Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A redação do radiojornal recebeu um release da secretaria municipal de saúde no qual alertava a população para a realização de campanha emergencial de vacinação contra meningite, tendo em vista um surto no município. As recomendações, faixa etária abrangida e outras informações relevantes constavam do comunicado à imprensa. Por se tratar de uma notícia de utilidade pública, a estrutura esquemática adequada de produção textual, de acordo com os manuais de redação e estilo das emissoras de rádio com programação talk and News, é:

  • A. gênero narrativo e pirâmide normal;
  • B. gênero expositivo e pirâmide mista;
  • C. gênero expositivo e pirâmide invertida;
  • D. gênero narrativo e pirâmide mista;
  • E. gênero expositivo e pirâmide normal.

A apreensão de uma lista com nomes de políticos, empresários, agentes de primeiro escalão da área da segurança pública e jornalistas, supostamente envolvidos com propina fixa mensal do jogo do bicho, suscitou debate entre editores e chefes de reportagem de uma empresa jornalística do ramo impresso sobre a publicação ou não daquele documento. O material foi obtido durante operação de busca e apreensão realizada pela polícia, a pedido do Ministério Público, em uma das “fortalezas” de um notório contraventor. Em observância aos preceitos éticos do jornalismo, a postura recomendada para esse caso é:

  • A. pactuar com as demais empresas de jornalismo pela não divulgação dos nomes constantes na lista até que a investigação aponte outros indícios e/ou provas;
  • B. divulgar a lista com o nome dos supostos envolvidos, a partir de um contexto apresentado em forma de reportagem investigativa;
  • C. resguardar a identidade dos envolvidos uma vez que não existem provas;
  • D. selecionar, dentre os nomes, os mais notórios para promover chamada de capa e, na reportagem, suprimir a identificação de todos que não sejam personalidades públicas;
  • E. respeitar o corporativismo profissional e omitir apenas os nomes dos cinco jornalistas supostamente envolvidos com propina.

A direção de Jornalismo, assessorada pela área de marketing da emissora, percebeu a necessidade de reformulação de um programa televisivo sobre esportes. Novas estratégias de aproximação com o público em geral, visando aumentar a audiência, envolverão redesenhar o estúdio, modificar o estilo de apresentação e apostar em pautas ligadas ao entretenimento. Até então, o programa diário, com trinta minutos de duração, apresentava estúdio com tapadeira verde na qual era sobreposto o nome do programa, bancada, textos lidos com auxílio do teleprompter e pautas predominantemente ligadas ao futebol. A partir dessas informações, as mudanças estruturais e de conteúdo, que deverão contrastar totalmente com o antigo formato do programa, precisarão contemplar:

  • A. noticiário com foco em nicho de mercado, para o telespectador especializado, programa no formato de mesa redonda com um apresentador e três convidados e uso de duas câmeras fixas;
  • B. noticiário não segmentado, estúdio com bancada para a apresentadora e adoção do recurso de Chroma Key;
  • C. noticiário de uma hora, para público-alvo recorrente de programas esportivos, sem bancada, apresentador interagindo com público por intermédio das redes sociais;
  • D. noticiário não segmentado, inserção de esquetes de humor, Chroma Key e pautas predominantemente ligadas ao futebol;
  • E. noticiário não segmentado, sem bancada ou auxílio de teleprompter, com telão touch screen e linguagem marcada por marcas de oralidade.

Produtor e editor de áudio de uma emissora radiofônica precisam alterar um documentário que já está montado. Dos dez minutos previstos de duração, o documentário tem vinte segundos a menos. O assunto abordado são as músicas temas consagradas no cinema europeu. Além das vozes dos dois locutores, o documentário traz sonoras dos entrevistados e trilhas, tanto para background como também para execução em primeiro plano. O mais indicado a fazer, sem deturpar a proposta de dinamismo que caracteriza o produto, é:

  • A. ampliar o tempo de execução de algumas trilhas quando estas estiverem em primeiro plano;
  • B. mostrar de modo contínuo por mais vinte segundos uma trilha que já componha o documentário;
  • C. alterar o pitch na fala dos entrevistados, de modo a ampliar o tempo do documentário;
  • D. rever todo o material bruto das sonoras, para selecionar um trecho de vinte segundos de uma delas que tenha sido retirado na edição;
  • E. gerar por vinte segundos, no final do programa, um sinal com 1khz contínuo.

Na produção de notícias institucionais, o assessor de imprensa deve considerar as características de diferentes meios e veículos para otimizar a informação no canal mais adequado. O meio televisivo tem como características diferenciadas dos outros os atributos de:

  • A. imaginação, humor e informação;
  • B. didática, humor e entretenimento;
  • C. elegância, segmentação e status;
  • D. seriedade, informação e status;
  • E. novidade, prestígio e entretenimento.

Um emissora de televisão, próximo ao final do ano, realiza uma reportagem falando sobre o consumismo exacerbado nas compras de Natal, por mais que a área comercial da emissora desaconselhasse a veiculação dessa matéria. Ao desenvolver o senso crítico e estimular o debate, nesse caso a emissora pratica um jornalismo:

  • A. político;
  • B. engajado;
  • C. militante;
  • D. econômico;
  • E. cívico.

A digitalização dos sinais dos sistemas televisivos e o advento de microcomputadores gerou mudanças na prática do telejornalismo. Entre essas mudanças está a edição:

  • A. customizada;
  • B. não-linear;
  • C. descentralizada;
  • D. não-profissional;
  • E. segmentada.

A comunicação organizacional integrada deve ser implantada em empresas que buscam

  • A. estabelecer uma linguagem exclusiva para cada um dos seus setores.
  • B. aumentar a coerência entre seus programas comunicacionais.
  • C. estimular a sobreposição de tarefas entre jornalistas e relações públicas.
  • D. restringir a comunicação à divulgação de seus produtos e serviços.
  • E. conquistar um comportamento organizacional heterogêneo.

A maior parte das metodologias para medição do retorno de mídia a partir de uma ação da assessoria de imprensa se baseia na análise do

  • A. house organ.
  • B. media training.
  • C. release.
  • D. follow up.
  • E. clipping.

Sobre os veículos jornalísticos usados na comunicação institucional, avalie as afirmativas a seguir.

I. As revistas, devido ao alto custo e à sofisticação exigidos em sua produção, prestam-se bem à comunicação de grandes corporações e para o reforço da imagem institucional junto aos clientes e ao público externo.

II. Os murais caíram em desuso na comunicação empresarial devido à complexidade de produção e dificuldade de atualização, sendo substituídos por meios radiofônicos e televisivos de produção mais barata e capazes de atingir mais rapidamente os stakeholders.

III. As newsletters são publicações impressas ou digitais, cuja principal característica é a linguagem técnica e a inexistência de conteúdo específico de modo a atingir indiscriminadamente todos os públicos da empresa.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
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