Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A visão fragmentada, a multiplicidade de fontes emissoras, as simultaneidades aparentes são estratégias da mídia nos tempos da:
Antigüidade
Idade Média
Contra-Cultura
Modernidade
Pós-Modernidade
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um cientista político que analisa a situação dos diversos candidatos e seus partidos na disputa eleitoral é considerado uma fonte:
fixa
direta
autorizada
parcial
indireta
Comunicação Social - Produção Gráfica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
No Ocidente, quando uma pessoa olha uma página de jornal, sua visão se fixa instintivamente na zona de visualização primária da página que fica localizada na parte:
central da folha
superior à esquerda
inferior à direita
superior à direita
inferior à esquerda
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O paradigma que buscou avaliar o alcance psicossocial dos meios de comunicação, se ocupando da influência e dos efeitos que os meios exercem sobre a massa, ressaltando sua capacidade de influenciar os comportamentos individuais e dobrar a vontade coletiva é conhecido como:
midiológico
funcionalista-pragmático
tecnológico-interativista
conflitual-dialético
culturológico
Comunicação Social - Produção Gráfica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O sistema de impressão utilizado pela imprensa cuja característica básica é o baixo relevo é o:
tipográfico
CTP
offset
planográfico
rotográfico
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O conceito que analisa criticamente a produção de bens simbólicos em escala industrial, alegando que esta produção proporciona alienação, conformismo político e passividade mental é conhecido por:
communication research
grafosfera
indústria da cultura
medium
cultural studies
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O modelo teórico que estabelece que a Comunicação, devido aos dispositivos tecnológicos e as redes de informação, oferece uma falsa imagem da realidade e a esvazia de sentido, disseminando uma grande quantidade de informação sem aprofundá-la, é o modelo:
da fissura tecnológica
da recepção
dos fractais biográficos
dos definidores primários
da espiral do silêncio
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A mensagem é codificada e, através do canal, vai da fonte ao receptor. Cada elemento do processo comunicativo está relacionado a uma função da linguagem. A mensagem corresponde à função:
emotiva
conativa
fática
metalingüística
referencial
Comunicação Social - Fotografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Na comunicação jornalística, as fotografias, ilustrações, charges e cartoons fazem parte do sistema analógico. Com relação a esse sistema, pode-se afirmar que:
apresenta unidades semânticas autônomas de alto valor referencial
estabelece uma relação arbitrária entre as unidades e a realidade referida
apresenta sintaxe lógica rica e complexa, sendo ideal para a comunicação de conceitos
é organizado segundo o esquema de encaixes sucessivos
apresenta semântica pobre e representa o componente digital da comunicação
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A noticiabilidade é um conjunto de critérios capaz de escolher entre inúmeros fatos uma quantidade limitada de notícias. Esses critérios são conhecidos como valores-notícia e estão subdivididos em categorias. A categoria que classifica a notícia de acordo com os critérios de atualidade, qualidade e equilíbrio é a que se relaciona:
ao indivíduo
ao meio de informação
ao público
à concorrência
ao produto
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...