gêneros são, respectivamente:

  • A.

    o debate, o programa interativo e o programa religioso.

  • B.

    o programa infantil, a entrevista e o filme comercial.

  • C.

    o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra.

  • D.

    a entrevista, o programa infantil e a novela.

  • E.

    o filme comercial, o programa político e o programa de auditório.

Assinale a alternativa incorreta em relação às especificidades do crédito de produção em televisão.

  • A.

    Produtor associado – chamado também de assistente de produção, elabora o cronograma de produção, contrata atores ou membros da equipe técnica e realiza pesquisas.

  • B.

    Diretor de produção – pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o orçamento e supervisiona os contratos.

  • C.

    Produtor de locação – concretiza um organograma dentro de determinados parâmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produção e coordenando detalhes logísticos;

  • D.

    Produtor correspondente – um pouco afastado do produtor geral, trabalha “em campo” ou em locações específicas, desde que possa acessá-las de forma rápida e com menos custo.

  • E.

    Chefe de produção – responsável logística de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produção, mantendo o cronograma em dia.

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