Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Zozolli (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade – estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005), o trabalho de propaganda e marketing das marcas comerciais-institucionais no século XXI tende a:

  • A.

    explorar os meios de comunicação de massa, tentando atingir o maior número de pessoas, indistintamente, possíveis em uma campanha

  • B.

    convencer vários segmentos de possíveis consumidores da compra de um produto, utilizando ferramentas de propaganda subliminar

  • C.

    aprimorar formas de marketing de relacionamento, desenvolvendo o marketing de permissão aliado a estratégias on-line de comunicação de marca

  • D.

    desenvolver o marketing de interrupção, aprimorando o marketing de relacionamento aliado aos serviços de call center

  • E.

    explorar a Internet para o trabalho de relações públicas da marca, oferecendo formas diferenciadas de pagamento e promoções de produtos com brindes on-line

O formato de um roteiro para vídeo pode ser �em tabela� ou �texto corrido�. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Texto corrido: as frases devem indicar a separação entre áudio e vídeo. Modelo em tabela: no lado esquerdo as indicações de cena, e no lado direito a locução.

2. Texto corrido: o roteiro descreve as cenas, sem separação entre áudio e vídeo. Modelo em tabela: no lado esquerdo estão as indicações de áudio e no direito, de vídeo.

3. Texto corrido: cada cena deve corresponder a um parágrafo. Modelo em tabela: o formato é semelhante ao produzido para rádio.

4. Texto corrido: a movimentação de câmera deve ser descrita em detalhes. Modelo em tabela: a movimentação de câmera deve ser descrita no lado esquerdo da tabela.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras

Leia o trecho abaixo:

As tecnologias revolucionaram, profundamente, nossa sociedade, mas a amplitude e a natureza dos seus efeitos são temas muito controversos. Autores como Trivinho e Pierre Lèvy enxergam uma mudança radical e benéfica, a tecnologia como um novo e superior estágio da humanidade. No entanto, é possível questionar diversos princípios fundamentais que fundamentam essa visão. Assinale a alternativa cuja afirmação é um argumento válido contra a posição de Trivinho.

  • A.

    A tecnologia não pode portar nenhuma visão de mundo, posto que um aparato tecnológico só se define em função da apropriação que a sociedade faz dele.

  • B.

    A tecnologia, fruto da razão tecnológica, não pode fundar nenhum modo de vida sui generis, posto que nenhuma ruptura pode nascer do seio de uma sociedade, mas apenas como resultado de fatores externos, de elementos outsiders.

  • C.

    Uma nova fase cultural e tecnológica não pode ser uma ruptura: é apenas a reorganização da sociedade em outros termos, em outras bases, mantendo a lógica que a regula.

  • D.

    A tecnologia não redimensiona a política, a economia e a cultura, pois elas têm vida autônoma, se constituem em campo diferenciado da técnica.

  • E.

    O modo de vida que a tecnologia instaura enclausura as pessoas, leva-as a um mundo irreal. Não pode, portanto, ser considerado uma nova visão de mundo

O jornalismo on-line ou webjornalismo traz uma série de transformações na prática do jornalismo. Quais das mudanças abaixo têm a ver com essas transformações?

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    1 e 2 apenas.

  • B.

    1, 2 e 3 apenas.

  • C.

    3 e 4 apenas.

  • D.

    1, 3 e 4 apenas.

  • E.

    2 e 4 apenas.

Basicamente, os roteiros são classificados de acordo com a emoção e de acordo com a realização. De acordo com a realização, eles podem ser orientados para:

  • A.

    a dramatização on-câmera, para a mensagem e para o indivíduo

  • B.

    o indivíduo, para a história, para o produto e para a técnica

  • C.

    o individuo, para a fantasia e para o humor

  • D.

    o drama, para o produto, para a demonstração e para a técnica

  • E.

    dramatização on-câmera, para o produto e para o drama

Estabeleça a ordem cronológica, do mais antigo ao mais atual, da evolução oficial e histórica dos instrumentos que regulam a atividade profissional do publicitário no Brasil:

( ) Criação do Código de Defesa do Consumidor.

( ) Lei 4.680.

( ) Fundação do CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação).

( ) Aprovação do Código de Auto-Regulamentação Publicitária.

A ordem cronológica correta é:

  • A.

    3 - 1 - 2 - 4.

  • B.

    3 - 2 - 1 - 4.

  • C.

    4 - 1 - 2 - 3.

  • D. 4 - 1 - 3 - 2.

  • E.

    3 - 1 - 4 - 2.

Acerca desse texto, considere as seguintes afirmativas:

 

Estão de acordo com o texto:

  • A.

    as afirmativas 1 e 2 apenas.

  • B.

    as afirmativas 2 e 3 apenas.

  • C.

    as afirmativas 3 e 4 apenas.

  • D.

    as afirmativas 1 e 3 apenas.

  • E.

    as afirmativas 2 e 4 apenas.

Acerca do ciclo de vida de um produto, a etapa na qual ele apresenta um baixo crescimento nas vendas, porque já conquistou a aceitação da maioria dos consumidores potenciais e os lucros se estabilizam ou declinam, devido à competição acirrada, é chamada de:

  • A.

    crescimento.

  • B.

    introdução.

  • C.

    maturidade.

  • D.

    ociosidade

  • E.

    declínio.

Um sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer local é chamado de:

  • A.

    marketing direto

  • B.

    merchandising.

  • C.

    promoção de vendas

  • D.

    venda pessoal

  • E.

    publicidade

Entre os chamados gêneros opinativos do jornalismo, o editorial, a crônica e a coluna possuem, no Brasil, características bem marcantes (MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994), que permitem sua identificação imediata para fins de definição ou elaboração jornalística. A respeito do assunto, numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 - 2 - 3 - 4 - 5.

  • B.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    2 - 4 - 3 - 5 - 1.

  • D.

    2 - 5 - 4 - 3 - 1.

  • E.

    5 - 2 - 4 - 3 - 1.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...