Lista completa de Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2
3 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.
2 – 1 – 3 – 3 – 1 – 3.
1 – 1 – 3 – 2 – 3 – 3
3 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1.
De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:
1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.
2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.
3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba
4. O ob
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Numere a coluna da direita de acordo com os principais termos de mídia da coluna da esquerda.
1 – 2 – 5 – 6 – 3 – 4.
6 – 4 – 2 – 1 – 5 – 3
2 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.
5 – 6 – 1 – 2 – 4 – 3.
3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5.
Garboggini (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade � estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005) estudou as relações de gênero na publicidade impressa, apontando para novos rumos da representação humana na publicidade da TV brasileira. Sobre os resultados de tal pesquisa, considere as seguintes afirmativas:
1. A partir da década de 80 do século 20, a representação do homem másculo e herói de façanhas é acentuada, principalmente nos comerciais de cerveja.
2. Na década de 90 do século 20, o enfoque masculino tradicional de marido e de pai provedor do lar é apresentado com menos valorização.
3. A mulher do fim do século 20 deixa de ser representada como mero objeto sexual, sem condições intelectuais de ser bem-sucedida profissionalmente.
4. Na última década, houve maior representação explícita da homossexualidade nos comerciais televisivos e uma crescente aprovação da mesma em vários segmentos da sociedade.
5. A partir da década de 90 do século 20, a criança do sexo masculino é representada nos comerciais televisivos, assumindo papéis profissionais do mundo do trabalho adulto, abandonando as formas lúdicas da brincadeira.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Em qualquer área do jornalismo especializado, uma boa relação – produtiva e ética – entre jornalistas e suas fontes requer cuidados especiais para que a informação chegue clara e precisa para o público. No jornalismo ambiental isso não é diferente. Sobre esse contexto, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
A primeira imagem salvei pensando em utilizá-la em meu blog, a segunda mandarei para a gráfica (impressão no sistema offset), no intuito de ela ser aproveitada para a capa de um livro, e a última vou colocar em meu site pessoal'. Em qual das proposições abaixo os arquivos, respectivamente, atendem de forma mais eficiente as necessidades descritas pela frase acima?
figura.raw – figura.png – figura.jpg
figura.tif – figura.jpg – figura.raw
figura.psd – figura.tif – figura.jpg.
figura.jpg – figura.tif – figura.png
figura.psd – figura.tif – figura.raw
Assinale a alternativa em que as unidades se referem, respectivamente, ao tamanho de armazenamento do arquivo digital, à resolução da câmera e à profundidade de cor.
MB, Mp, bits.
MB, Mp, Px.
bits, Px, MB
bits, Mp, MB.
Mp, MB, bits
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Atualmente, é bastante freqüente, ao se produzir uma matéria jornalística – impressa, on-line, de TV ou de rádio –, alguma referência à Agenda 21. Entretanto, é notório que um grande percentual de pessoas, inclusive estudantes e às vezes até professores universitários, não sabe exatamente o que seja essa Agenda. Sobre essa Agenda, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 5 é verdadeira.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
A participação ativa do receptor na escolha dos conteúdos que vai acessar tem sido apontada como um aspecto revolucionário da Internet. No jornalismo, isso ajudaria para o fim das recepções passivas dos meios da comunicação de massa, contribuindo para a própria obsolescência do conceito de massa. No entanto, tal participação ativa sempre foi possível com o jornal impresso, guardadas as devidas proporções. Isso é possível por que:
o jornal impresso sempre foi mais reflexivo, pois a escrita está na origem da racionalidade moderna, conforme descreve Marshal McLuhan.
a história do jornal é marcada pelo objetivo de torná-lo instrumento de esclarecimento. Na Revolução Francesa, por exemplo, esse papel é nítido.
o jornal é arquivado em bibliotecas. Tal prática, inusual com outros meios, permite a navegação do receptor.
o jornalismo é instrumento de ação ativa e sua história se confunde com a do próprio jornal. Os outros meios estão muito mais vinculados ao entretenimento.
o jornal tem como meio de veiculação seu próprio meio de suporte. Isso permite que o receptor manipule o arquivo, o que é impossível na TV e no rádio convencionais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Considerando a História das Teorias da Comunicação no Século XX (MATTELART, Armand & Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999), é correto afirmar que as pesquisas de Harold D. Lasswell (1902-1978) sobre propaganda correspondem a estudar
anúncios de medicamentos no início do século XX, segundo referenciais da lingüística, apontando os recursos verbais e não-verbais utilizados nas peças
a configuração administrativa e econômica das agências de propaganda norte-americanas na década de 20
os processos gráficos mais eficazes para redução de custos nas produções da propaganda impressa
a legislação da propaganda em mídia eletrônica direcionada a crianças e adolescentes
os efeitos da propaganda política e de guerra nos meios de comunicação de massa na primeira metade do século XX
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