Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De forma geral, um produto para a televisão passa por cinco estágios de produção: o desenvolvimento do projeto, o planejamento, a gravação, a pós-produção e a finalização. Em relação a estas etapas, é correto afirmar que:

  • A.

    no planejamento, deve-se finalizar os contratos legais e quitar as faturas pendentes.

  • B.

    nas gravações, o produtor deve se envolver em campanhas como promoções na TV.

  • C.

    na pós-produção, o diretor de arte aprova todos os aspectos visuais da atração.

  • D.

    na finalização, a decupagem do produtor servirá com roteiro para o editor.

  • E.

    no desenvolvimento do projeto, o pitch pode render recursos financeiros.

Um bom produtor de televisão é aquele que faz o que for preciso para transformar uma idéia em produto final. Assinale a alternativa que não apresenta um perfil condizente com as atividades desempenhadas por este profissional.

  • A.

    O produtor de televisão é também um bom roteirista, um bom diretor e um bom editor.

  • B.

    Assim como na produção de cinema, o produtor de televisão se submete integralmente à direção.

  • C.

    Na televisão, o produtor pode assumir funções muito próximas às do diretor do programa.

  • D.

    Por suas características empreendedoras, um produtor também pode atuar como patrocinador.

  • E.

    O produtor de televisão combina arte com trabalho, comércio com tecnologia e criatividade com conhecimentos financeiros.

Ao selecionar locais para as gravações de uma determinada produção, o produtor deve evitar locações:

  • A.

    que fiquem distantes umas das outras.

  • B.

    não cenográficas, como a frente de um prédio conhecido.

  • C.

    decoradas ou com elementos cenográficos.

  • D.

    que agrupem um grande número de cenas.

  • E.

    que possuam elevadores e rampas.

Novas tecnologias da comunicação e da informação têm influenciado o desenvolvimento do design gráfico, ao qual se pode hoje dar a denominação de web design. Sua principal característica é:

  • A.

    apropriar-se de estratégias de programação visual pelas quais é possível, mediante softwares específicos, ordenar eletronicamente a comunicação visual na rede.

  • B.

    proporcionar uma editoração informatizada por meio da qual se pode inferir, com razoável segurança, o modo pelo qual o entendimento das imagens na web se processa.

  • C.

    servir-se de um conjunto de técnicas de design gráfico e de editoração aplicáveis à preparação de sites e páginas para a web pelo recurso a softwares específicos.

  • D.

    facultar a criação, por meios eletrônicos, de uma linguagem visual inovadora, reunindo recursos de editoração de sites, programação visual e formatação.

  • E.

    servir de complemento a ações comunicativas de webwritting, dedicadas à programação de linguagem visual típica de portais e páginas da web 2.0.

Assinale a alternativa que não corresponda à sigla ENL.

  • A.

    Final Cut Pro

  • B.

    Avid Xpress

  • C.

    Premier Pro

  • D.

    Unix Hi8

  • E.

    Media Composer

No caso da elaboração de anúncios conhecidos como all-type, o profissional tem a responsabilidade de atrair a atenção do público-alvo e despertar seu interesse por meio:

  • A.

    da música e da sonoplastia.

  • B.

    da ilustração e das cores.

  • C.

    do slogan e da logomarca.

  • D.

    do título e da diagramação.

  • E.

    da logotipia e da marca.

Em relação à produção de engenharia para externas, a seguinte sigla é incorreta para definir os equipamentos de transmissão/gravação que podem ser transportados ou montados em local distante do estúdio:

  • A.

    UPJ.

  • B.

    UM.

  • C.

    UME.

  • D.

    URL.

  • E.

    UPP.

A editoração eletrônica permite a criação de layouts, nos quais se encontram texto, gráficos, fotografias e outros elementos gráficos, mediante recurso a programas de paginação.

A essa finalidade atendem os programas:

  • A.

    Scribus, Microsoft Publisher, Apple Pages e Adobe PageMaker.

  • B.

    QuarkXPress, Picasa 2, Autocad e Page Stream.

  • C.

    Corel Draw X13, Apple Pages, Microsoft Publisher e Odigo 3.0.

  • D.

    Text Script, Adobe Photoshop, Rag Time Solo 5 e Pixia 2.1.

  • E.

    Adobe PageMaker, Word Editor 2.1, QuarkXPress e Scribus.

O roteiro do programa é um dos componentes essenciais no desenvolvimento de um produto para a televisão. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. O produtor pode estabelecer com o roteirista uma remuneração fixa que cubra os custos de desenvolvimento da idéia.

II. O pagamento do roteirista pode ser feito de acordo com a fase do projeto, sendo 30% na assinatura do contrato, 30% na entrega da primeira versão e 40% depois da aprovação final.

III. Custos de pós-produção ligados ao desenho dos storyboards e à consultoria de conteúdo são de responsabilidade dos roteiristas.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas forem falsas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I for falsa.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II forem falsas.

  • D.

    se apenas a afirmativa II for falsa.

  • E.

    se apenas a afirmativa III for falsa.

Influenciaram o design vários estilos de expressão artística, como o impressionismo, o expressionismo, a arte abstrata e a arte conceitual.

Observada a seqüência de tais estilos, acima referidos, sua respectiva caracterização é a seguinte:

  • A.

    preconiza o uso de uma iluminação interior ao quadro pintado, obtida por meio da refração de fontes de luz projetada; valoriza as manifestações espirituais mais fortes, a elas então conferindo, em todos os quadros, uma coloração vivaz; surgiu com o empenho de artistas dadaístas e futuristas em integrar o movimento a objetos artísticos; estilo artístico marcado por delírios imaginativos e intensa visualidade.

  • B.

    forma de expressão pictórica que defende a validade intrínseca de tudo o que se passa com a psicologia interior do artista; estilo de arte pictórica ao qual caracteriza a utilização de elementos decorativos expressando formas da natureza; despreza todo figurativismo para converter-se em uma pura esquematização lógica de superfícies pintadas; arte eminentemente geométrica que capitaliza sensações estéticas motivadas por ilusões de ótica.

  • C.

    deixa os ateliês para pintar ao ar livre, transformando a energia da luz pura em um dinâmico derrame de cores; abandona estímulos superficiais e ilusórios em abono a sensações interiores; vale-se exclusivamente de formas, linhas e cores despojadas de toda imagem realística; renuncia à realização material para, em seu lugar, desenvolver idéias e projetos.

  • D.

    proposição artística que prioriza a análise sistemática da luz natural para posterior aproveitamento em formas, volumes e cores; movimento artístico que se traduz por um intenso cromatismo, marcando-se ainda por moções alternantes de luz e formas de forte cariz; límpida linguagem plástica que alça objetos à categoria de idéias universais e abstratas; arte situada na confluência da figuração descritiva e da imposição de sentimentos desprovidos de toda realidade sensível.

  • E.

    manifestação artística cuja enunciação estrutural ou figurativa marca uma opção invariável por paisagens campestres; estilo vazado em uma linguagem pictórica direta, de cores intensas e de uma lapidar simplicidade de todos os seus traços; exaltação de um conteúdo estético que se vale de uma representação de seres, coisas e objetos geometricamente motivada; estilo artístico que possibilita a pintura de quadros com personalidade própria, nos quais se exprimem relações de ordem matemática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...