Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.
A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:
à circunferência central;
ao ângulo superior direito;
ao canto superior esquerdo;
ao vértice inferior direito;
à extremidade inferior esquerda.
Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
exige acabamento com técnica de brochura;
é constituído por uma só folha impressa;
requer confecção em plástico ou tecido;
tem periodicidade regular e constante;
impõe a adoção do formato oblongo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:
facilitar atividades de empreendedorismo, orientando a comunidade quanto a formas de pronto acesso a serviços ou benefícios, a serem auferidos por meio de táticas de cobrança relativas ao seu incremento;
ressalvar a adoção de um tratamento específico às particularidades da comunidade em questão, suscitando sentimentos de esclarecida compreensão e verdadeira empatia para com as metas de um projeto em curso;
empreender, junto à comunidade interessada, pesquisas de esclarecimento quanto aos objetivos pretendidos com a realização de um projeto, a fim de que o público-alvo os entenda e assimile;
postergar a implementação de condições de contato comunicativo necessárias à democratização efetiva de benefícios, sempre que, para sua realização, um projeto supuser a adesão da comunidade;
estabelecer um relacionamento profícuo entre empreendedor e comunidade, em abono da consistência de projetos de interesse comum, tendo o diálogo por meio e o entendimento por fim.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:
correspondem às parcelas do mercado, identificadas por meio de pesquisa e visadas em uma ação;
reúnem lideranças de diferentes comunidades, aptas a determinar padrões de comportamento;
empregam métodos considerados táticos, com a finalidade de mobilizar a opinião pública;
têm ascendência sobre os públicos interno ou externo e habilidade para forçar mudanças de atitude;
são diretamente afetados pelas práticas organizacionais ou sobre elas exercem alguma influência.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Funções de planejamento podem, por exemplo, ser atribuídas à programação de Relações Públicas. Pelo fato de a produção de eventos constituir parte integrante desta programação, pode-se assim conceituar evento:
acontecimento planejado em todos os seus detalhes a cuja ocorrência a mídia dá repercussão, atraindo as atenções de todo público;
plano elaborado e posto em prática, com recurso à mídia, para mobilizar a opinião pública em favor de uma instituição;
solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;
solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;
ocasião oportuna para divulgação de iniciativas internas, com vistas a restaurar a confiança da mídia na imagem institucional projetada.
Tal como hoje o conhecemos, o conceito de globalização se acha inextricavelmente associado ao de meios de comunicação. Isto ocorre, por exemplo, em virtude do que se denomina multimídia.
Dentre as opções abaixo, assinale a correta definição deste último termo:
processo de digitalização de códigos e mensagens destinados a ampla circulação, considerando-se a atividade incessante de mídias a um só tempo singulares e plurais;
conjunto de técnicas que permitem a produção, a difusão e a restituição, em um mesmo suporte, de distintas modalidades de representação midiática de informações;
dispositivos midiais holísticos que se associam para a produção de mensagens de imediato alcance social em um regime de partilha internacional de conteúdos;
regime de cooperação entre meios de comunicação pelo qual uns suprimem as deficiências tecnológicas dos outros, complementando-se então em sua tarefa de informar;
associação de textos, sons e imagens que tecnologias contemporâneas da comunicação adotaram com a finalidade de elaborar mensagens criptografadas e segmentais.
De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:
veiculação e aparecimento regular de mensagens de um candidato a cargo eletivo, de forma discreta, em pautas e programações de incumbência da mídia;
estratégia mercadológica por cuja execução sistemática se pode chegar a um determinado grupo de eleitores ainda indecisos quanto a seus candidatos;
tática eleitoreira para se atingir o eleitorado de maneira massiva, permitindo a um candidato a cargo eletivo fazer chegar sua mensagem a distintos eleitores;
conjunto de atividades planejadas por meio das quais se apresenta e se promove um candidato a cargo eletivo como se de um produto se tratasse;
agir comunicativo político-eleitoral destinado a promover uma segmentação de mercado orientada para a sensibilização de um grupo de eleitores.
Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:
teoria da indústria cultural;
teoria das mediações;
teoria dos estudos culturais;
teoria da recepção;
teoria culturológica.
A primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, foi fundada por:
Assis Chateaubriand;
Vitor Costa;
Roberto Marinho;
Roquette Pinto;
Samuel Wainer.
Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:
meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;
um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;
uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;
uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;
uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.
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