Lista completa de Questões de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A comunicação organizacional deve ser planejada, e o planejamento deve ser seguido sempre à risca, sem alterações.
Envolvem a revisão da situação atual, levantamento de necessidades e expectativas, desenvolvimento do modelo conceitual, planejamento da implantação do modelo, preparação da análise de impacto na organização, estabelecimento do plano de instalação e aprovação da diretoria.
Primeiramente deve-se trabalhar a imagem institucional, para em seguida planejar as mudanças relacionadas à cultura organizacional.
Envolvem a aplicação de ações corretivas de emergência, a elaboração de planos de comunicação de marketing e de publicidade e propaganda com o objetivo de reunir condições para um planejamento estratégico.
Deve-se desenvolver primeiro o plano operacional, para depois criar estratégias de comunicação interna, externa e de marketing.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as publicações jornalísticas nas organizações, é CORRETO afirmar:
Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. A definição do que será feito deve ser planejada de acordo com os objetivos, público, recursos e cultura da empresa.
Geralmente são publicações internas, voltadas somente aos funcionários. Existem vários formatos, como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem propõe o que será feito são sempre os gestores da organização, de acordo com seus interesses.
Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem define o que será feito é sempre um jornalista, de maneira independente e isenta.
Não são necessárias publicações internas, pois a comunicação administrativa dá conta desse tipo de divulgação. O investimento deve ser focado em publicações a serem distribuídas a outros públicos, para trabalhar a imagem da empresa.
Os house organs são publicações direcionadas ao público interno. Devem ser impressos em tamanho padrão, diagramados de forma a atrair os leitores. Sobre o conteúdo, devem reunir as principais informações que os gestores têm interesse em divulgar.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o uso do mural como veículo jornalístico empresarial, alguns cuidados devem ser tomados:
Deve ser um espaço democrático, sendo utilizado por todos os que desejarem deixar sua mensagem. Quanto maior o número de murais, maior a adesão dos leitores. Modificar os pontos em que ficam expostos também pode ajudar a renovar o interesse do público.
Deve haver um responsável pela atualização, as notícias devem ser curtas, em letras grandes, apropriadas para quem está em pé e de passagem. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.
O jornalista responsável deve buscar informações e redigir os quadros em editorias fixas, como: palavra do presidente, aniversários do mês e mensagens dos funcionários. Devem ser impressos em tamanho padrão, diagramados de forma a atrair os leitores, com atualização diária.
É importante que haja participação obrigatória de gestores e funcionários, para gerar identificação entre os públicos. As notícias devem ser curtas, em letras grandes, apropriadas para quem está em pé e de passagem. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.
Somente os gestores devem participar, com informações de interesse da diretoria. O jornalista deve revisar todos os textos para evitar erros. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o uso da intranet, é CORRETO afirmar:
Todas as informações estratégicas devem ser publicadas na intranet, cuja leitura deve ser obrigatória para todos os públicos internos. Por isso, são inaceitáveis erros gramaticais e informações incorretas.
É importante a atualização constante e um grande volume de informações para manter contato permanente com todos os públicos.
A atualização imediata e simultânea é sua maior qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser combinada com outras ferramentas para atingir públicos internos diferentes, como murais e boletins.
qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser o único veiculo de comunicação interna, para evitar duplicidade de informações.
Na intranet, as mesmas informações publicadas na internet devem ser disponibilizadas aos funcionários, padronizando conteúdos e linguagem. Isso dispensa as publicações impressas, que custam mais caro.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o conceito de comunicação institucional, é CORRETO afirmar:
Tem como objetivo aprimorar a comunicação entre departamentos, pessoas e chefias, motivando e integrando o público interno, desenvolvendo um clima favorável na organização.
Trata-se de um sinônimo de comunicação integrada, que visa articular as atividades de relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda na comunicação de uma instituição.
Refere-se à comunicação de informações que dizem respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição estatal.
Trata-se da divulgação de dados públicos, de controle do Estado, que dizem respeito às instituições.
Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...