Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Se comparada com a notícia, a reportagem apresenta um certo grau de extensão e/ou aprofundamento do relato, na busca do entendimento mais amplo da questão em exame.

Nessa perspectiva, assinale a opção que apresenta as características de uma reportagem.

  • A. A predominância da forma narrativa e a humanização do relato.
  • B. O relato ficcional e, obrigatoriamente, mais intenso que o da notícia.
  • C. A inexistência de fontes de informação e apuração superficial.
  • D. A impossibilidade de ser executada em meios audiovisuais e digitais.
  • E. A predominância da estrutura dialogal descolada dos acontecimentos.

Em um telejornal, entre os princípios para a seleção de uma notícia para a escalada estão:

  • A. relevância e equilíbrio entre as editorias;
  • B. relevância e atualidade;
  • C. ineditismo e equilíbrio entre as editorias;
  • D. interesse do público e atualidade;
  • E. interesse do público e ineditismo.

Na entrevista radiofônica, quando se está no ar, espera-se que o entrevistador

  • A. dê sinais curtos de aprovação para o entrevistado, tais como “hãhã”, “mmm”, “sim”.
  • B. repita o nome do entrevistado em momentos diferentes da entrevista quando esta for muito longa, de modo a situar o ouvinte.
  • C. pergunte o nome do entrevistado, bem como a pronúncia correta, como forma de quebrar o gelo.
  • D. faça perguntas genéricas, começando sempre com “o que o senhor(a) acha de....” ou “como o senhor (a) vê...”, para dar mais liberdade ao entrevistado.
  • E. estenda o tempo da entrevista, mesmo que o entrevistado não tenha a informação desejada, como forma de cumprir o roteiro de perguntas previamente estabelecido.

Para Figueiredo e Cervellini, a opinião pública pode ser entendida como “todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas”.

A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que a opinião pública

  • A. pode ser expressa individualmente, mas deve refletir a opinião de um grupo.
  • B. pode versar sobre qualquer assunto independente de sua relevância.
  • C. não necessita de visibilidade nem de ser expressa publicamente.
  • D. é o somatório de diversas opiniões individuais aferidas por pesquisas de opinião.
  • E. pode se constituir por meio do debate público ou por uma crença individual não manifesta.

O maior investimento que uma organização pode fazer para minimizar o efeito de crises junto à opinião pública, através da empresa, consiste em:

  • A. melhorar os procedimentos operacionais para que não haja falhas nos processos da organização;
  • B. estabelecer uma política que centralize as informações em um setor específico de comunicação;
  • C. realizar um treinamento específico para crises com o corpo técnico-gerencial;
  • D. fazer uma pesquisa de imagem regular para orientar as publicações institucionais da organização;
  • E. manter um bom relacionamento profissional entre a assessoria de imprensa com os jornalistas dos veículos externos.

Na segunda metade do século XX, no Brasil, as inovações tecnológicas propiciaram às emissoras de televisão maior qualidade técnica e operacional. O Jornal Nacional, por exemplo, foi o primeiro a ser transmitido em rede para todo o país.

A estrutura dos telejornais da Rede Globo privilegiava:

  • A. a apresentação de notícias no estilo manchetado, com a adoção do mesmo padrão de leitura dos radiojornais de sucesso da época, como o “Repórter Esso”;
  • B. o padrão de qualidade segundo o qual o formato e a parte visual sucediam, em termos de importância, o conteúdo do noticiário;
  • C. a presença de âncoras masculinos com boa aparência para atrair o público feminino das telenovelas;
  • D. o formato curto e dinâmico para as notícias e a escolha criteriosa dos locutores, repórteres e imagens para as matérias;
  • E. a produção de reportagens investigativas de cunho político-ideológico de contestação ao regime vigente.

O processo de construção noticiosa envolve a adoção de critérios pelas empresas jornalísticas para determinar quais acontecimentos serão veiculados. De acordo com o teórico Mauro Wolf, os valores-notícia de construção são usados para elaborar a forma pela qual um acontecimento será noticiado. Assim, podemos elencar a “simplificação”, utilizada no intuito de diminuir a natureza polissêmica de um acontecimento e facilitar sua compreensão; a “amplificação”, empregada para aumentar a abrangência e a força do acontecimento; a “personalização”, quando se acentua a importância de pessoas em dados acontecimentos, dentre outros critérios de noticiabilidade. Ademais, há ainda fatores intangíveis que também influenciam o processo de seleção, como:

  • A. inequívoca concorrência dos jornais gratuitos diários;
  • B. hierarquização da tomada de decisão, com ênfase em ouvidoria;
  • C. queda na circulação dos impressos e diminuição de arrecadação com assinaturas e vendas em bancas;
  • D. idiossincrasias dos jornalistas que ocupam cargos decisórios;
  • E. determinações dos manuais de redação e estilo das empresas jornalísticas.

A terceira Copa do Mundo, disputada na França, revelou jogadores como Leônidas da Silva e Domingos da Guia. Ao contrário das duas últimas participações, a seleção brasileira de futebol chegou perto do título. Os brasileiros acompanharam o evento ao vivo por intermédio:

  • A. da recém inaugurada TV Tupi;
  • B. de um pool de emissoras de TV e rádio brasileiras;
  • C. de Nelson Rodrigues, cronista e autor de reportagens especiais para o Jornal dos Sports;
  • D. de Mário Filho, jornalista esportivo da rádio Nacional do Rio de Janeiro;
  • E. de Gagliano Neto, locutor da Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro.

“As pessoas se assustam quando uma mulher bonita e vaidosa é gari. E por acaso não pode existir gari bonita?”. O questionamento é da “musa” da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, a gari de 23 anos, que virou a sensação da internet nas últimas semanas. A carioca teve suas fotos compartilhadas por milhares de pessoas no Whatsapp e, com a exposição, ganhou mais de 46 mil seguidores nas redes sociais, além de 42 mil no Instagram” (Correio Braziliense online, acessado em 22/07/2015).

Com base no texto acima, pode-se afirmar que foi utilizado o seguinte tipo de lead:

  • A. flash;
  • B. pessoal;
  • C. citação;
  • D. composto;
  • E. contraste.

Determinada concessionária de transporte público contratou uma empresa de assessoria de imprensa para orientá-la na condução de uma crise de imagem. Constantemente, usuários reclamam dos atrasos, más condições das composições e superlotação. Há ainda relatos de maus tratos aos passageiros por parte de seguranças privados contratados pela concessionária. Pesquisas realizadas junto a stakeholders e estudos de caso demonstraram que a primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente da concessionária. Daí se infere que as ações preliminares à coletiva envolverão:

  • A. o investimento em Media Training e Coaching, somado ao envio de releases para a mídia especializada;
  • B. o serviço de clipping para monitoramento da imagem corporativa na mídia e a contratação de garoto propaganda;
  • C. a suspensão do serviço de transporte público até a efetiva melhoria dos problemas apontados e a prática de lobby junto à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Vereadores;
  • D. a construção de um plano de comunicação integrada de longo prazo e a aquisição de novas composições;
  • E. a escolha de uma emissora de televisão com grande audiência para concessão de entrevista exclusiva com o presidente e a análise da repercussão entre os funcionários.
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