Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O veículo de comunicação em que emissor e receptor ocupam posições simétricas, horizontalizadas, é o(a)
internet.
jornal.
rádio.
house organ.
televisão.
Comunicação Social - Produção Gráfica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O sistema de impressão que consiste na utilização de clichês em alto relevo é
tipográfico.
rotográfico.
litográfico.
planográfico.
offset.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O paradigma clássico da Comunicação elaborado pelo filósofo Aristóteles identifica os três elementos básicos do processo comunicativo, quais sejam
feedback, emissor e canal.
emissor, mensagem e receptor.
contexto, canal e feedback.
emissor, ruído e receptor.
mensagem, repertório e canal.
Comunicação Social - Produção Gráfica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em um impresso, as manchas, traços, ilustrações e letras compõem um sistema que é capaz de preservar a identidade do veículo. Esse sistema é conhecido como
projeto gráfico.
sistema digital.
projeto construtivo.
sistema lingüístico.
sistema analógico.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O professor Harold Lasswell formulou o modelo teórico da Comunicação que descreve o ato comunicativo como uma seqüência interrogativa: quem diz o quê, por que meio, a quem e com que efeitos. Esse modelo foi proposto em
1928.
1938.
1948.
1958.
1968.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Noticiabilidade é a capacidade que os fatos têm de virar notícia, o que é medido através dos valores-notícia. Esses valores são subdivididos em categorias. A categoria relativa ao público leva em consideração os critérios de
interesse humano, interesse nacional e importância dos envolvidos.
brevidade, atualidade e equilíbrio.
política editorial, acessibilidade à fonte e local.
exclusividade ou furo.
protetividade e serviço.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A teoria que defende que as mensagens dos meios de comunicação atingem cada elemento do público da mesma forma, independente de suas características sociais, psicológicas ou culturais, é conhecida como
teoria da dissonância cognitiva.
teoria do agendamento.
teoria hipodérmica.
teoria gnóstica.
teoria do newsmaking.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Uma das principais contribuições do teórico Paul Lazarsfeld para o estudo da Comunicação foi o conceito de
duplo estágio do fluxo comunicacional.
indústria cultural de massa.
retroalimentação.
agir comunicativo na esfera pública.
racionalidade comunicacional.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Dentre os novos modelos teóricos da Comunicação, um deles destaca que a informação hoje possui um caráter pouco consistente e de alta instabilidade. Este é o modelo
dos definidores primários.
da espiral do silêncio.
da virtualização.
dos fractais biográficos.
da midiologia francesa.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O crime de comunicação, conhecido como calúnia, consiste em
ofender a honra, dignidade ou decoro de alguém.
imputar a alguém, falsamente, fato definido como crime.
produzir ou comercializar edição fraudulenta de impressos.
imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação, gerando descrédito.
usurpar a autoria de texto produzido por outra pessoa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...