Questões de Comunicação Social da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.

A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:

  • A.

    à circunferência central;

  • B.

    ao ângulo superior direito;

  • C.

    ao canto superior esquerdo;

  • D.

    ao vértice inferior direito;

  • E.

    à extremidade inferior esquerda.

Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:

  • A.

    exige acabamento com técnica de brochura;

  • B.

    é constituído por uma só folha impressa;

  • C.

    requer confecção em plástico ou tecido;

  • D.

    tem periodicidade regular e constante;

  • E.

    impõe a adoção do formato oblongo.

Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:

  • A.

    facilitar atividades de empreendedorismo, orientando a comunidade quanto a formas de pronto acesso a serviços ou benefícios, a serem auferidos por meio de táticas de cobrança relativas ao seu incremento;

  • B.

    ressalvar a adoção de um tratamento específico às particularidades da comunidade em questão, suscitando sentimentos de esclarecida compreensão e verdadeira empatia para com as metas de um projeto em curso;

  • C.

    empreender, junto à comunidade interessada, pesquisas de esclarecimento quanto aos objetivos pretendidos com a realização de um projeto, a fim de que o público-alvo os entenda e assimile;

  • D.

    postergar a implementação de condições de contato comunicativo necessárias à democratização efetiva de benefícios, sempre que, para sua realização, um projeto supuser a adesão da comunidade;

  • E.

    estabelecer um relacionamento profícuo entre empreendedor e comunidade, em abono da consistência de projetos de interesse comum, tendo o diálogo por meio e o entendimento por fim.

Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:

  • A.

    correspondem às parcelas do mercado, identificadas por meio de pesquisa e visadas em uma ação;

  • B.

    reúnem lideranças de diferentes comunidades, aptas a determinar padrões de comportamento;

  • C.

    empregam métodos considerados táticos, com a finalidade de mobilizar a opinião pública;

  • D.

    têm ascendência sobre os públicos interno ou externo e habilidade para forçar mudanças de atitude;

  • E.

    são diretamente afetados pelas práticas organizacionais ou sobre elas exercem alguma influência.

Funções de planejamento podem, por exemplo, ser atribuídas à programação de Relações Públicas. Pelo fato de a produção de eventos constituir parte integrante desta programação, pode-se assim conceituar evento:

  • A.

    acontecimento planejado em todos os seus detalhes a cuja ocorrência a mídia dá repercussão, atraindo as atenções de todo público;

  • B.

    plano elaborado e posto em prática, com recurso à mídia, para mobilizar a opinião pública em favor de uma instituição;

  • C.

    solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;

  • D.

    solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;

  • E.

    ocasião oportuna para divulgação de iniciativas internas, com vistas a restaurar a confiança da mídia na imagem institucional projetada.

Tal como hoje o conhecemos, o conceito de globalização se acha inextricavelmente associado ao de meios de comunicação. Isto ocorre, por exemplo, em virtude do que se denomina multimídia.

Dentre as opções abaixo, assinale a correta definição deste último termo:

  • A.

    processo de digitalização de códigos e mensagens destinados a ampla circulação, considerando-se a atividade incessante de mídias a um só tempo singulares e plurais;

  • B.

    conjunto de técnicas que permitem a produção, a difusão e a restituição, em um mesmo suporte, de distintas modalidades de representação midiática de informações;

  • C.

    dispositivos midiais holísticos que se associam para a produção de mensagens de imediato alcance social em um regime de partilha internacional de conteúdos;

  • D.

    regime de cooperação entre meios de comunicação pelo qual uns suprimem as deficiências tecnológicas dos outros, complementando-se então em sua tarefa de informar;

  • E.

    associação de textos, sons e imagens que tecnologias contemporâneas da comunicação adotaram com a finalidade de elaborar mensagens criptografadas e segmentais.

De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:

  • A.

    veiculação e aparecimento regular de mensagens de um candidato a cargo eletivo, de forma discreta, em pautas e programações de incumbência da mídia;

  • B.

    estratégia mercadológica por cuja execução sistemática se pode chegar a um determinado grupo de eleitores ainda indecisos quanto a seus candidatos;

  • C.

    tática eleitoreira para se atingir o eleitorado de maneira massiva, permitindo a um candidato a cargo eletivo fazer chegar sua mensagem a distintos eleitores;

  • D.

    conjunto de atividades planejadas por meio das quais se apresenta e se promove um candidato a cargo eletivo como se de um produto se tratasse;

  • E.

    agir comunicativo político-eleitoral destinado a promover uma segmentação de mercado orientada para a sensibilização de um grupo de eleitores.

Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:

  • A.

    teoria da indústria cultural;

  • B.

    teoria das mediações;

  • C.

    teoria dos estudos culturais;

  • D.

    teoria da recepção;

  • E.

    teoria culturológica.

A primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, foi fundada por:

  • A.

    Assis Chateaubriand;

  • B.

    Vitor Costa;

  • C.

    Roberto Marinho;

  • D.

    Roquette Pinto;

  • E.

    Samuel Wainer.

Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa “tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação” (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:

  • A.

    meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;

  • B.

    um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;

  • C.

    uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;

  • D.

    uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;

  • E.

    uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.

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