Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à distribuição e veiculação dos releases, é INCORRETO afirmar:
Os releases transformaram-se em vigoroso artefato da iniciativa privada para utilizar a imprensa como elo com a sociedade, ou mercado consumidor.
A proliferação e aceitação dos releases são, em parte, responsáveis pela redução das equipes nas redações, já que a notícia chega pronta, gratuita.
Os releases são o instrumento físico principal num sistema de informação e relacionamento entre instituições e imprensa.
Interesse público, adequação e ser novidade são considerados os principais critérios para aproveitamento de releases pelas redações jornalísticas.
Podemos considerar como necessários, na estrutura de um release, os aspec-tos, EXCETO:
O release é produzido geralmente em formato A4, com logotipo e infor-mações do assessorado no timbre.
Indispensável colocar o nome da empresa, do produto, ou dirigente, no título do release para identificar a autoria da notícia a ser enviada para os veículos de comunicação.
Inclua sempre o registro profissional do autor do release, telefone da assessoria e e-mail de contato.
É sempre conveniente, ao enviar um release para as redações, induzir o jornalista a buscar contato com a assessoria de imprensa para agendar as possíveis entrevistas ou levantar informações adicionais.
São considerados mandamentos do veículo jornalístico organizacional todas as opções abaixo, EXCETO:
Para estabelecer os objetivos da publicação, é necessário fazer uma sondagem na organização observando quais os interesses envolvidos e quais serão os interlocutores.
Em casos de organizações que apresentam públicos heterogêneos de localização, funções, idades, a melhor opção é segmentar as publicações da comunicação organizacional.
O informativo organizacional é um veículo de comunicação que não necessita ter uma periodicidade definida.
A pauta e a linguagem devem ser acessíveis e atraentes, bem como a aparência do jornal ou informativo deve ser clara e dinâmica.
A gestão de comunicação pode contribuir para a condução de situações críticas ou ataques à imagem institucional pela mídia, agindo segundo os pressupostos, EXCETO:
Saber o estágio da matéria, as fontes que o repórter consultou, a versão e a dimensão que ele tem da notícia facilita o controle da pauta.
Identificar uma fonte credenciada com capacidade de esclarecer o assunto.
Agir com transparência e de maneira ágil, adotar uma atitude realista e não tentar minimizar os fatos são ações que podem esvaziar ou minimizar as críticas.
O porta-voz mais qualificado para atender a demanda da mídia em casos de crise institucionais é sempre o principal executivo da empresa.
A Comunicação Organizacional pressupõe que todas as áreas relacionadas (Marketing, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Atendimento ao Cli-ente) trabalhem de maneira integrada. É correto afirmar que, na elaboração e realização de eventos, cabe à Assessoria de Imprensa, EXCETO:
Trabalhar no planejamento, orientando de acordo com as possibilidades de o evento despertar a atenção da mídia.
Planejar coletivas com a presença de personalidades que possam des-pertar a atenção dos jornalistas.
Contato antes e após o evento com os convidados para verificar a quali-dade atingida conforme o planejamento programado para a atividade.
Contato com as redações, recepção e encaminhamento dos repórteres e distribuição de press kits.
Definem as características primordiais do espaço editorial, EXCETO:
Espaço obtido pela organização não é pago.
O objetivo principal da matéria é promocional.
A empresa fornece apenas a informação: não controla o resultado.
Espaço, destaque, momento e mensagem das matérias estão fora do controle da organização.
Em relação a situações de crise institucional, é INCORRETO afirmar:
Qualquer fato negativo que escape ao controle da organização e que ga-nhe visibilidade pública pode ser considerado como crise.
A crise institucional afeta os negócios de uma empresa, provocando per-da de lucratividade, além de colocar sua reputação em dúvida.
Agir com transparência em situações de crise pode transformar uma crise gra-ve em ótima oportunidade de formação de imagem positiva para a empresa.
Uma empresa ou instituição que tem credibilidade junto aos formadores de opinião não terá sua imagem prejudicada por matérias negativas vei-culadas na imprensa.
São ações fundamentais de assessoria de imprensa em situações de crise ou na sua prevenção, EXCETO:
Trabalhar de forma pró-ativa a qualquer possibilidade de crise.
Não é papel da assessoria de imprensa organizar um comitê para geren-ciamento de crise.
Garantir que haja uma unidade no discurso dos porta-vozes da organiza-ção junto à mídia e sociedade.
Com a ajuda dos porta-vozes, cabe ao assessor de imprensa preparar informações para nivelar o discurso para os públicos interno e externo.
São importantes conceitos para a implantação de assessorias de imprensa, EXCETO:
Em qualquer tipo de organização, é importante que a assessoria de imprensa seja comandada por um jornalista experiente com ótimo trânsito nos veículos de comunicação externa.
É importante, numa empresa ou instituição de médio e/ou grande portes, a presença de uma secretária capaz de organizar toda a vida burocrática e administrativa de uma assessoria.
Estagiários de comunicação são valiosos na realização da clipagem dos jornais, caso a organização não tenha um serviço de clipping terceirizado.
Elaboração e gerenciamento de mailing lists especializados e de nichos de mercado que sejam públicos naturais para a empresa.
São características das assessorias de imprensa de órgãos governamentais, EXCETO:
Atuam mais nas áreas de informação sobre prestação de serviços.
Têm atuação reativa, atendendo às necessidades de informações sobre falhas nas ações das organizações.
Divulgam balanços de resultados de campanha e prestação de serviços.
Esclarecem seus públicos sobre possíveis atos da organização que te-nham atentado contra os direitos da sociedade.
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