Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A coleção de informações sobre os públicos de uma organização e seu ambiente externo com o objetivo de identificar problemas ou oportunidades potenciais de comunicação é chamada de

  • A.

    subsídios informativos.

  • B.

    agenda-building.

  • C.

    enquadramento.

  • D.

    escaneo ambiental.

  • E.

    focus group.

A legenda de uma foto que acompanha uma notícia deve

  • A.

    repetir o que foi dito na matéria, aproveitando a imagem para duplicar a informação.

  • B.

    complementar o que foi mostrado na imagem, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para detalhes.

  • C.

    descrever o que está sendo mostrado na imagem, funcionando como uma etiqueta de identificação.

  • D.

    ser um texto longo que resuma os dados principais do lide da notícia.

  • E.

    vir somente abaixo da imagem com corpo de texto igual ao da matéria que acompanha.

O lide clássico ordena os elementos da proposição (o quê, quem, onde, como e por quê) a partir da notação mais importante. Se o mais importante for o objeto direto, constrói-se o período

  • A.

    na voz passiva.

  • B.

    começando pelo sujeito.

  • C.

    começando pela circunstância.

  • D.

    na ordem direta.

  • E.

    começando pelo verbo.

Em 1808, com a chegada da Corte portuguesa, é instalada a Impressão Régia no Brasil e, em 10 de setembro deste mesmo ano, passa a circular a(o):

  • A.

    Gazeta do Rio de Janeiro.

  • B.

    Correio Braziliense.

  • C.

    Gazeta do Império.

  • D.

    Correio do Rio de Janeiro.

  • E.

    Diário Fluminense.

O crime de comunicação que consiste na ofensa à honra, dignidade ou decoro de alguém, atribuindo a esta pessoa vícios ou defeitos morais é

  • A.

    preconceito.

  • B.

    difamação.

  • C.

    injúria.

  • D.

    perjúrio.

  • E.

    calúnia.

O comportamento da imprensa em uma situação de crise empresarial pode ser crucial para sua imagem. Nesse momento, a empresa deve

  • A.

    procurar a via judicial, tentando buscar ressarcimento pelos prejuízos causados pela publicação de notícias negativas.

  • B.

    omitir-se, evitando dar explicações e escondendo fatos que possam comprometê-la ainda mais.

  • C.

    selecionar alguns órgãos da imprensa para dar as declarações, atendendo apenas aqueles que sejam favoráveis à organização.

  • D.

    tentar minimizar o impacto na reputação da empresa, apostando no esquecimento das informações negativas.

  • E.

    eleger um único porta-voz, que passe credibilidade, saiba lidar com a imprensa e conheça bem a empresa e o problema em questão.

As atividades da assessoria de comunicação são estratégicas para a empresa, embora ela ainda seja considerada uma área meramente instrumental em algumas organizações. Para superar essa visão, é preciso que a assessoria

  • A.

    concentre todo o esforço de comunicação da empresa, evitando que outros segmentos organizacionais participem do processo comunicacional.

  • B.

    centralize toda a avaliação de seu desempenho no retorno baseado nos clippings de impressos e eletrônico.

  • C.

    especialize-se em atender as demandas internas de comunicação, desempenhando uma ação de comunicação baseada em solicitações pontuais.

  • D.

    atue como uma área especializada e restrita com a incumbência de divulgar as decisões da Diretoria, mas sem integrar-se com o restante da organização.

  • E.

    assuma uma postura mais próxima da área-fim da organização, vinculando os seus resultados aos objetivos e metas estratégicas da organização.

De acordo com o artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, o exercício da profissão possui finalidade

  • A.

    privada

  • B.

    moral

  • C.

    pública.

  • D.

    política.

  • E.

    coerciva.

O Código de Ética do Jornalista fixa as normas de atuação desse profissional. De acordo com esse código, o jornalista é

  • A.

    responsável por toda informação que divulga, independente de ter sido alterada por terceiros.

  • B.

    isento de responsabilidade por tudo o que divulga.

  • C.

    responsável por toda informação que divulga, desde que não alterada por terceiros.

  • D.

    responsável somente se a pauta da matéria tiver sido sugestão sua.

  • E.

    isento de responsabilidade, desde que o editor assuma a responsabilidade pelo jornalista.

O trabalho do jornalista deve ser pautado pelo interesse

  • A.

    político.

  • B.

    particular.

  • C.

    econômico.

  • D.

    social.

  • E.

    ideológico.

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