Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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O veículo de comunicação em que emissor e receptor ocupam posições simétricas, horizontalizadas, é o(a)

  • A.

    internet.

  • B.

    jornal.

  • C.

    rádio.

  • D.

    house organ.

  • E.

    televisão.

O sistema de impressão que consiste na utilização de clichês em alto relevo é

  • A.

    tipográfico.

  • B.

    rotográfico.

  • C.

    litográfico.

  • D.

    planográfico.

  • E.

    offset.

O paradigma clássico da Comunicação elaborado pelo filósofo Aristóteles identifica os três elementos básicos do processo comunicativo, quais sejam

  • A.

    feedback, emissor e canal.

  • B.

    emissor, mensagem e receptor.

  • C.

    contexto, canal e feedback.

  • D.

    emissor, ruído e receptor.

  • E.

    mensagem, repertório e canal.

Em um impresso, as manchas, traços, ilustrações e letras compõem um sistema que é capaz de preservar a identidade do veículo. Esse sistema é conhecido como

  • A.

    projeto gráfico.

  • B.

    sistema digital.

  • C.

    projeto construtivo.

  • D.

    sistema lingüístico.

  • E.

    sistema analógico.

O professor Harold Lasswell formulou o modelo teórico da Comunicação que descreve o ato comunicativo como uma seqüência interrogativa: quem diz o quê, por que meio, a quem e com que efeitos. Esse modelo foi proposto em

  • A.

    1928.

  • B.

    1938.

  • C.

    1948.

  • D.

    1958.

  • E.

    1968.

Noticiabilidade é a capacidade que os fatos têm de virar notícia, o que é medido através dos valores-notícia. Esses valores são subdivididos em categorias. A categoria relativa ao público leva em consideração os critérios de

  • A.

    interesse humano, interesse nacional e importância dos envolvidos.

  • B.

    brevidade, atualidade e equilíbrio.

  • C.

    política editorial, acessibilidade à fonte e local.

  • D.

    exclusividade ou furo.

  • E.

    protetividade e serviço.

A teoria que defende que as mensagens dos meios de comunicação atingem cada elemento do público da mesma forma, independente de suas características sociais, psicológicas ou culturais, é conhecida como

  • A.

    teoria da dissonância cognitiva.

  • B.

    teoria do agendamento.

  • C.

    teoria hipodérmica.

  • D.

    teoria gnóstica.

  • E.

    teoria do newsmaking.

Uma das principais contribuições do teórico Paul Lazarsfeld para o estudo da Comunicação foi o conceito de

  • A.

    duplo estágio do fluxo comunicacional.

  • B.

    indústria cultural de massa.

  • C.

    retroalimentação.

  • D.

    agir comunicativo na esfera pública.

  • E.

    racionalidade comunicacional.

Dentre os novos modelos teóricos da Comunicação, um deles destaca que a informação hoje possui um caráter pouco consistente e de alta instabilidade. Este é o modelo

  • A.

    dos definidores primários.

  • B.

    da espiral do silêncio.

  • C.

    da virtualização.

  • D.

    dos fractais biográficos.

  • E.

    da midiologia francesa.

O crime de comunicação, conhecido como calúnia, consiste em

  • A.

    ofender a honra, dignidade ou decoro de alguém.

  • B.

    imputar a alguém, falsamente, fato definido como crime.

  • C.

    produzir ou comercializar edição fraudulenta de impressos.

  • D.

    imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação, gerando descrédito.

  • E.

    usurpar a autoria de texto produzido por outra pessoa.

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