Questões de Comunicação Social da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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O texto em jornalismo possui características específicas para os distintos meios de comunicação. Na televisão, a leitura pelos apresentadores de telejornais normalmente é realizada através de um equipamento conhecido como:

  • A. Diafragma.
  • B. Obturador.
  • C. Objetiva.
  • D. Teleprompter.

A Teoria Crítica, inaugurada pela Escola de Frankfurt, baseada em teorias marxistas que encaram a mídia como instrumento de influência social capitalista. A Teoria Crítica age por meio de repetição, e é nela que surge o fenômeno da indústria cultural em que a arte passa a ser reproduzida tecnicamente, como produto de consumo da massa. A obra de arte perde seu caráter artístico e passa a ter um caráter capitalista de consumo. Esta teoria foi inaugurada pela Escola de:

  • A. Londres.
  • B. Frankfurt.
  • C. Berlin.
  • D. Roma.

Todo o desenvolvimento inicial das Teorias da Comunicação teve foco nas mensagens enviadas pela mídia e nos seus efeitos sobre os indivíduos da massa. No entanto, este modo revelou-se demasiadamente superficial para compreender os verdadeiros efeitos da comunicação sobre a sociedade, foi então que o caráter dos estudos comunicacionais passou a salientar o processo de seleção das informações midiáticas, geração e divulgação, valorizando assim o conteúdo e a forma que o mesmo era veiculado, pois se percebeu que a qualidade do que era difundido tinha ligação direta com os efeitos causados no receptor. Esta é uma característica da teoria:

  • A. Gatekeeper.
  • B. Persuassiva.
  • C. Crítica.
  • D. Hipodérmica.

“Às vezes, quando descubro que não escrevi uma única frase depois de ter rabiscado páginas e páginas, me jogo na cama e fico ali, aturdido, atolado num pântano de desespero, odiando-me e culpando-me por esse orgulho louco que me faz choramingar por uma quimera. Um quarto de hora depois, tudo mudou; meu coração está cheio de júbilo”. (Apud FLAUBERT, G., in NACHMANOVITCH, S., 2007).

O trecho acima nos revela uma das fases do processo criativo. Esta fase é a(o):

  • A. Incubação.
  • B. Aquecimento de ideias.
  • C. Elaboração da ideia.
  • D. Problema.

Esta etapa é, para o processo de criação, força motriz que ativa o raciocínio. Segundo os autores, a busca para instaurar a harmonia e aliviar o sujeito da angústia é que incita a mente a encontrar soluções. Tanto é assim que Duailibi e Simonsen (2008) defendem que para ocorrer a criação a pessoa deve ser inicialmente perturbada e frustrada por um:

  • A. Plano.
  • B. Brainstorming.
  • C. Produto.
  • D. Problema.

Trata-se de uma técnica de apoio à criatividade, transversal a todos os setores de atividade, mas especialmente utilizada na área da publicidade e imagem, bem como em situações de crise, ou emergência. É utilizado, sobretudo, na análise de oportunidades e processos de otimização de ação no mercado, numa fase inicial do processo, para identificação, e avaliação, das diferentes possibilidades ao dispor do cliente. Referimo-nos a(o):

  • A. Brainstorming.
  • B. Produção.
  • C. Folder.
  • D. Briefing.

É um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los:

  • A. Dados do produto.
  • B. Dados do cliente.
  • C. Briefing.
  • D. Catálogo de produtos.

O uso de figuras de linguagem são frequentes em publicidade. Quando utilizamos características humanas para seres inanimados, como por exemplo: Poupançudos da Caixa. Estamos usando uma:

  • A. Antítese.
  • B. Onomatopéia.
  • C. Prosopopéia.
  • D. Eufemismo.

É uma figura de linguagem que consiste em substituir um termo pelo outro. Um dos recursos literários muito utilizados na publicidade para elaborar mensagens, criando e facilitando imagens e lembranças dos nomes dos produtos na mente do consumidor. Utilizado na campanha do Banco Itaú, com a frase “Um Itaú de vantagens”. Falamos de:

  • A. Prosopopéia.
  • B. Eufemismo.
  • C. Metáfora.
  • D. Metonímia.

No procedimento criativo, é a técnica da ironia para desarmar o público. Primeiro desvaloriza o produto e num segundo momento faz sobressair suas virtudes essenciais. Diz-se ao consumidor o contrário do que deveria ser dito. Falamos de:

  • A. Referência inesperada.
  • B. Bissecção simbolizante.
  • C. Conceito reverso.
  • D. Conceito oposto.
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