Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
As principais características do texto jornalístico são:
Clareza, atualidade, ordem direta, objetividade e concisão.
Clareza, precisão, imparcialidade, objetividade e concisão.
Clareza, precisão, ordem direta, objetividade e concisão.
Clareza, precisão, ordem direta, atualidade e simplicidade.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Segundo o Decreto nº. 83.284, de 13 de março de 1979, que regulamentou a profissão de jornalista, a prestação de serviço gratuito, ou com pagamentos simbólicos, sob pretexto de estágio, bolsa de estudo, bolsa de complementação e convênio, constitui:
Fraude.
Crime.
Desvio de função.
Contravenção penal.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Classifique os termos e expressões, numerando a coluna da direita de acordo a da esquerda:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
1 - 2 - 3
2 - 3 - 1
3 - 1 - 2
3 - 2 - 1
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Art. 1º - O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
Art. 2º - A divulgação de informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade.
Art. 3º - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.
Os artigos acima fazem parte:
da Lei de Imprensa (Decreto-Lei nº 972, de 02/09/1967).
da Carta da Organização das Nações Unidas.
do Código de Ética da Associação Nacional de Jornais.
do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A manchete que NÃO contraria as normas de redação jornalística é:
Termina hoje a estada do presidente Lula na África
Governo deseja mudar a Constituição da República
Polícia cala sobre as fugas da Penitenciária de Neves
Ministro afirma que aumento da arrecadação é controverso
As siglas estão grafadas CORRETAMENTE, de acordo com as normas de redação jornalística, em:
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a ABIPECS (suínos), a ABEF (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a OADA (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a Abipecs (suínos), a Abef (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a ABIPECS (suínos), a Abef (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a Abipecs (suínos), a ABEF (frango) e a ABIEC (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
São orientações CORRETAS que o jornalista deve dar ao assessorado:
I. Os repórteres devem ser atendidos amistosamente, mesmo que tenham perguntas desagradáveis para fazer.
II. O assessorado somente deve receber os repórteres quando tiver informação a ser fornecida.
III. Todas as entrevistas, mesmo que não sejam do interesse da instituição, devem ser consideradas importantes.
IV. O assessorado deve sempre ir para as entrevistas com repórteres com o discurso preparado.
V. O assessorado deve destacar, no inicio da entrevista, os pontos principais do assunto.
As orientações CORRETAS são:
I, II e V.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
I. Divulgar todos os fatos que cheguem ao seu conhecimento
II. Lutar pela liberdade de pensamento e expressão
III. Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão
IV. Divulgar todos os fatos comprovados de corrupção
V. Respeitar o direito à privacidade do cidadão
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, são deveres do jornalista:
I, III e IV.
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Sobre o relacionamento envolvendo a assessoria de imprensa, a fonte e os meios de comunicação de massa, é INCORRETA a afirmativa:
Cabe à assessoria de imprensa facilitar o contato entre os meios de co-municação e o assessorado.
É importante que o assessor de imprensa seja um profissional experiente, que conheça os jornalistas dos veículos de comunicação e circule bem no meio jornalístico.
Nas organizações há uma seleção do que deve ser divulgado pela assesso-ria junto à mídia. Cabe à direção da organização decidir se as notícias cau-sam dano à credibilidade, à confiabilidade e à competência da organização.
O verdadeiro desempenho do assessor de imprensa acabará por ser me-dido numa escala profissional que compreende referências como: forne-cimento de notícias de real interesse; solicitude e rapidez no atendimento à imprensa, honestidade e ponderação.
São tarefas desempenhadas pelo assessor de imprensa as seguintes afirma-tivas, EXCETO:
O assessor de imprensa nas organizações deve trabalhar somente em ações focadas na atuação de divulgação externa de notícias.
Oferecer informações diárias, semanais e mensais sobre os fatos relacionados à área específica da natureza da organização, os fatos políticos, sociais e econômicos que possam causar impactos na atuação da organização.
Ao convocar a imprensa para o anúncio de algum fato de interesse público, o assessor de imprensa deve oferecer aos repórteres material redigido de forma precisa, com o maior número de informações relevantes sobre a notícia.
Conhecer e respeitar as características editoriais e redatoriais dos veículos de comunicação de massa é uma condição primordial do assessor de imprensa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...