Questões de Comunicação Social da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:

  • A.

    desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;

  • B.

    deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;

  • C.

    serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;

  • D.

    é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;

  • E.

    vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.

A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:

  • A.

    folhetim;

  • B.

    revista;

  • C.

    imprensa;

  • D.

    jornal;

  • E.

    gazeta.

Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:

  • A.

    sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;

  • B.

    atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;

  • C.

    veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;

  • D.

    emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;

  • E.

    sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.

Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:

  • A.

    faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;

  • B.

    auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;

  • C.

    serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;

  • D.

    propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;

  • E.

    incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.

Emanuel Araújo, em A construção do livro (Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 2000), alude a um “conjunto de tarefas do editor, que consistem basicamente em supervisionar a publicação de originais” (pág. 54). Esta referência diz respeito à:

  • A.

    colação (de manuscritos);

  • B.

    edição (de textos);

  • C.

    editoração (livresca);

  • D.

    normalização (textual);

  • E.

    preparação (filológica).

Em jornalismo, copidesque se refere a:

  • A.

    modalidade de redação que confere a um texto jornalístico seu caráter de prolixidade;

  • B.

    redação final, melhorada, de uma matéria ou de qualquer texto escrito;

  • C.

    direito exclusivo de repórteres e editores de produzir ou redigir matérias jornalísticas;

  • D.

    modo de se imprimir maior objetividade a um texto jornalístico sensacionalista;

  • E.

    fundamentação necessária de temas escolhidos para uma redação jornalística.

Tratando do que chama de desktop publishing, Lorenzo Baer (in Produção gráfica. São Paulo: Senac, 2004) menciona dois programas próprios para editoração eletrônica de mesa. São eles:

  • A.

    ScriptWriter e Word Editor 2.0;

  • B.

    Picasa2 e Java Script;

  • C.

    RagTime Solo 5 e OpenOffice 2.0;

  • D.

    NVU for HTML e Adobe Photoshop;

  • E.

    PageMaker e QuarkXpress.

Os chamados novos meios de comunicação podem ser assimilados a novas tecnologias da informação. Eis sua característica:

  • A.

    especializaram-se em públicos-alvo diferenciados, contrariando a tendência à massificação das primeiras décadas de funcionamento da mídia;

  • B.

    materializaram-se em aparelhos portáteis, popularizando-se como objetos de uso conspícuo e de distinção social para consumidores massificados;

  • C.

    difundiram-se rapidamente entre as camadas menos favorecidas da população, que constituem a totalidade de seus potenciais consumidores;

  • D.

    contribuíram decisivamente para a democratização da informação à época de sua reprodutibilidade técnica e de sua inteira relevância social;

  • E.

    fixaram o princípio da igualdade social, em referência a um ou mais segmentos de público, no que respeita ao consumo de informações atualizadas.

As redes de comunicação e informação, proporcionadas pela mídia digital, vêm permitindo a constituição de comunidades virtuais. Assim, por exemplo, comunidades empresariais, por via eletrônica, compõem uma nova forma de organização comercial.

 Neste contexto, entender-se-á comunidades virtuais como grupos que:

  • A.

    relacionam-se em função de interesses comuns, reunindose no ciberespaço ou freqüentando os mesmos sites;

  • B.

    vivem ou habitam uma região virtualmente localizada, criando laços comuns e adotando padrões comportamentais convergentes;

  • C.

    compõem congregações que se associam por laços de solidariedade, experiência em meios eletrônicos, gostos e hábitos de conexão;

  • D.

    determinam espaços de convivialidade intermitente por meio de contatos eletrônicos sistemáticos e continuamente renovados;

  • E.

    mantêm diálogos em tempo real, organizando-se por áreas de interesse, faixa etária ou condição sócio-econômica.

Novas tecnologias, hoje existentes, confluem e se integram, instaurando um “admirável mundo novo” feito de simulações e virtualidades. O que se tem por virtual apresenta as seguintes características:

  • A.

    introduz e faz valer uma simulação de algo que é irreal, permitindo que seja aferido o grau ideal de sua realidade possível;

  • B.

    representa um fragmento do real, recriado pela dissimulação eficiente de uma máquina capaz de produzir cópias realistas;

  • C.

    faz imediatamente presente algo apenas imaginável ou que está ausente, iludindo a percepção sensorial ao construir um objeto;

  • D.

    permite a passagem de um efeito de realidade a uma forma simulada, pressupondo a existência de um modelo do real histórico;

  • E.

    não se opõe ao que é real, mas ao que é atual, denotando a pura suposição de uma realidade existente em estado conceitual.

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