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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
As principais metáforas para análise da Comunicação Organizacional, segundo Putnam, Phillips e Chapman (Metáforas da Comunicação e da organização. In: Clegg, S.; Hardy, C.; Nord, W. R. (Ed.). Handbook de estudos organizacionais: ação e análise organizacionais. São Paulo: Editora Atlas S.A., v. 3, 2004), são:
conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz, discurso e instrumentos de dominação.
máquina, conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.
máquina, símbolo, discurso, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.
máquina, orgânica, cerebral, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.
conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Numere a coluna da direita de acordo com sua pertinência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.4 - 5 - 2 - 3 - 1.
2 - 5 - 4 - 1 - 3.
3 - 5 - 2 - 1 - 4.
1 - 5 - 3 - 2 - 4.
5 - 1 - 4 - 3 - 2.
Sobre um sistema de comunicação interna, considere os seguintes aspectos:
A análise de um sistema de comunicação interna deve considerar:Somente os itens 1 e 2.
Somente os itens 2 e 3.
Somente os itens 3 e 4.
Somente os itens 1 e 3.
Somente os itens 2 e 4.
Comunicação Institucional define-se como a comunicação:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as seguintes atividades:
Assinale a alternativa correta, segundo o Decreto 83.284/79, que regulamenta a profissão de jornalista.Apenas 1 e 2 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 1 e 5 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 2 e 3 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 3 e 4 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 4 e 5 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), no Art. 1º, § 4º, entende Comunicação Organizacional como "a ação estratégica de uma organização, elaborada com base no diagnóstico global e em uma visão geral da organização, levando-se em consideração o processo de relacionamento entre a organização e os seus públicos, individual ou simultaneamente". Acerca desse assunto, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Adriano D. Rodrigues (Estratégias da comunicação. Portugal: Editorial Presença, 2001) considera o campo dos media um espaço relativamente recente na história, que surge no ocaso do monopólio da igreja para definir e regrar toda a experiência social. A partir desse processo, outros campos, como a ciência e a política, podem se desenvolver com autonomia em relação ao campo religioso. É dessa nova realidade que surge o campo dos media, também com suas próprias regras, tomando para si uma parte das funções dos outros campos. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Relacione os dispositivos do Código de Ética dos Jornalistas com as situações específicas e hipotéticas apresentadas, identificando quais dispositivos do código são feridos pelas situações descritas:
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.1 – 5 – 4 – 3 – 2.
3 – 1 – 5 – 2 – 4.
4 – 2 – 3 – 1 – 5.
5 – 3 – 1 – 4 – 2.
2 – 4 – 1 – 5 – 3.
Na pesquisa de campo, quando o pesquisador vai até suas fontes para obter informação, com um formulário estruturado ou semi-estruturado, ele enfrenta um problema clássico chamado Paradoxo do observador. É a tendência que as pessoas têm de se comportar de outra forma, que não a natural, diante do pesquisador. Elas ficam, normalmente, mais tensas ou respondem supondo expectativas. Sobre esse problema, é correto afirmar:
O paradoxo do observador pode ocorrer em outras práticas e não apenas na produção científica. No fotojornalismo, por exemplo, a presença da câmara influi no objeto.
As pesquisas são muito mais confiáveis quando são feitas sem participação de um entrevistador. As malas diretas resolvem esse problema sem nenhuma desvantagem.
O paradoxo do observador só existe na realização de pesquisas quantitativas. Nas qualitativas, o problema não existe por ser reproduzido o ambiente natural que se pretende pesquisar.
É possível eliminar o paradoxo do observador usando formulários não-estruturados, que permitem uma interação mais natural com a fonte.
O paradoxo do observador invalida o resultado das pesquisas de opinião, que refletem, no geral, apenas a opinião que o entrevistado imagina que o entrevistador quer.
No final de 2005, época de matrículas escolares, uma instituição de ensino de Curitiba utilizou-se do marketing direto para conquistar novos clientes "pais de alunos" e fidelizar antigos. A ação consistia em enviar uma mala direta composta de um kit impresso e um DVD. Dessa experiência, é correto apontar como vantagem do uso de mala direta:
a possibilidade de utilizar diversos veículos de comunicação para entrega postal, tais como catálogos, cartas, folhetos, cd's, dvd's.
um alto índice de retorno.
o funcionamento independente de outras ações de marketing.
público selecionado, flexibilidade, ausência de concorrência no mesmo veículo e personalização.
a confiabilidade dos mailing lists.
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