Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sabemos que existem diferentes níveis em comunicação. Um deles é apoiado aos tradicionais meios comunicacionais como rádio, tv e jornal. Neste tipo de comunicação o emissor e o receptor estão em instâncias separadas pelo tempo e/ou espaço. Este tipo de comunicação chamamos de:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O jornalismo online já apresenta algumas características. Sabe-se que as pessoas dificilmente lêem mais de dois blocos de texto de até 100 palavras. É importante conseguir que o leitor saiba o máximo lendo o mínimo. O tamanho máximo dos parágrafos, para Crawford Kilian, é 75 caracteres. É uma redação muito mais próxima da redação do rádio e televisão do que do jornal impresso. Esta proximidade com o público faz com que as frases sejam escritas:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Na profissão de jornalista também é comum o uso de jargões específicos da área. Eles são importantes porque aproximam os profissionais numa linguagem única. Quando estamos diante de uma notícia que não é verdadeira e mesmo assim foi publicada, chamamos de:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Um comunicador deve estar pronto para qualquer trabalho da área comunicativa, não se limitando a pilares específicos de habilitações. Pois ser gestor é ser comunicador e não apenas jornalista ou apenas relações públicas ou apenas publicitário. A sociedade não depende de especificidades e sim correlaciona-se com a comunicação de forma mútua e contínua, sem apresentar áreas de maior ou menor importância. (ACOSTA, 2013). Neste trecho do livro Gestor: o novo perfil do profissional de comunicação, o autor demonstra clara característica do profissional que atua em:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Canadense que trouxe para a educação novo enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação. Dono de uma expressão que em tempos de internet, é óbvia. Quando foi dita, na segunda metade do século XX, parecia extraída de um livro de ficção. Esta expressão refere-se ao mundo como uma Aldeia Global. Tratamos do autor:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O artigo científico pode ser descrito como parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Podemos dividir a estrutura de um artigo científico em elementos prétextuais e pós-textuais. São considerados elementos pré-textuais todas as alternativas, EXCETO:
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Na organização de um evento é fundamental o cuidado com a ordem de precedência. Em um município, por exemplo, o prefeito preside solenidades municipais, seguido da ordem de precedência das autoridades do respectivo município. No momento da fala a ordem a ser seguida é:
Comunicação Social - História da Imprensa - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Os meios de comunicação nos últimos 150 anos tem sofrido forte influência da tecnologia. Analise as alternativas:
I. Rádio Local. II. E-mail. III. Televisão. IV. Carta. Podemos considerar meios de comunicação de massa a:Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Com a chegada da internet, os produtos culturais passam a organizar-se segundo a ótica da diferenciação. Estamos diante de tanta informação que chegamos a nos sentir desinformados. Com essas características, o jornalismo faz parte do contexto de desmassificação e de personalização. Estes novos parâmetros vêm resultando em alterações no campo do jornalismo:
Em telejornalismo, cabeça é a introdução da reportagem, a notícia sintética, lead flash (que, quem, quando). A última frase da cabeça contém a deixa para o início do VT (Video Tape) que é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...