Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As principais metáforas para análise da Comunicação Organizacional, segundo Putnam, Phillips e Chapman (Metáforas da Comunicação e da organização. In: Clegg, S.; Hardy, C.; Nord, W. R. (Ed.). Handbook de estudos organizacionais: ação e análise organizacionais. São Paulo: Editora Atlas S.A., v. 3, 2004), são:

  • A.

    conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz, discurso e instrumentos de dominação.

  • B.

    máquina, conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.

  • C.

    máquina, símbolo, discurso, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.

  • D.

    máquina, orgânica, cerebral, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.

  • E.

    conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.

Numere a coluna da direita de acordo com sua pertinência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    4 - 5 - 2 - 3 - 1.

  • B.

    2 - 5 - 4 - 1 - 3.

  • C.

    3 - 5 - 2 - 1 - 4.

  • D.

    1 - 5 - 3 - 2 - 4.

  • E.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

Sobre um sistema de comunicação interna, considere os seguintes aspectos:

A análise de um sistema de comunicação interna deve considerar:

  • A.

    Somente os itens 1 e 2.

  • B.

    Somente os itens 2 e 3.

  • C.

    Somente os itens 3 e 4.

  • D.

    Somente os itens 1 e 3.

  • E.

    Somente os itens 2 e 4.

Comunicação Institucional define-se como a comunicação:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

Considere as seguintes atividades:

Assinale a alternativa correta, segundo o Decreto 83.284/79, que regulamenta a profissão de jornalista.

  • A.

    Apenas 1 e 2 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.

  • B.

    Apenas 1 e 5 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.

  • C.

    Apenas 2 e 3 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.

  • D.

    Apenas 3 e 4 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.

  • E.

    Apenas 4 e 5 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.

A Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), no Art. 1º, § 4º, entende Comunicação Organizacional como "a ação estratégica de uma organização, elaborada com base no diagnóstico global e em uma visão geral da organização, levando-se em consideração o processo de relacionamento entre a organização e os seus públicos, individual ou simultaneamente". Acerca desse assunto, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

Adriano D. Rodrigues (Estratégias da comunicação. Portugal: Editorial Presença, 2001) considera o campo dos media um espaço relativamente recente na história, que surge no ocaso do monopólio da igreja para definir e regrar toda a experiência social. A partir desse processo, outros campos, como a ciência e a política, podem se desenvolver com autonomia em relação ao campo religioso. É dessa nova realidade que surge o campo dos media, também com suas próprias regras, tomando para si uma parte das funções dos outros campos. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

Relacione os dispositivos do Código de Ética dos Jornalistas com as situações específicas e hipotéticas apresentadas, identificando quais dispositivos do código são feridos pelas situações descritas:

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 5 – 4 – 3 – 2.

  • B.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4.

  • C.

    4 – 2 – 3 – 1 – 5.

  • D.

    5 – 3 – 1 – 4 – 2.

  • E.

    2 – 4 – 1 – 5 – 3.

Na pesquisa de campo, quando o pesquisador vai até suas fontes para obter informação, com um formulário estruturado ou semi-estruturado, ele enfrenta um problema clássico chamado Paradoxo do observador. É a tendência que as pessoas têm de se comportar de outra forma, que não a natural, diante do pesquisador. Elas ficam, normalmente, mais tensas ou respondem supondo expectativas. Sobre esse problema, é correto afirmar:

  • A.

    O paradoxo do observador pode ocorrer em outras práticas e não apenas na produção científica. No fotojornalismo, por exemplo, a presença da câmara influi no objeto.

  • B.

    As pesquisas são muito mais confiáveis quando são feitas sem participação de um entrevistador. As malas diretas resolvem esse problema sem nenhuma desvantagem.

  • C.

    O paradoxo do observador só existe na realização de pesquisas quantitativas. Nas qualitativas, o problema não existe por ser reproduzido o ambiente natural que se pretende pesquisar.

  • D.

    É possível eliminar o paradoxo do observador usando formulários não-estruturados, que permitem uma interação mais natural com a fonte.

  • E.

    O paradoxo do observador invalida o resultado das pesquisas de opinião, que refletem, no geral, apenas a opinião que o entrevistado imagina que o entrevistador quer.

No final de 2005, época de matrículas escolares, uma instituição de ensino de Curitiba utilizou-se do marketing direto para conquistar novos clientes "pais de alunos" e fidelizar antigos. A ação consistia em enviar uma mala direta composta de um kit impresso e um DVD. Dessa experiência, é correto apontar como vantagem do uso de mala direta:

  • A.

    a possibilidade de utilizar diversos veículos de comunicação para entrega postal, tais como catálogos, cartas, folhetos, cd's, dvd's.

  • B.

    um alto índice de retorno.

  • C.

    o funcionamento independente de outras ações de marketing.

  • D.

    público selecionado, flexibilidade, ausência de concorrência no mesmo veículo e personalização.

  • E.

    a confiabilidade dos mailing lists.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...