Lista completa de Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tudo o que um jornal publica é obtido nas chamadas fontes de informação, que podem ser classificadas em alguns grupos, por autores como Mário Erbolato (Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática, 1991) ou pelos manuais de redação. Com relação às fontes jornalísticas, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 5 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Assinale a alternativa cujo texto NÃO respeita o modelo da pirâmide invertida.
Ainda dá! Esse é o sentimento dos corintianos após o segundo gol marcado pelo time aos 46 minutos do segundo tempo. Mesmo assim, o Timão perdeu, de virada, para o River Plate (ARG) por 3 a 2, nesta quarta, pelas oitavas-de-final da Libertadores, no Estádio Monumental de Nuñez.
O PT pediu ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspenda a propaganda do PSDB veiculada no rádio e na televisão. Na publicidade, há participação do pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin. O PT também quer que o TSE multe o PSDB por supostamente fazer propaganda eleitoral fora de época.
SÃO PAULO – Nenhum apostador acertou as seis dezenas do sorteio 758 da Mega-Sena e o prêmio acumulou novamente. Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso deve pagar cerca de R$ 16 milhões.
Britney Spears está grávida de 4 meses de seu segundo filho com o marido Kevin Ferdelin. A própria cantora confirmou a gestação para o site do tablóide americano "US Weekly". A última edição da publicação veio com manchete confirmando a passagem da cegonha.
Uma família da cidade de Montreal, no Canadá, ofereceu hoje US$ 8.800 pela devolução da cabeça de um parente que desapareceu em um roubo à casa funerária onde o corpo estava.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre texto jornalístico, é correto afirmar:
Informações não checadas podem ser publicadas, mas devem estar entre aspas.
A estrutura obedece a uma lógica argumentativa. Ou seja, deve, sobretudo, convencer o leitor do que afirma.
O texto jornalístico tem sempre lead e sublead, que é uma invenção brasileira na assimilação da técnica jornalística americana.
O texto segue uma organização hierárquica, dispondo as informações mais importantes no início.
As pessoas citadas devem ser referidas pelo sobrenome, por razões legais, para evitar a atribuição a outrem de possíveis crimes como calúnia, injúria e difamação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere os títulos abaixo e identifique quais deles NÃO são adequados, segundo os princípios jornalísticos da precisão, clareza e independência.
São títulos adequados:1 e 3 apenas.
1 e 5 apenas.
2 e 4 apenas.
2 e 5 apenas.
3 e 4 apenas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Assinale a alternativa cujas frases, que fazem parte de matérias jornalísticas, foram escritas de acordo com as normas adequadas para a redação de textos noticiosos impressos.
O dr. Joseph Gould, do Departamento de Antropologia da USP, lançou ontem seu quinto livro na área em que atua.
O médico André Pereira Vargas, endocrinologista, foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O reitor e sua mulher Tereza compareceram à cerimônia de posse ontem à noite.
Os custos com o programa já atingem R$ 250 milhões de reais.
O doutor Joseph Gould, do Departamento de Antropologia da USP, lançou ontem seu quinto sobre o mesmo tema do título anterior.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Com relação a alguns recursos de edição do texto jornalístico, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A linguagem jornalística exige determinadas regras de redação para que um veículo apresente um texto noticioso uniformizado e homogêneo, o que se evidencia até mesmo em pequenos detalhes. As siglas, por exemplo, embora devam ter uso restrito e ter seu significado escrito por extenso logo a pós a primeira menção, devem ser grafadas em conformidade com as normas adotadas pelos jornais impressos. Assinale a alternativa na qual todas as siglas estão grafadas de acordo com esse entendimento.
UFPr, CIA, ONU
EMATER, BB, USP
S.B.P.C., Unesco, Petrobrás
O.N.U., CNPq, DNER
UFRJ, Unicamp, FMI
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre o processo que começou a ser chamado de releasemania e sobre o papel do assessor de imprensa, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as seguintes funções:
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas.
3 apenas.
3 e 4 apenas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
O termo Comunicação Organizacional popularizou-se no Brasil a partir da década de 1980. Segundo Margarida Kunsch (Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus. 1997) e Gaudêncio Torquato (Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002), suas origens situam-se na prática do Jornalismo Empresarial, da Comunicação Empresarial, Institucional, Corporativa e das Relações Públicas. Nesse contexto, é correto afirmar:
Não há diferença entre Comunicação Organizacional e as atividades que a precederam.
A Comunicação Organizacional é a soma de todas as atividades que a precederam.
Ao contrário das outras atividades, a Comunicação Organizacional implica compreensões mais amplas sobre comunicação e organizações.
Enquanto a Comunicação Organizacional se aplica a qualquer organização, suas predecessoras restringem-se a ambientes empresariais.
Comunicação Organizacional, Jornalismo Empresarial, Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional, Comunicação Corporativa e Relações Públicas são atividades distintas e independentes umas das outras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...