Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se comparada com a notícia, a reportagem apresenta um certo grau de extensão e/ou aprofundamento do relato, na busca do entendimento mais amplo da questão em exame.
Nessa perspectiva, assinale a opção que apresenta as características de uma reportagem.
Em um telejornal, entre os princípios para a seleção de uma notícia para a escalada estão:
Na entrevista radiofônica, quando se está no ar, espera-se que o entrevistador
Para Figueiredo e Cervellini, a opinião pública pode ser entendida como todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas.
A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que a opinião pública
O maior investimento que uma organização pode fazer para minimizar o efeito de crises junto à opinião pública, através da empresa, consiste em:
Na segunda metade do século XX, no Brasil, as inovações tecnológicas propiciaram às emissoras de televisão maior qualidade técnica e operacional. O Jornal Nacional, por exemplo, foi o primeiro a ser transmitido em rede para todo o país.
A estrutura dos telejornais da Rede Globo privilegiava:
O processo de construção noticiosa envolve a adoção de critérios pelas empresas jornalísticas para determinar quais acontecimentos serão veiculados. De acordo com o teórico Mauro Wolf, os valores-notícia de construção são usados para elaborar a forma pela qual um acontecimento será noticiado. Assim, podemos elencar a simplificação, utilizada no intuito de diminuir a natureza polissêmica de um acontecimento e facilitar sua compreensão; a amplificação, empregada para aumentar a abrangência e a força do acontecimento; a personalização, quando se acentua a importância de pessoas em dados acontecimentos, dentre outros critérios de noticiabilidade. Ademais, há ainda fatores intangíveis que também influenciam o processo de seleção, como:
A terceira Copa do Mundo, disputada na França, revelou jogadores como Leônidas da Silva e Domingos da Guia. Ao contrário das duas últimas participações, a seleção brasileira de futebol chegou perto do título. Os brasileiros acompanharam o evento ao vivo por intermédio:
As pessoas se assustam quando uma mulher bonita e vaidosa é gari. E por acaso não pode existir gari bonita?. O questionamento é da musa da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, a gari de 23 anos, que virou a sensação da internet nas últimas semanas. A carioca teve suas fotos compartilhadas por milhares de pessoas no Whatsapp e, com a exposição, ganhou mais de 46 mil seguidores nas redes sociais, além de 42 mil no Instagram (Correio Braziliense online, acessado em 22/07/2015).
Com base no texto acima, pode-se afirmar que foi utilizado o seguinte tipo de lead:
Determinada concessionária de transporte público contratou uma empresa de assessoria de imprensa para orientá-la na condução de uma crise de imagem. Constantemente, usuários reclamam dos atrasos, más condições das composições e superlotação. Há ainda relatos de maus tratos aos passageiros por parte de seguranças privados contratados pela concessionária. Pesquisas realizadas junto a stakeholders e estudos de caso demonstraram que a primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente da concessionária. Daí se infere que as ações preliminares à coletiva envolverão:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...