Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Compõem a rotina de trabalho do assessor de imprensa, EXCETO:
Ser o porta-voz natural e oficial da organização nas demandas dos jornalistas dos veículos de comunicação.
Chamar a atenção da organização para as notícias de conjuntura, que devem analisadas, bem como para as questões sociais, políticas e econômicas que a organização não pode ignorar.
Procurar oportunidades para a organização se posicionar de forma adequada.
Abrir espaço na mídia para a organização ocupar, seja como fonte ou como foco principal da matéria.
São fundamentais no trabalho de clipagem de notícias, EXCETO:
Identificar, de maneira completa e precisa, os veículos que publicaram as matérias.
Contextualizar a notícia publicada, clipando o conteúdo integral da matéria.
No caso do clipagem eletrônica, é dispensável acompanhamento e citação do contexto em que organização aparece no noticiário.
Para potencializar a clipagem on line, o assessor de imprensa deve esco-lher antecipadamente, os horários a serem clipados ao longo do dia.
As entrevistas coletivas devem ser convocadas, EXCETO:
Em casos extraordinários, em que é necessário reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar as informações de interesse público.
Em caso de lançamentos de produtos, assinatura de contrato ou eventos similares.
Em situações emergenciais, quando muitos jornalistas procuraram a organização ao mesmo tempo.
Quando a organização decide que o fato será de interesse da mídia.
Sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação para assessoria de imprensa, todas as vantagens obtidas abaixo estão corretas, EXCETO:
crescente redução de custos e rapidez na distribuição de informações or-ganizacionais através da internet.
possibilidade de disponibilização de um número maior de releases aos meios de comunicação de massa, sem a preocupação com a seleção de públicos receptores.
redução de dias para horas na produção e edição de informativos eletrônicos.
disponibilização, no site da organização, dos conteúdos dos informativos impressos.
São corretas as afirmativas sobre informação on line, EXCETO:
É sempre importante localizar, na página da organização na rede eletrônica, o endereço, nome, missão, histórico e os recursos humanos.
Disponibilizar discursos e artigos de dirigentes, técnicos, bem como entrevistas.
A boa organização do site da organização na internet não deve ser tarefa estratégica do comunicador.
Relatórios de gestão e balanço social são indispensáveis num site organizacional.
É recomendável para as fontes que utilizam o rádio como importante veículo de divulgação de ações institucionais, EXCETO:
Estar bem informado para que sua opinião e análise sejam embasadas e consistentes.
Nunca ensaiar a leitura de um texto quando convidado a tecer comentários.
Ser simpático com o apresentador e com os ouvintes que participam dos programas.
Saber que novidade de interesse geral e um novo enfoque para a notícia são critérios para ser chamado freqüentemente pelos radialistas para en-trevistas.
São corretas as seguintes afirmativas sobre as técnicas do jornalismo empre-sarial, EXCETO:
Deve adotar uma postura, prioritariamente, noticiosa.
Os leitores necessitam de textos que, além de explicar a situação, pos-sam ser lidos por muito tempo depois de publicados.
O jornalismo empresarial não anula a necessidade de editoriais, colunas fixas, artigos, crônicas.
Rigor em relação à periodicidade e à distribuição do veículo de informação.
Em relação aos jornalistas vinculados a veículos de comunicação, espera-se, EXCETO:
sejam capazes de entender que a falta de disponibilidade de uma fonte para atendimento imediato não significa desinteresse com a imprensa.
entender que o interesse na publicação da notícia é da organização com-tactada e não do veículo de comunicação ou dos leitores.
possuam conhecimento mínimo sobre o assunto em pauta.
mantenham-se informados sobre as notícias divulgadas no veículo em que trabalham e nos demais veículos de grande audiência e circulação.
São funções do profissional de comunicação dentro da estrutura de comuni-cação integrada de uma empresa, EXCETO:
Elaboração de projeto gráfico e redação de textos para catálogo institu-cional e criação de folders, cartazes e flyers.
Redação de press releases e informativos internos; criação de roteiro, produção e edição de vídeo institucional.
Atualização do mailing list e promoção de eventos para os diversos segmentos de públicos da instituição.
Acompanhamento da produção de peças gráficas, spots e VTs junto a fornecedores e produtoras.
Em relação à Assessoria de Comunicação Integrada de uma instituição, é INCORRETO afirmar que:
O profissional de comunicação deve ser responsável pelo desenvolvimen-to de um programa de identidade corporativa e pela divulgação da identi-dade visual da instituição junto a seus diversos públicos.
As demandas dos diversos segmentos de públicos, tanto internos quanto a opinião pública, são fatores que devem ser considerados no desenvol-vimento de um trabalho de comunicação empresarial.
É papel da assessoria de comunicação integrada planejar e executar, de forma multidisciplinar, as ações de comunicação da empresa, priorizando em todas as situações as atividades de imprensa, devido à agilidade e ra-pidez características dos veículos jornalísticos.
As atividades de Relações Públicas devem partir de um planejamento global, estratégico, vinculado à consecução de objetivos de curto, médio e longo prazos, o que as caracteriza como permanentes.
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