Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as necessidades estratégicas para a comunicação nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação precisa ser planejada de modo sinérgico e integrado e abarcar as comunicações humanas, interpessoais e grupais.

II. As redes e veículos digitais internos de comunicação devem ser usados de forma descendente, evitando o uso de linguagem amena ou que estimule a criação de canais participativos de comunicação.

III. Externamente, a organização deve manter a postura low profile em comunicação evitando o contato com os veículos de comunicação especialmente em momentos de crise de imagem.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com a complexificação dos processos comunicacionais, propõese que a Comunicação Organizacional seja avaliada em quatro dimensões. Relacione as dimensões da Comunicação Organizacional às suas respectivas características.

1. Instrumental

2. Humana

3. Cultural

4. Estratégica

( ) Comunicação focada no relacionamento, valorizando as subjetividades e a comunicação interpessoal, que pode ser verbal, não verbal, simbólica e paralinguística.

( ) Comunicação que considera no nível micro, a cultura organizacional e, no macro, o contexto multicultural dos colaboradores da instituição.

( ) Comunicação linear, assimétrica, vista e trabalhada no âmbito da transmissão de informações, funcionando como uma ferramenta para viabilizar processos.

( ) Comunicação voltada para o cumprimento da missão e visão de uma instituição sem se afastar de seus valores e avaliando sistematicamente suas forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças do ambiente.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 4, 2, 1 e 3
  • B. 2, 3, 1 e 4
  • C. 4, 3, 2 e 1
  • D. 2, 1, 3 e 4
  • E. 3, 2, 1 e 4

Sobre o papel que a comunicação desempenha no processo de gerenciamento de situações de crise, leia o texto a seguir.

De imediato, é preciso ressaltar a importância da ______ , isto é das ações, processos e estratégias destinados a impedir que os problemas potenciais se tornem realidade. Na maioria dos casos, as crises ______ porque as organizações e os seus gestores não possuem um planejamento que contemple os riscos e as formas adequadas de enfrentá-las. Eles não atuam preventivamente a apenas buscam ______ as crises depois de deflagradas, o que torna as soluções menos ágeis e mais______. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. gestão – demoram – esquecer – baratas.
  • B. direção – ocorrem – ignorar - eficientes.
  • C. estruturação – começam – maximizar – custosas.
  • D. orientação – terminam – conter – limitadas.
  • E. prevenção – irrompem – minimizar – dispendiosas.

Sobre a comunicação dirigida, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação dirigida busca atingir o grande público e, por isso, suas mensagens devem usar linguagem padrão, não especializada e acessível a toda população.

II. A comunicação dirigida usa veículos que, se comparados com os da comunicação de massa, tendem a ser mais efetivos, porém mais dispendiosos e com alcance mais amplo em termos de público.

III. O evento corporativo, os patrocínios, a extensão comunitária por meio de donativos e os programas de visitas guiadas na empresa podem ser considerados estratégias de comunicação dirigida aproximativa.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A teoria matemática da comunicação visa medir a informação e, para isso, baseia-se no pressuposto de quec

  • A. a comunicação deve ser definida como o processo de transferência de informações do emissor ao receptor.
  • B. os textos ricos em informação são os que possuem poucos dados factuais, muitas opiniões e diversos convites ao debate.
  • C. a qualidade e o valor só são mensuráveis em textos opinativos, embora seja possível medir a quantidade de informação em qualquer tipo de texto.
  • D. a essência da informação é a sua capacidade de aumentar a incerteza e fomentar a desconfiança em relação aos fatos.
  • E. a diversidade e o fluxo das informações nos textos jornalísticos não são mensuráveis, sendo possível medi-los apenas nos publicitários.

Leia o texto a seguir.

Com base no texto, assinale a afirmativa correta.

  • A. Quando se trata de imagem corporativa e de reputação empresarial, as empresas podem se restringir à transmissão de mensagens pelo seu site institucional, blogs e redes sociais, e dispensar o serviço de uma assessoria de imprensa.
  • B. Os veículos de comunicação eletrônicos, em especial os telejornais, são, de forma majoritária, os responsáveis pela formação da opinião pública.
  • C. Apesar do desenvolvimento dos meios digitais, a imprensa mantém-se como o principal fator para moldar a percepção que os stakeholders fazem das organizações.
  • D. A relação de dependência entre a empresa e a mídia de massa para a transmissão de mensagens para os stakeholders foi relativizada a partir do advento das novas tecnologias digitais e das mídias sociais.
  • E. Os stakeholders desacreditam da mídia de massa e, por isso, valorizam aspectos tangíveis de suas relações com as empresas e com as marcas, ignorando questões como responsabilidade social e valores da organização.

Sobre os processos de significação na Fotografia, leia o trecho a seguir.

Na classificação peirceana dos signos em relação ao objeto representado, a primeira e a segunda frase se referem, respectivamente, a

  • A. símbolo e quali-signo.
  • B. ícone e índice.
  • C. sin-signo e símbolo.
  • D. índice e símbolo.
  • E. legi-signo e argumento.

O fotógrafo Sebastião Salgado, além de fundar o Instituto Terra, com o objetivo de recuperar e preservar o meio ambiente em uma pequena região de Minas Gerais, desenvolveu documentação fotográfica de locais e civilizações ainda intocados pela modernidade, nos quais a relação do homem com o ambiente parecia mais harmoniosa.

Esse projeto chama-se

  • A. Terra.
  • B. Biodiversidade.
  • C. Exodus.
  • D. Outras Américas.
  • E. Gênesis.

Embora a maioria das organizações opte por se relacionar ativamente com a mídia, há as que preferem manter uma postura reativa.

Nesse caso, a assessoria se limita a

  • A. convocar entrevistas coletivas, evitando fornecer informações exclusivas aos repórteres.
  • B. monitorar informações, produzir análises e agir a partir de demandas dos veículos de mídia.
  • C. redigir e enviar releases periodicamente às redações.
  • D. produzir eventos que atraiam a cobertura jornalística favorável à instituição.
  • E. impedir crises de imagem através da publicação periódica de notas oficiais.

O serviço de apuração, coleção e fornecimento de matérias publicadas em jornais, revistas e sites sobre determinado assunto ou sobre as atividades de uma instituição ou de uma determinada pessoa, é feito geralmente pelo departamento de comunicação da organização ou por uma agência especializada.

Esse tipo de serviço é denominado

  • A. follow up.
  • B. clipping.
  • C. briefing.
  • D. bullet.
  • E. drops.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...