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Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:
desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;
deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;
serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;
é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;
vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.
A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:
folhetim;
revista;
imprensa;
jornal;
gazeta.
Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:
sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;
atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;
veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;
emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;
sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.
Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:
faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;
auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;
serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;
propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;
incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.
Emanuel Araújo, em A construção do livro (Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 2000), alude a um conjunto de tarefas do editor, que consistem basicamente em supervisionar a publicação de originais (pág. 54). Esta referência diz respeito à:
colação (de manuscritos);
edição (de textos);
editoração (livresca);
normalização (textual);
preparação (filológica).
Em jornalismo, copidesque se refere a:
modalidade de redação que confere a um texto jornalístico seu caráter de prolixidade;
redação final, melhorada, de uma matéria ou de qualquer texto escrito;
direito exclusivo de repórteres e editores de produzir ou redigir matérias jornalísticas;
modo de se imprimir maior objetividade a um texto jornalístico sensacionalista;
fundamentação necessária de temas escolhidos para uma redação jornalística.
Tratando do que chama de desktop publishing, Lorenzo Baer (in Produção gráfica. São Paulo: Senac, 2004) menciona dois programas próprios para editoração eletrônica de mesa. São eles:
ScriptWriter e Word Editor 2.0;
Picasa2 e Java Script;
RagTime Solo 5 e OpenOffice 2.0;
NVU for HTML e Adobe Photoshop;
PageMaker e QuarkXpress.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Os chamados novos meios de comunicação podem ser assimilados a novas tecnologias da informação. Eis sua característica:
especializaram-se em públicos-alvo diferenciados, contrariando a tendência à massificação das primeiras décadas de funcionamento da mídia;
materializaram-se em aparelhos portáteis, popularizando-se como objetos de uso conspícuo e de distinção social para consumidores massificados;
difundiram-se rapidamente entre as camadas menos favorecidas da população, que constituem a totalidade de seus potenciais consumidores;
contribuíram decisivamente para a democratização da informação à época de sua reprodutibilidade técnica e de sua inteira relevância social;
fixaram o princípio da igualdade social, em referência a um ou mais segmentos de público, no que respeita ao consumo de informações atualizadas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
As redes de comunicação e informação, proporcionadas pela mídia digital, vêm permitindo a constituição de comunidades virtuais. Assim, por exemplo, comunidades empresariais, por via eletrônica, compõem uma nova forma de organização comercial.
Neste contexto, entender-se-á comunidades virtuais como grupos que:
relacionam-se em função de interesses comuns, reunindose no ciberespaço ou freqüentando os mesmos sites;
vivem ou habitam uma região virtualmente localizada, criando laços comuns e adotando padrões comportamentais convergentes;
compõem congregações que se associam por laços de solidariedade, experiência em meios eletrônicos, gostos e hábitos de conexão;
determinam espaços de convivialidade intermitente por meio de contatos eletrônicos sistemáticos e continuamente renovados;
mantêm diálogos em tempo real, organizando-se por áreas de interesse, faixa etária ou condição sócio-econômica.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Novas tecnologias, hoje existentes, confluem e se integram, instaurando um admirável mundo novo feito de simulações e virtualidades. O que se tem por virtual apresenta as seguintes características:
introduz e faz valer uma simulação de algo que é irreal, permitindo que seja aferido o grau ideal de sua realidade possível;
representa um fragmento do real, recriado pela dissimulação eficiente de uma máquina capaz de produzir cópias realistas;
faz imediatamente presente algo apenas imaginável ou que está ausente, iludindo a percepção sensorial ao construir um objeto;
permite a passagem de um efeito de realidade a uma forma simulada, pressupondo a existência de um modelo do real histórico;
não se opõe ao que é real, mas ao que é atual, denotando a pura suposição de uma realidade existente em estado conceitual.
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