Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Tendo como ponto de partida a caracterização feita por Clay Shirky para os períodos da revolução nos meios de comunicação social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. 1 – 2 – 1 – 1 – 3.
  • B. 1 – 1 – 2 – 1 – 3.
  • C. 2 – 1 – 1 – 2 – 2.
  • D. 1– 2 – 1 – 3 – 3.

Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.

  • A. “Esse cenário” (linha 5) refere-se ao conjunto de informações contidas no primeiro parágrafo.
  • B. “Aqui” (linha 15) retoma a expressão “livros, jornais, TV e rádio” (linhas 13-14).
  • C. “Isso” (linha 18) refere-se a “web” (linha 16).
  • D. "Essas ferramentas” (linha 25) refere-se a “essas interações” (linha 25).

Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:

  • A. dispensar a atuação do jornalista na produção de notícias.
  • B. possibilitar a construção conjunta de notícias pelo profissional do jornalismo com a colaboração dos internautas.
  • C. intensificar o monopólio da informação pelas grandes empresas de comunicação.
  • D. reduzir o custo da produção de notícias, com a colaboração dos internautas para coletar informações.

“Como pontua Shirky, todas as tecnologias que motivaram essas revoluções têm uma assimetria: quando são boas em gerar conversas, não são boas em gerar grupos, e vice-versa”. Aplicando-se essa observação à internet, é correto afirmar:

  • A. A internet rompe com a assimetria observada nos demais meios de comunicação.
  • B. A internet distingue-se das demais tecnologias por não propiciar a geração de conversas nem de grupos.
  • C. A internet provoca uma reanálise das tecnologias que a antecederam, mostrando que a assimetria não estava presente no rádio e na televisão.
  • D. A principal qualidade da internet é facilitar a geração de grupos, ficando a geração de conversas em segundo plano.

A pauta, o texto, a linguagem e os recursos de edição que devem ser utilizados numa matéria de jornalismo ambiental, para que a informação chegue ao leitor clara e contextualizada, devem obedecer a algumas orientações comuns do jornalismo especializado. Assim sendo, considere as afirmativas abaixo:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Como segmento do jornalismo especializado, comumente inserido dentro do chamado jornalismo científico, o jornalismo ambiental exige do profissional que o pratica o domínio do significado de termos, eventos e conceitos ambientais que devem ser repassados de maneira clara para a população, educando-a para as questões ambientais. Os termos utilizados na tabela abaixo normalmente fazem parte de uma reportagem ou artigo sobre a área ambiental. Numere os conceitos da coluna da direita de acordo com suas respectivas definições na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 - 2 - 3 - 4 - 5.

  • B.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    4 - 5 - 3 - 1 - 2.

  • D.

    3 - 5 - 4 - 2 - 1.

  • E.

    5 - 4 - 3 - 2 - 1.

Utilizando-se o menu Exportar, no aplicativo Adobe Pagemaker 7.0, é possível criar diferentes formatos de arquivos a partir de uma publicação. Assinale a alternativa que apresenta um formato de arquivo que NÃO é exportado por esse aplicativo

  • A.

    tiff - dcs

  • B.

    bmp - rtf

  • C.

    pdf - html

  • D.

    pdf - html

  • E.

    dca - doc

Briefing é um documento essencial às Agências de Publicidade e Propaganda, pois permite a apropriação de informações fundamentais a respeito de seus clientes. Quando as informações são coletadas adequadamente no briefing, geram um planejamento de comunicação publicitária eficiente, o que resulta em campanhas tecnicamente corretas. De acordo com Lupetti (Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000), existem dois tipos de briefings: o clássico e o prático. O briefing clássico é utilizado quando a agência está começando um relacionamento com um cliente, e o briefing prático, quando o relacionamento já está bem formalizado. Com relação às informações que deverão ser coletadas nos diferentes tipos de briefings, considere as seguintes composições de briefings:

1. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, pesquisas, verba.

2. Briefing prático: fato principal, problemas que devem ser resolvidos, público-alvo, concorrência, objetivos de comunicação, tema da campanha, obrigatoriedades e limitações, compromissos do cliente, verba.

3. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, fato principal, público-alvo, histórico da comunicação, objetivos de comunicação, pesquisas, verba.

4. Briefing prático: cliente, problemas que devem ser resolvidos, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, obrigatoriedade e limitações, pesquisas, verba.

5. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, fato principal, concorrência, mercado, consumidores, objetivos do cliente, objetivos de comunicação, tema da campanha, compromissos do cliente, verba.

Apresentam composições corretas de briefings:

  • A.

    1 e 2 apenas

  • B.

    1 e 4 apenas

  • C.

    3 e 4 apenas.

  • D.

    2 e 5 apenas

  • E.

    4 e 5 apenas

Uma das atividades desenvolvidas pelas agências de propaganda é o planejamento de comunicação, sendo este a base para os demais trabalhos realizados. O planejamento de comunicação é um processo de nível tático derivado de qual planejamento?

  • A.

    Planejamento de marketing

  • B.

    Planejamento corporativo

  • C.

    Planejamento estratégico

  • D.

    Planejamento administrativo

  • E.

    Business plan

Em que pilares o planejamento de uma campanha publicitária deveria se concentrar?

  • A.

    Análise do consumidor – Análise da força de vendas – Definição de apelo criativo

  • B.

    Análise da estratégia de negócios – Análise do mercado – Definição da criação

  • C.

    Análise da concorrência – Análise do preço – Definição da verba disponível

  • D.

    Análise do produto – Análise do mercado – Definição do conceito de comunicação

  • E.

    Análise da marca – Análise do segmento – Definição do mote de campanha

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