Questões de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

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A internet modificou o modelo comunicativo da sociedade contemporânea. Na era da comunicação em massa, a notícia era transmitida de um ponto a milhões de espectadores. Em tempos de comunicação digital, o modelo comunicativo ganha outro formato, caracterizado por:

  • A.

    Comunicação em rede, porém com a manutenção do controle midiático pelas grandes corporações, dependendo da concessão estatal.

  • B.

    Compartilhamento de arquivos, interatividade, uso de hiperlinks, multimidialidade, instantaneidade e livre uso de conteúdos, sem regulamentação de direitos autorais.

  • C.

    Comunicação de todos para todos, compartilhamento de arquivos e informações, interatividade, hipertexto, multimidialidade, personalização, atualização constante e memória.

  • D.

    Comunicação em rede, baseada principalmente na troca de mensagens escritas, ainda sob o controle dos mesmos oligopólios que controlavam os meios de comunicação de massa.

  • E.

    Comunicação integrada, caracterizada pelo compartilhamento, interatividade e convergência.

As tecnologias digitais modificaram as ferramentas e a maneira de se fazer assessoria de imprensa. Além de inúmeras facilidades, essas transformações oferecem alguns riscos. Assinale a alternativa que reúne os principais cuidados que um assessor deve tomar no uso dessas tecnologias:

  • A.

    Disponibilizar o maior número possível de informações sobre a empresa, utilizando todas as ferramentas disponíveis, como site, blog, twiter, facebook, monitorar e responder rapidamente as dúvidas e reclamações, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação e fazer atualização constante.

  • B.

    Quanto menos a organização aparecer na internet, melhor para a preservação de sua imagem. O plano de assessoria deve utilizar as ferramentas para enviar materiais e fazer a divulgação diretamente aos veículos de comunicação de massa.

  • C.

    Disponibilizar informações mínimas sobre a empresa no site, monitorar e responder rapidamente reclamações que possam surgir em listas de discussão, proteger informações estratégicas, evitar o mau uso da internet pelos funcionários, evitar o excesso de informação, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação, ter profissionais especializados no uso de redes sociais, para que atuem de forma independente.

  • D.

    Disponibilizar informações completas sobre a empresa no site, ignorar as listas de discussão e responder reclamações em canais apropriados como o 0800, aumentar o número de citações da empresa na internet disparando o maior número possível de publicações positivas, integrar produtos jornalísticos na utilização de novas ferramentas como blogs e twiter, fazer atualização constante.

  • E.

    Disponibilizar informações completas e objetivas sobre a empresa no site, monitorar e responder rapidamente reclamações que possam surgir em listas de discussão, proteger informações estratégicas, evitar o mau uso da internet pelos funcionários, evitar o excesso de informação, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação, integrar produtos jornalísticos na utilização de novas ferramentas como blogs e twiter e fazer atualização constante.

A história do jornalismo brasileiro pode ser dividida em quatro grandes períodos distintos. São eles:

  • A.

    Jornalismo literário durante o Primeiro e Segundo Reinados; nacionalista, na República Velha; denuncista, na reabertura democrática; e profissionalização, a partir do final dos anos 90.

  • B.

    Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação

  • C.

    Atividade panfletária, durante o Primeiro Reinado e período das Regências; atividade literária e mundana, durante o Segundo Reinado; de formação empresarial, na República Velha; e a fase mais recente, caracterizada pelo uso intensivo da comunicação no controle social.

  • D.

    Artesanal, durante o Primeiro Reinado; tipográfico, no período do Segundo Reinado e Regências; industrial, a partir da República Velha; e digital, a partir dos anos 90.

  • E.

    Atividade panfletária, no Primeiro Reinado; atividade literária, no Segundo Reinado e Regências; estatal e nacionalista, durante os governos de Getúlio Vargas; e democrático, a partir da reabertura política no final dos anos 80.

Sobre as origens da assessoria de imprensa no mundo e no Brasil, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A assessoria de imprensa surgiu na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, e foi trazida ao Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.

  • B.

    A atividade foi criada na Alemanha, dizimada pela Segunda Guerra Mundial. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.

  • C.

    A assessoria de imprensa surgiu nos Estados Unidos durante a Crise de 1929. Um de seus principais nomes foi Ivy Lee, um jornalista que passou a atender o empresário Jon Rockfeller.

    No Brasil, desenvolveu-se durante o governo de Getúlio Vargas.
  • D.

    A atividade foi criada nos Estados Unidos, em 1906, pelo jornalista Ivy Lee, para atender John Rockfeller. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.

  • E.

    A atividade foi criada na Inglaterra, durante a crise de 1929. Nos Estados Unidos, um dos nomes mais importantes foi Ivy Lee, que levou a assessoria de imprensa para a área das Relações Públicas. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.

A reportagem é o principal formato de notícia no rádio, TV, jornal impresso, revista e internet. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Reportagem é uma notícia curta que pode ser apresentada por um repórter ou apresentador, respondendo às perguntas do lead: o quê, quando, quem, onde e por quê.

  • B.

    O que caracteriza a reportagem é a atuação do repórter, que deve buscar todas as fontes representativas para apresentar diversos pontos de vista em relação ao fato noticiado. Trata-se de um texto informativo.

  • C.

    Trata-se de um formato opinativo, que deve não somente apresentar os fatos, mas interpretá-los segundo a linha editorial do veículo.

  • D.

    Com o desenvolvimento de novas tecnologias de informação, está caindo em desuso.

  • E.

    É sinônimo de entrevista jornalística, pois se baseia na consulta às fontes.

O que a legislação brasileira prevê sobre o exercício das instituições de pesquisas de opinião?

  • A.

    As empresas de pesquisa devem registrar no Ministério da Justiça dados sobre os contratantes, financiadores, técnicas, metodologias, empresa realizadora e profissionais responsáveis pela pesquisa, quando seus resultados forem para conhecimento público.

  • B.

    No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), no caso das pesquisas que são divulgadas para conhecimento público. Cabe ao Ministério Público a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema.

  • C.

    O Procon é o órgão fiscalizador no caso da divulgação de pesquisas de opinião pública com informações incorretas.

  • D.

    No Brasil, a divulgação de pesquisas de opinião é livre, visto que a Constituição Brasileira prevê em seu capítulo V, artigo 220, a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sem restrição.

  • E.

    No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). No caso da condução de pesquisas com finalidades manipulativas, cabe ao Ministério Público, quando acionado, a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso específico das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema, a partir do Código Eleitoral.

Nos anos 70, uma série de pesquisas norteamericanas focou seus estudos na hipótese de que os meios de comunicação de massa teriam como um de seus principais efeitos o agenda-setting, o que equivale a dizer:

  • A.

    Os meios de comunicação de massa teriam a capacidade de influência sobre o conhecimento público daquilo que é importante e relevante.

  • B.

    Os meios de comunicação de massa teriam como função divulgar datas importantes para o público.

  • C.

    Os meios de comunicação de massa teriam o poder de determinar a forma como as pessoas organizam seu tempo cotidiano.

  • D.

    Tais como os meios de comunicação de massa divulgam, as informações são assimiladas pelo público.

  • E.

    Os meios de comunicação de massa padronizam todo o agendamento social de eventos.

Por que os pressupostos teóricos da agenda-setting continuam sendo considerados como uma hipótese?

  • A. Porque as pesquisas foram interrompidas antes de serem concluídas.
  • B.

    Porque na prática demonstraram grande probabilidade de interferir na vida pública.

  • C.

    Porque sua formulação inicial foi muito ampla e vaga, sem considerar a complexidade do processo de agendamento, já que a construção da agenda pública é um processo coletivo, ligado a muitas variáveis de difícil verificação.

  • D.

    Porque os meios de comunicação de massa deixaram de ter tanta importância na determinação da agenda pública.

  • E.

    Porque os meios de comunicação de massa divulgam as informações de forma distorcida.

Os pesquisadores do newsmaking destacam alguns critérios para o estabelecimento dos valores-notícia de um fato. São eles:

  • A.

    Interesses da empresa jornalística e das instituições mencionadas na notícia.

  • B.

    Substantivos, impacto sobre a nação, quantidade de pessoas envolvidas, relevância, custo/benefício, aspectos relacionados ao meio, características do público e aspectos relacionados à concorrência.

  • C.

    Valores de mercado para a definição do espaço a ser dado para a publicação e tabela de preços do sindicato dos jornalistas para a definição dos custos de produção.

  • D.

    No caso do rádio e da televisão, os critérios são definidos com base nos índices de audiência aferidos pelo Ibope. No caso dos jornais, os valores são calculados com base na tiragem. Já na internet, são consultados os registros de acessos aos sites.

  • E.

    Índices de audiência e arrecadações com verbas publicitárias.

No Brasil, a expressão “comunicação pública” vem sendo construída academicamente como:

  • A.

    Um processo comunicativo que se instaura entre o Estado, o governo e a sociedade, com o objetivo de informar para a construção da cidadania.

  • B.

    Sinônimo de comunicação organizacional, baseada em estratégias e planejamento, visando ao relacionamento com diversos públicos.

  • C.

    O mesmo que comunicação científica, no que se refere à divulgação de assuntos das áreas da saúde.

  • D.

    Sinônimo de comunicação de organizações não governamentais que visam a democratização e a emancipação social.

  • E.

    O mesmo que comunicação estatal ou governamental.

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