Lista completa de Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como ponto de partida a caracterização feita por Clay Shirky para os períodos da revolução nos meios de comunicação social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.
Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:
Como pontua Shirky, todas as tecnologias que motivaram essas revoluções têm uma assimetria: quando são boas em gerar conversas, não são boas em gerar grupos, e vice-versa. Aplicando-se essa observação à internet, é correto afirmar:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
A pauta, o texto, a linguagem e os recursos de edição que devem ser utilizados numa matéria de jornalismo ambiental, para que a informação chegue ao leitor clara e contextualizada, devem obedecer a algumas orientações comuns do jornalismo especializado. Assim sendo, considere as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Como segmento do jornalismo especializado, comumente inserido dentro do chamado jornalismo científico, o jornalismo ambiental exige do profissional que o pratica o domínio do significado de termos, eventos e conceitos ambientais que devem ser repassados de maneira clara para a população, educando-a para as questões ambientais. Os termos utilizados na tabela abaixo normalmente fazem parte de uma reportagem ou artigo sobre a área ambiental. Numere os conceitos da coluna da direita de acordo com suas respectivas definições na coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.1 - 2 - 3 - 4 - 5.
5 - 1 - 4 - 3 - 2.
4 - 5 - 3 - 1 - 2.
3 - 5 - 4 - 2 - 1.
5 - 4 - 3 - 2 - 1.
Utilizando-se o menu Exportar, no aplicativo Adobe Pagemaker 7.0, é possível criar diferentes formatos de arquivos a partir de uma publicação. Assinale a alternativa que apresenta um formato de arquivo que NÃO é exportado por esse aplicativo
tiff - dcs
bmp - rtf
pdf - html
pdf - html
dca - doc
Briefing é um documento essencial às Agências de Publicidade e Propaganda, pois permite a apropriação de informações fundamentais a respeito de seus clientes. Quando as informações são coletadas adequadamente no briefing, geram um planejamento de comunicação publicitária eficiente, o que resulta em campanhas tecnicamente corretas. De acordo com Lupetti (Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000), existem dois tipos de briefings: o clássico e o prático. O briefing clássico é utilizado quando a agência está começando um relacionamento com um cliente, e o briefing prático, quando o relacionamento já está bem formalizado. Com relação às informações que deverão ser coletadas nos diferentes tipos de briefings, considere as seguintes composições de briefings:
1. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, pesquisas, verba.
2. Briefing prático: fato principal, problemas que devem ser resolvidos, público-alvo, concorrência, objetivos de comunicação, tema da campanha, obrigatoriedades e limitações, compromissos do cliente, verba.
3. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, fato principal, público-alvo, histórico da comunicação, objetivos de comunicação, pesquisas, verba.
4. Briefing prático: cliente, problemas que devem ser resolvidos, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, obrigatoriedade e limitações, pesquisas, verba.
5. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, fato principal, concorrência, mercado, consumidores, objetivos do cliente, objetivos de comunicação, tema da campanha, compromissos do cliente, verba.
Apresentam composições corretas de briefings:
1 e 2 apenas
1 e 4 apenas
3 e 4 apenas.
2 e 5 apenas
4 e 5 apenas
Uma das atividades desenvolvidas pelas agências de propaganda é o planejamento de comunicação, sendo este a base para os demais trabalhos realizados. O planejamento de comunicação é um processo de nível tático derivado de qual planejamento?
Planejamento de marketing
Planejamento corporativo
Planejamento estratégico
Planejamento administrativo
Business plan
Em que pilares o planejamento de uma campanha publicitária deveria se concentrar?
Análise do consumidor – Análise da força de vendas – Definição de apelo criativo
Análise da estratégia de negócios – Análise do mercado – Definição da criação
Análise da concorrência – Análise do preço – Definição da verba disponível
Análise do produto – Análise do mercado – Definição do conceito de comunicação
Análise da marca – Análise do segmento – Definição do mote de campanha
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...