Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A coleção de informações sobre os públicos de uma organização e seu ambiente externo com o objetivo de identificar problemas ou oportunidades potenciais de comunicação é chamada de
subsídios informativos.
agenda-building.
enquadramento.
escaneo ambiental.
focus group.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A legenda de uma foto que acompanha uma notícia deve
repetir o que foi dito na matéria, aproveitando a imagem para duplicar a informação.
complementar o que foi mostrado na imagem, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para detalhes.
descrever o que está sendo mostrado na imagem, funcionando como uma etiqueta de identificação.
ser um texto longo que resuma os dados principais do lide da notícia.
vir somente abaixo da imagem com corpo de texto igual ao da matéria que acompanha.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O lide clássico ordena os elementos da proposição (o quê, quem, onde, como e por quê) a partir da notação mais importante. Se o mais importante for o objeto direto, constrói-se o período
na voz passiva.
começando pelo sujeito.
começando pela circunstância.
na ordem direta.
começando pelo verbo.
Comunicação Social - História da Imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em 1808, com a chegada da Corte portuguesa, é instalada a Impressão Régia no Brasil e, em 10 de setembro deste mesmo ano, passa a circular a(o):
Gazeta do Rio de Janeiro.
Correio Braziliense.
Gazeta do Império.
Correio do Rio de Janeiro.
Diário Fluminense.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O crime de comunicação que consiste na ofensa à honra, dignidade ou decoro de alguém, atribuindo a esta pessoa vícios ou defeitos morais é
preconceito.
difamação.
injúria.
perjúrio.
calúnia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O comportamento da imprensa em uma situação de crise empresarial pode ser crucial para sua imagem. Nesse momento, a empresa deve
procurar a via judicial, tentando buscar ressarcimento pelos prejuízos causados pela publicação de notícias negativas.
omitir-se, evitando dar explicações e escondendo fatos que possam comprometê-la ainda mais.
selecionar alguns órgãos da imprensa para dar as declarações, atendendo apenas aqueles que sejam favoráveis à organização.
tentar minimizar o impacto na reputação da empresa, apostando no esquecimento das informações negativas.
eleger um único porta-voz, que passe credibilidade, saiba lidar com a imprensa e conheça bem a empresa e o problema em questão.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
As atividades da assessoria de comunicação são estratégicas para a empresa, embora ela ainda seja considerada uma área meramente instrumental em algumas organizações. Para superar essa visão, é preciso que a assessoria
concentre todo o esforço de comunicação da empresa, evitando que outros segmentos organizacionais participem do processo comunicacional.
centralize toda a avaliação de seu desempenho no retorno baseado nos clippings de impressos e eletrônico.
especialize-se em atender as demandas internas de comunicação, desempenhando uma ação de comunicação baseada em solicitações pontuais.
atue como uma área especializada e restrita com a incumbência de divulgar as decisões da Diretoria, mas sem integrar-se com o restante da organização.
assuma uma postura mais próxima da área-fim da organização, vinculando os seus resultados aos objetivos e metas estratégicas da organização.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
De acordo com o artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, o exercício da profissão possui finalidade
privada
moral
pública.
política.
coerciva.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O Código de Ética do Jornalista fixa as normas de atuação desse profissional. De acordo com esse código, o jornalista é
responsável por toda informação que divulga, independente de ter sido alterada por terceiros.
isento de responsabilidade por tudo o que divulga.
responsável por toda informação que divulga, desde que não alterada por terceiros.
responsável somente se a pauta da matéria tiver sido sugestão sua.
isento de responsabilidade, desde que o editor assuma a responsabilidade pelo jornalista.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O trabalho do jornalista deve ser pautado pelo interesse
político.
particular.
econômico.
social.
ideológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...