Lista completa de Questões de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estrutura de comunicação em órgãos públicos deve ser profissionalizada. Isso significa que:
Todos os prestadores de serviço devem ser concursados.
Toda a estrutura deve ser montada por meio de licitação.
Não são admitidos cargos em comissão.
As áreas de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda devem agir de forma independente para realizar diagnósticos mais precisos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre a totalidade dos serviços a serem prestados por uma assessoria de imprensa, é CORRETO afirmar que envolvem:
Elaboração de clippings, releases e organização de entrevistas coletivas.
Elaboração e avaliação de clippings, produção e distribuição de releases, organização e produção de eventos, cerimonial, organização de entrevistas coletivas.
Redigir textos, acompanhar o que é publicado na imprensa, acompanhar entrevistas, desde que essas atividades estejam previstas no plano estratégico da organização.
Elaborar releases sobre os temas que possam melhorar a imagem da empresa e distribuir ao maior número de veículos de imprensa possível, acompanhar todas as notícias, organizar e acompanhar entrevistas, produzir jornais internos.
Leitura conjunta de jornais e antecipação de tendências, criação e desenvolvimento de produtos jornalísticos, divulgação aos diversos públicos, cobertura de eventos ligados à empresa, organização de entrevistas, relacionamento com a imprensa, orientação e aproximação dos gestores com os jornalistas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre a relação entre identidade e imagem institucional, é CORRETO afirmar:
Identidade e imagem institucional são palavras diferentes para explicar o mesmo conceito.
A identidade de uma empresa corresponde a como se dão as relações entre seus funcionários, parceiros e públicos, o que a distingue das demais, enquanto sua imagem seria a visão que se tem dela, que pode ser produto da imaginação, consciente ou inconsciente.
A identidade de uma empresa é a soma de suas características físicas fundamentais, como a estrutura predial, a localização e o que produz, enquanto sua imagem está relacionada à logomarca, cores e design utilizados nas publicações de divulgação.
A identidade é o conjunto de sistemas que identificam a instituição, por meio de recursos visuais, como logomarcas, tipos de caracteres, cores e slogans. Já a imagem está relacionada ao sentimento de percepção da marca.
Identidade é o mesmo que cultura organizacional, enquanto a imagem é a forma como se divulga essa cultura de forma sempre positiva.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.
Técnicas de oratória, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.
Acompanhamento regular do entrevistado nas ocasiões de entrevista, para posterior avaliação de quanto tempo ele conseguiu ficar no ar ou a quantidade de informações que foram publicadas.
Técnicas de oratória, comunicação não verbal, simulações de entrevistas com câmeras e gravadores, além de avaliações de quanto tempo o assessorado consegue ficar no ar ou a quantidade de informações que são publicadas de acordo com seus interesses.
Conceito de notícia e rotinas produtivas dos veículos de comunicação, identificação de perfis profissionais dos jornalistas, técnicas de oratória, uso da voz, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.
Técnicas de aproximação com os gestores dos veículos de comunicação, de relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de técnicas de oratória e apresentação pessoal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O relacionamento de uma organização com a imprensa envolve gestores, assessores de imprensa e jornalistas, além dos próprios veículos de comunicação. Para o relacionamento com a imprensa, é recomendável ao assessor:
Tentar constantemente que sua organização seja notícia, valorizar os veículos de alcance nacional e com maior tiragem, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade.
Conquistar credibilidade, preparar permanentemente fontes e porta-vozes, não se deixar submeter totalmente pela agenda da imprensa, atuar com planejamento, com segmentação, regionalização e individualização, valorizar a pauta, atender com agilidade e qualidade.
Investir na aproximação com os gestores dos veículos de comunicação e no relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de produzir releases periodicamente e atender com agilidade e qualidade.
Preparar permanentemente fontes e porta-vozes, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade, avaliar quantitativamente as inserções de seu assessorado na mídia.
Atender com rapidez e agilidade a imprensa ao ser procurado, enviar diariamente releases aos veículos de comunicação de maior abrangência e circulação, preparar permanentemente fontes e porta-vozes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No caso de crises ou conflitos entre a organização e a imprensa, cabe ao assessor de imprensa:
Agir de forma reativa com agilidade, buscando contatos com os gestores dos veículos de comunicação e com os jornalistas mais acessíveis nas principais redações, para emplacar reportagens positivas sobre a organização.
Atuar de forma neutra, sem tomar partido, e esperar o momento de crise passar para retomar os contatos com os veículos de comunicação e restabelecer um enquadramento positivo sobre a organização.
Agir de forma reativa com agilidade, dar entrevistas pessoalmente para evitar mais desgaste entre os gestores da organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.
Evitar as entrevistas, enviando notas oficiais e releases explicativos, para evitar desgaste entre a organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.
Atuar como um gestor do conflito, permitindo acesso da imprensa às fontes e informações da organização de forma planejada, ao mesmo tempo em que dialoga com os jornalistas, esclarecendo incorreções ou abordagens equivocadas. Sua atuação, porém, não deve se restringir ao momento de crise, mas na formulação de estratégias comunicativas da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No Brasil, a grande imprensa está concentrada em poucos e grandes grupos empresariais, que controlam diferentes mídias e veículos. Outro fenômeno que deve ser notado pelo assessor de imprensa é:
A crescente nacionalização dos meios, que faz com que os assessores possam adquirir os mailings de todos os veículos para disparar seus releases com mais frequência, buscando abranger todo o território.
A maior centralização dos contatos de mídia, que facilita o acesso via gestores dos veículos, para atingir todos os públicos de maneira massificada.
A crescente massificação, que requer conteúdos de fácil entendimento e multimidiáticos, que possam ser aproveitados em várias mídias.
O fortalecimento do teor comercial dos contatos e relacionamentos entre organizações e imprensa, criando produtos que atendam aos interesses de todos. As publicações comerciais se travestem de notícia e ajudam a aumentar a credibilidade das organizações.
A crescente segmentação, que requer a formatação de conteúdos visando públicos específicos, atraindo anunciantes focados nos mesmos segmentos. Isso exige personalização dos contatos com editores específicos de cada área.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Os contatos estratégicos de uma assessoria de imprensa devem ser:
Comerciais, para acertar acordos de cooperação; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; operacionais, para atualizar-se sobre nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens.
Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas; diplomáticos, para acertar acordos de cooperação comercial com os gestores do veículo.
Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; comerciais, para acertar acordos de cooperação com os gestores.
Operacionais, para atualizar nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens; de prospecção, para sentir como a organização é percebida ou a conjuntura política; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas.
Periódicos, com regularidade e frequência para que a organização não saia de pauta; generalizados, enviando materiais a todos os veículos e editores sem distinção; comerciais, estabelecendo contato direto com os gestores dos veículos para parcerias comerciais; jornalísticos, com envio constante de sugestões de pauta para todas as editorias de cada veículo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as entrevistas coletivas, é CORRETO afirmar:
São a forma mais utilizada e prática para divulgar um tema, reunindo jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.
São a forma mais utilizada para divulgar um tema que requer várias fontes, dando entrevista ao mesmo tempo aos inúmeros veículos de imprensa. Indicadas para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos que envolvam várias corporações, ou entidades privadas e estatais. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.
Só devem ser organizadas em casos extraordinários, quando há necessidade de reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar informações de interesse público imediato, ou para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos de grande abrangência. Estão em desuso, por demandarem muito tempo e mobilização.
Deixaram de ser realizadas com o advento das novas tecnologias, já que é possível entrevistar várias fontes em vídeoconferência e transmitir ao vivo para os veículos de imprensa. Ainda se utiliza o envio de press kit para complementar as informações.
Devem ser realizadas com regularidade no caso de grandes corporações. São uma oportunidade de estreitar laços com os jornalistas, distribuir brindes e proporcionar o encontro das fontes com a imprensa, para fortalecer o relacionamento a longo prazo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o processo de planejamento em comunicação organizacional, é CORRETO afirmar:
Os planejamentos de marketing, comunicação interna, publicidade e propaganda devem ser executados por profissionais especializados, de forma independente.
A comunicação organizacional é ampla e dela deriva o planejamento estratégico da organização.
A comunicação organizacional é tática e deve administrar as demandas que vão surgindo no dia a dia.
Os planejamentos estratégico, tático e operacional das organizações devem conter o plano de comunicação empresarial, este composto, por sua vez, pelos planos de comunicação institucional, comunicação interna e comunicação de marketing.
A comunicação organizacional deve ser planejada, e o planejamento deve ser seguido sempre à risca, sem alterações.
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